Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

P155 - (Convívios) CART 3494 recordou a sua passagem pela Guiné, em Ponte de Sor


09 de Junho de 2012

Dia escolhido para levar a efeito o XXVII encontro/convívio da CART 3494 (Fantasmas do Xime) do BART 3873 que esteve na Guiné nos anos DEC71/ABR74, desta feita em Ponte de Sor, a cargo do ex. fur. Milº António Espadinha Carda.

O ex. Fur. Milº Mendes Pinto teve a ideia genial de organizar uma excursão para o pessoal do Norte, a partir de Amarante. 

Foram 42 viajantes de várias zonas do Norte do País que rumaram a partir das 07,00 horas no Porto, com destino a Ponte de Sor. Na camioneta, muita conversa em dia e muita animação. 
Joaquim Moreira de Sousa (Ferido grave em combate)
De salientar a presença pela primeira vez, do ex. sol. Joaquim Moreira de Sousa, de Amarante, que quase, quarenta anos depois de ter sido gravemente ferido em combate na emboscada da Ponta-Coli, Xime, no dia 01 de Dezembro de 1972, foi um dos dois homens que tiveram de ser evacuados para Bissau e posteriormente para a Metrópole, terminando aí a sua comissão de serviço. O outro camarada chama-se: Mário Rodrigues da Silva do Nascimento, também ele deficiente das forças Armadas que curiosamente foi encontrado a vaguear pelas ruas de Figueira da Foz. (Quando lhe faziam perguntas!... Só sabia dizer que pertenceu à CART 3494, que esteve no Xime e que foi ferido).
video

Foi um dia bem passado!... Houve um reviver de emoções, apareceram novas estórias com novos protagonistas, mas também aquelas, que têm sido contadas e recontadas ao longo dos 27 encontros já realizados.

Depois do repasto, guardou-se um minuto de silêncio pelos camaradas que já não pertencem ao mundo dos vivos, com especial relevo para o ex. fur. Milº Raul Magro de Sousa Pinto que faleceu no dia 01 de Abril de 2012, vítima de doença prolongada. Também tivemos momento especial, onde o Acácio Correia nos mostrou como se canta e o Benjamim Dias nos brindou com um belo poema de José Régio, Cântico Negro "Vem por aqui"

video

Foi um dia para mais tarde recordar, conforme o vídeo e as fotos documentam. 

Para o ano de 2013 o XXVIII encontro, irá ser realizado na zona de Felgueiras pelo camarigo Manuel Carvalho de Sousa 

SC

(1972) Luís Domingues e A. Castro



(2012) ex.1º cabo A. Castro e ex. fur. Milº Luís Domingues (Homens das TRMS)


40 anos separam estas duas fotos, quem diria!? 









Acácio Correia e Serradas Pereira

António Bonito, Benjamim Dias e Armandino Santos

Luís Domingues e Inácio Figueira
da esq. para drtª: Ferreira, Oscar, Alcides Castro, Azevedo e Machado


A presença feminina, que é sempre agradável!




da esq. para drtª: Carvalho, Volta e Silva, Ramos e Peixoto
Vejam também no blogue:Luís Graça & camaradas da Guiné

Sem comentários: