Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

sábado, 18 de abril de 2009

P32 - Ex. Comando Africano pede ajuda

Quartel das TRMS - Sta Luzia, Guiné 1972
Carlos Beifa, ex. comando africano da 2ª companhia, tem trocado alguns e-mails comigo para saber qual os direitos que tem direito por ter pertencido ao Exército Português.
Vamos tentar ajudar!... Os textos que me enviou estão publicados neste sítio conforme os originais.

ENVIEM PARA O ENDEREÇO, QUALQUER RESPOSTA EXCLARECEDORA SOBRE ESTE ASSUNTO,

SOUSA DE CASTRO 2009/04/18

Olá pessoal da tabanca, este nosso amigo, Carlos Beifa, pertenceu à 2ª companhia de comandos africanos na Guiné e precisa de ajuda. Alguém que tenha conhecimento para o informar qual os direitos que possa ter, mesmo continuando a viver na Guiné. Vou-lhe pedir que me mande por E-mail, todos os dados de militar, e o endereço actual para pedir ao Arquivo Geral do Exército a contagem do tempo de svc militar e depois ver o que se pode fazer.
Sem outro assunto, esperando que alguém possa esclarecer este nosso camarada.

Abraços do Sousa de Castro


De: azi carlos [aziaugusta@gmail.com]
Enviado: sábado, 18 de Abril de 2009 16:48
Para: sousadecastro@gmail.com
Assunto: posso sim explicar.

-2)- Eu sou da CCS que e Companhia de Comandos serviços,eu sou da segunda companhia de comandos africano o nosso comandante era Major Almeida Bruno a minha especialidade e mecânico auto, vou te enviar fotografia. o que eu queria saber e como e que eu vou ter os meus direito como a nacionalidade porque eu jurei a bandeira portuguesa eu pertenço a Portugal por exemplo podes me dizer que tipo de direitos que eu vou ter? amanha eu vou ter que escanear os meus fotos para situar melhor. e tudo obrigado por me teres respondido um abraço.
Carlos Beifa.



De: Sousa de Castro [mailto:sousadecastro@gmail.com]
Enviada: sexta-feira, 17 de Abril de 2009 17:48
Para: 'azi carlos'; EX. Combatentes Guiné 1963/74
Assunto: RE: Peço a sua ajuda de certeza?

Amigo Carlos, fico grato pelo teu e-mail que muito me sensibilizou. Não sei bem qual os direitos que te assistem uma vez que não tens residência em Portugal nem sei se tens Nacionalidade Portuguesa. Mesmo para nós que estamos cá, os direitos para os ex. combatentes não são muitos. Para quem está aposentado recebe um complemento especial de pensão que poderá ir até 180,00€ , conforme o risco de Guerra, por outro lado vou encaminhar o teu E-mail para a tertúlia de camaradas da Guiné luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com no sentido de alguém poder dar informações mais precisas sobre os teus direitos. Estou certo que não ficarás sem a resposta mais adequada. Para além disso convido-te a visitar este endereço http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/ é um sítio onde poderás encontrar pessoal da tua companhia, contar as tuas histórias e até fazeres parte desta tabanca.
Diz-me qual foi o teu Batalhão e companhia, em que zona estives-te. Se possível manda para o endereço: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com uma foto da época, quando eras militar e outra actual.
Abraço amigo do Castro


De: azi carlos [mailto:aziaugusta@gmail.com]
Enviada: sexta-feira, 17 de Abril de 2009 14:38
Para: sousadecastro@gmail.com
Assunto: Peço a sua ajuda de certeza?

-1)- Ola companheiro da ultramar o Meu nome e Carlos Beifa nascido a 14 de Janeiro de 1949 na freguesia de Nhacra (GUINE) ex soldado ultramarina incorporado em 2 de Agosto de 1970. Eu peço ajuda agora mesmo porque preciso de receber os meus direitos,porque eu estava com medo havia varias perseguições aqui na Guiné eu sempre escondi, porque e difícil chamavam nos de traidores da pátria tenho famílias eu resolvi ser motorista só para conseguir sobreviver até agora estou mesmo cansado, não sei como resolver os meus problemas preciso de alguém que possa me ajudar a resolver este assunto agora preciso tratamento nem consigo ter o, quem vai poder ajudar havia muitas perseguição, humilhações, calunias que nem imaginas eu andei escondido mais sempre com o meu caderneta militar guardado e fotos também já andei embaixada eles disseram que tudo esta certo,mas é preciso esperar.o que eu quero e saber vias como andar para conseguir os meus direitos. obrigado por atenção por enquanto e tudo este email do meu filho AZI CARLOS BEIFA, também este e numero dele podes contactar lhe a qualquer momento se e possível. + 245 6618291. aguardo a sua resposta com alta estima

Carlos Beifa ex soldado ultramar da Guiné Portuguesa

2 comentários:

pereira da Costa disse...

Caro amigo Castro ainda ontem quando estava a ler o livro sobre os assassinatos dos africanos verifiquei que existe na Guiné uma Associação de Comandos Africanos ou de Antigos Combatentes.
Juklgo que é uma via.
Não sei como queres conduzir o caso.
Um abrço
pereira da Costa

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Olá camarigo Pereira da Costa! Em relação a este caso, a pessoa em questão vive na Guiné, tem feito várias diligências no sentido de resolver a questão dos direitos, nomeadamente a contagem do serviço militar, mas para além disso tem receio por ter sido militar Português. Acho no entanto e olhando para o nosso caso que direitos poderá ele conseguir!? Sabemos bem o que aconteceu aos militares africanos que estiveram do nosso lado após o 25 de Abril. Mas se achares que há alguma via não hesites em contactar o Carlos Beifa.

Um abraço, SC