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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

P92 - UM DIA NO MATO, NA REGIÃO DE FARIM (Estamos quase lá...) Dr. Victor Junqueira

De: Dr. Victor Junqueira, ex Alf. Mil. CCAÇ 2753



 Um dia no mato, na região de Farim

Guiné, Fevereiro de 1971.
                          

  
Estamos quase lá...
                     


A nossa Companhia era uma das Unidades que compunham o COP 6, cujo comando estava sediado em Mansabá. Fazia parte do Agrupamento T tendo-lhe sido atribuída a missão e, transcrevo dos registos oficiais (História da Unidade  Feitos e Factos da C. Caç. 2753):

“Assegurar a protecção dos trabalhos da estrada Mansabá – Farim, em ordem a garantir um ritmo acelerado de construção e evitar as flagelações do IN sobre os meios técnicos empenhados. Na segurança dos trabalhos, as forças adoptam o dispositivo com as seguintes missões:
Montam a segurança próxima dos trabalhos em ordem a garantir a interdição de itinerários de aproximação, eliminando a possibilidade do IN exercer acções de flagelação sobre a zona dos trabalhos, para o que monta emboscadas nas possíveis bases de fogos e executam patrulhamentos na ZA atribuída. Garantem a segurança imediata dos trabalhadores e equipamentos, detectando ou aniquilando quaisquer elementos IN infiltrados através do dispositivo próximo, para o que realiza patrulhamentos frequentes nas imediações da zona de trabalhos e ocupa posições sobre os eixos da mais possível infiltração. Realizam acções ofensivas sobre as áreas fulcrais do Morés, Canjaja e Biribão em ordem a anular a pressão do IN sobre o eixo Mansabá – Farim”.

Havia anos que nenhuma força militar portuguesa tivera condições para se movimentar naquele itinerário a partir de, e para norte de Mansabá até ao Kápa 3. A região estava agora a ser (re) conquistada diariamente, palmo a palmo, metro a metro. Por sua vez, o IN tentava a todo o custo impedir ou retardar o avanço dos trabalhos, pois aquela era uma via que, uma vês interditada às NT se tornara estratégica para o desenvolvimento das suas acções. Nela desaguavam os corredores do Sitató e Lamel, através dos quais as forças do PAIGC dispunham de uma ligação fácil e rápida entre as suas bases junto à fronteira sul do Senegal e o coração da Guiné (Oio, Morés e região dos Sares). Movimentação de tropas e operações de natureza logística por parte do IN, decorreram com toda a facilidade e segurança ao longo deste eixo numa base praticamente diária, durante anos.
     Até que alguém decidiu que aquela via tinha de ser recuperada. Para esse efeito é então criado um importante dispositivo, notável pelo significativo conjunto de meios envolvidos e, a meu ver, pelo enorme sucesso alcançado face aos objectivos atrás enunciados. Penso que é uma fase pouco conhecida da guerra da Guiné à qual nunca foi dado o devido relevo político-militar. 
Constituído pelos Agrupamentos F1 e T do COP 6, (Comando Operacional Nº 6 – Mansabá) envolvia no seu conjunto forças das seguintes unidades:
CART 2732, também conhecida como a Companhia dos Madeirenses do nosso amigo e camarada Carlos Vinhal. 
CCP 121
CCP 122
Esq Rec AML 2641
27ª C Comds
C Cav 2721/ 286º Pel. Milícia
1 Pel Art 8,8
1 Pel Art 14
1 Pel Art 10,5
3 Sec Mort 81
1 Sec Sapadores
1 Dest Engª
253º Pel de Milícia
57º Pel Caç Nativos
C Caç 2549 / Pel Milícia 282
E bem cá no fundo, mas apenas por modéstia (!) a Companhia dos Açoreanos, C. Caç. 2753 da qual esta praça fazia parte ...
A primeira aproximação que tivemos com a guerra “a sério” e àquilo que iria ser o nosso estilo de vida nos meses vindouros, ocorreu a partir de um ponto localizado no mapa entre Mansabá e o K3, onde antes da guerra existira uma pequena povoação, chamada Bironque.
Para o Destacamento Temporário do Bironque segue em 01 DEZ 70 um GC da C. Caç. 2753, tendo os restantes chegado a intervalos de uma semana ficando a operação concluída em 21DEZ70. Com a chegada da C. Caç 2753, a C. Caç. 17 retirou! Algum tempo antes, tinha havido uma espécie de motim com cenas de tiros entre os oficiais e sargentos daquela Cª e os seus elementos nativos, de etnia maioritariamente manjaca. Estes, fartos de bordoada, recusaram-se a sair para o mato, alegando que a terem de levar porrada forte e feia, preferiam apanhá-la defendendo o seu Chão. O gen. Spínola resolveu o contencioso através de umas despromoções e da transferência da Compª para Bula.
 De Bissau, avançam os “Barões” da C. Caç. 2753 até então afecta ao COMBIS como força de reserva. Passam assim da noite para o dia de uma espécie de tropa VIP, bem alojada, bem alimentada, bem montada (vários jipes!) e com tarefas aligeiradas, ao grau mais elementar de tropa arre-macho. Cheirando ainda a periquito, sem qualquer treino operacional, não tendo beneficiado de “rodagem” por sobreposição com tropas mais experientes, vêem-se entregues à bicharada, obrigados a aprender à sua custa os rudimentos da arte de safar o próprio coiro. Certos é que vieram a provar ser dignos do lema que orgulhosamente ostentavam nos crachats “Noblessse Oblige”!
 Na minha memória preservo ainda em imagens “technicolor” as principais cenas do meu primeiro dia de “mato”.

Tínhamos partido de Bissau muito cedo em coluna militar, com armas e bagagens. Arribámos aos Bironque seriam para aí umas dez da manhã. Enquanto alguns dos recém chegados descarregavam para o meio do nada os caixotes com as batatas e cebolas por entre os quais se escapuliam ratazanas que, ninguém sabe como, tinham apanhado boleia, já outros desfechavam os dentes preparando-se para alinhar nas diversas tarefas para que estavam escalados. O cacimbo pesado da madrugada dera lugar a uma manhã linda, luminosa. O silêncio e a paisagem, magnífica, eram avassaladores!
Com um pé apoiado sobre um cunhete de munições e um púcaro de aço inox na mão de onde ia sorvendo uma mistela (nunca gramei leite em pó nem café de cevada), contemplava aquele paraíso quando de repente...
Parecia o fim do mundo! Não vou poupar em adjectivos. Grandioso, empolgante e... aterrador, nem em imaginação conseguiria conjecturar um tal espectáculo. À distância de um quilómetro ou dois do “acampamento”, irrompe uns fogachal tão intenso que até os passarinhos das redondezas levantaram voo procurando refúgio noutras paragens. O ruído das explosões acompanhado pelo matraquear das armas ligeiras e aqueles balões de fumo negro no ar, ofereceram-me o primeiro vislumbre, uma espécie de iniciação visual e auditiva, música e letra de um fado a que teria de me habituar! Naquela manhã a rifa premiada tinha calhado a um G.C. dos madeirenses.

Por aqui, as escaramuças eram frequentes. Durante o dia, emboscadas às forças empenhadas na segurança próxima e imediata e flagelações sobre a frente de trabalhos, com baixas entre operários e danos nas máquinas. E após o pôr-do-sol, invariavelmente pela hora do jantar, era preciso estar atento ao som inconfundível das “saídas” dos CSR, MORT 82 e RPG´s que vindo do interior da mata adjacente, anunciava uma saraivada de balas e estilhaços a rasgar o céu por cima do improvisado aquartelamento.
Acompanhando a progressão dos trabalhos, a Companhia transfere-se com toda a traquitana em 13JAN71 para um novo Destacamento mais a norte, na zona de Madina Fula, a uns 8 Km de Farim. Nestes Destacamentos Temporários não existia qualquer construção ou barraca, apenas algumas tendas de lona, insuportáveis durante o dia devido ao calor. À noite não ofereciam a quem estivesse no seu interior qualquer protecção contra a chuva de aço, pelo que toda a gente preferia cochilar nos abrigos. Tratava-se em rigor de locais de pernoita que as poderosas máquinas Caterpillar ao serviço da empresa construtora, edificavam do seguinte modo: Sobre uma das faixas desmatadas com cerca de 200 metros de largura que se estendiam de cada lado da estrada em construção (para evitar o ataque próximo às nossas colunas), erguiam quatro barreiras de terra com dois metros de altura de maneira a formar um quadrado com mais ou menos 50 metros de lado. No topo destas barreiras, escavavam-se então os espaldões para as armas pesadas, trincheiras e simples covas que abrigavam um ou dois homens. Era a partir deste arremedo de fortim que se montava a vigilância e defesa, tanto do pessoal como das máquinas, que no final do dia de trabalho recolhiam ao seu interior. Como vizinhança, muita força de mosquitos e pulga matacanha!                                                                                 

Logo nos primeiros “passeios” pelas redondezas, tivemos a visão clara do inferno que teria sido a vida dos camaradas que nos precederam nos primeiros anos da guerra. Numa região enxameada por bases do PAIGC localizadas nas regiões de, e volto a citar dos registos: Cã Quebo, Santambato, Cambajú, Iracunda, Mansodé, Cubonje, Canjaja, Biribão, Ionfarim, Uália, Mansomine, Binta, Queré, Banjara e Manhau, qualquer movimento nosso era acompanhado por acção semelhante por parte do IN, tornando-se o “contacto” inevitável. Em alguns pontos, nomeadamente ao longo do que em melhores dias tinham sido as bermas e valetas desta excelente rodovia que ligava Bissau ao Senegal, agora reduzida á condição de simples trilho, as cápsulas de munições de armas ligeiras apanhavam-se aos milhares, nalguns sítios literalmente à pazada. No entanto, o sortido dos vestígios abrangia um pouco de tudo, desde velhas minas anti-pessoal com a tampa de madeira carcomida pela formiga mas ainda capazes de nos pregar uns sustos, até granadas anti-tanque, algumas intactas, bojudas, matulonas que me disseram tratar-se de Panzerovkas (?). Havia armadilhas na estrada e nas zonas de mato contíguas. Por ali confiscamos também em operações subsequentes, variadas peças do arsenal do IN que incluía itens tão antigos e obsoletos como canhangulos, até novíssimas granadas de RPG 2 e 7 e respectivos lançadores, Mort. 82, munições de Browning 20mm com tripé (utilizadas então como anti-aéreas), muitas pistolas de várias proveniências, PPSH, Degtariev´s e kalashnikov´s, Esping. M44 americanas (!). E ainda, Met. Pesadas Breda (2) e Dreyses (1), por certo gamadas ao glorioso Exerc. Português. Também fizeram parte deste catálogo um par de lindíssimas espingardas Mauser, com ferragens cromadas e, gravado sobre as câmaras, o selo da República Portuguesa. A quem teriam pertencido? Quem terá ficado com elas?

Nota: Texto enviado por e-mail, pelo Dr. Victor Junqueira em 2006/07
SC

5 comentários:

Cesar Dias disse...

Fui um militar que integrou uma das unidades que estiveram no COP6, era do Pelotão de Sapadores do BCAÇ2885, só deixámos am Mansoa uma secção, o resto do pelotão esteve em Mansabá até á sua rendição, por lapso devem ter trocado a cart 2732 do Carlos Vinhal.
Um abraço a todos que integraram o COP6

César Dias
ex Furriel Miliciano do BCAÇ2885

ildeberto medeiros disse...

Aqui na pagina do alferes junqueira da 2753 dis que acompanhia tambem era conhecida companhia dos madeirences esta mal madeirences nao acoreana sim porque fiz parte dela era o cabo condutor 1970 -1972 MANSSABA EK3

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Caro Ildeberto Medeiros, obrigado pelo teu comentário, deve de haver de facto algo que não estará correcto. Quando o Dr. Vitor Junqueira refere CART2753 deveria querer dizer CART 2732 "OS MADEIRENSES". A companhia a que pertenceu era a CCAÇ 2753 "OS BARÕES DA AÇOREANA". Pesquisa no nosso blogue da "TABANCA GRANDE (luisgraca&camaradasdaguine) tiras todas as dúvidas. Noentando reenviei teu comentário para o autor para que se pronuncie.

Cumprimentos,
Sousa de Castro

ildeberto medeiros disse...

Verdade amigo sousa isto nao sao erros que nao dao prezuiso a ninguem eros todos nos cometemos foi so para chamara a tencao ao Dr Junqueira ex porque ele a mim me chamou muitas vezes a tencao no tempo que andamos por la isto foi so um repero Desde ja a os meios agradecementos pela sua atencao ao meio comentario e um grande abraco para todos ex combatentes

Anónimo disse...

Caro amigo e camarada Sousa de Castro;

Através do teu mail, cheguei ao "reparo" que faz o Ildeberto Medeiros no seu comentário ao Post 92. Tentarei explicar ... "Naquela manhã a rifa premiada tinha calhado a um G.C. dos madeirenses". De facto, nós açorianos da C. Caç.2753, acabados de chegar de Bissau, ainda estávamos a desemalar a trouxa, quando um G. C. dos madeirenses da CART 2734 (que nos precedeu no T. O.) estava a embrulhar no mato. Ali bem perto, quase à nossa vista. A CART já estava em fim de comissão mas ainda tivemos a honra de partilhar com eles golpes de mão, patrulhamentos, emboscadas etç. Trabalho duro!
Abração do
VJ