Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

P179 - BCAÇ 2884, composto pelas CCS, CCAÇ 2584, CCAÇ 2585 e CCAÇ 2586 conviveu no FUNDÃO, foi o XXV encontro

- MSG com data-hora: 05-06-2013 16:56 do ex. Alf. Milº Manuel Resende que serviu na Guiné nos anos 1969/71 em Jolmete.

 Manuel Resende

Caros amigos,
Realizámos no passado fim de semana [01JUN2013] o XXV Convívio do BCAÇ 2884 no Fundão.

A pedido do Firmino envio em anexo o texto e fotos que acabei de publicar no Blog "Memórias de Jolmete".

Caso queiram poderão publicar também.



Um abraço,
Manuel Resende





José Rodrigues Firmino (Ex. soldado atirador da Companhia de Caçadores 2585/BCAÇ 2884 Jolmete, Guiné-Bissau 1969/1971).

José Rodrigues Firmino

Almoço-Convívio BCAÇ 2884

Teve lugar no passado dia 1 de Junho do ano 2013, desta vez no Fundão, o XXV almoço do nosso Batalhão com cerca de 140 participantes, composto pelas seguintes companhias:
2584 - “Có”
2585 – “Jolmete
2586 e CCS –“Pelundo”  
que serviram o Estado Português no período 1969/1971 na Guiné.
Com uma viagem bastante longa para muitos, onde não faltou por vezes alguns enganos no percurso, a ponto de nem todos poderem chegar a tempo ao local de concentração, com a hora marcada para as 11:00h, no Seminário do Fundão e 11:30h celebração de missa pelos camaradas falecidos e finda a cerimónia religiosa rumar até ao Hotel Palace do Fundão, pôr alguma conversa em dia, algumas fotos pelo meio para mais tarde recordar: fica antes de mais a minha sugestão pessoal e porque não outras  que durante o almoço fui ouvindo, porque não escolher futuramente um local fixo, que seria por exemplo a zona de Fátima ou arredores? Seria como se diz na gíria um meio-termo para todos, local que, como referência, tivesse o mínimo de condições para tal evento.
Terminada a cerimónia religiosa (missa) e depois da sugestão atrás referida, há que rumar até junto do hotel, uns em viaturas próprias, outros como vai sendo habitual, no autocarro. Mais algumas fotos, alguns abraços, um olhar às barrigas duns e doutros, algumas com tamanho xxl…  pois já todos nós somos avós.
Algumas formalidades cumpridas ordem de entrada no hotel, e pela primeira vez fazer reparo aquilo que entendo não correu bem, ou seja as entradas nada a condizer com os pergaminhos do batalhão 2884 (MAIS ALTO). Pouco para tantos, mesmo que todos saibamos que a nossa presença seja mais pelo convívio, há mínimos a respeitar. Dizer que onde devia estar a chouriça grelhada, estavam era folhas de couve, e o resto em pouca quantidade. Para muitos ficou apenas o cheiro.
No início do almoço servem a sopa, seguidamente batatas a murro com bacalhau onde as postas não tinham lá muito tamanho, e eis que peço ao empregado para que me pusesse um pouco de azeite nas batatas, o qual não respondeu, pois se calhar nem vocacionado para tal tarefa estava, ou quem sabe não teve formação para uma razoável atitude diferente. Sinais dos tempos onde os mais novos por vezes não respeitam aqueles que já têm cabelos brancos.
Segundo prato servido, mais algumas fotos pelo meio, e segue-se a sobremesa, bebidas, café, digestivos e bolo comemorativo do Batalhão.
Lembrar que a animação esteve a cargo do nosso camarada ANTÓNIO CAMPOS e sua esposa CELESTE CAMPOS de Braga e uma ou outra voz desafinada. Enquanto o ANTÓNIO ia tocando afinadinho, a pandeireta desafinava, o mais importante foi e será sempre o convívio, esse sim é que motiva e convida a estar presente.
Quero dar uma palavra de agradecimento a todos quantos queriam estar presentes e que por motivos vários não puderam. Como eu vou lembrando, o tempo vai escasseando e depois, um dia, quando gostaríamos de participar já por cá não andamos.
Àqueles que mesmo não podendo estar mandaram mensagens para a rapaziada do Batalhão fica o nosso obrigado. Chegados ao fim de mais um convívio e com anúncio do próximo a ter lugar em Rio Maior, esperamos todos estar mais uma vez presentes.
Para todos ex.camaradas e famílias fica meu abraço de amizade.
 Um até pró-ano e bem hajam.

Algumas fotos do evento.
















JOSÉ RODRIGUES FIRMINO (RÉGUA)

Para quem quiser ver todas as fotos, eis os respectivos links:

Fotos de Manuel Resende (Ferreira)

Fotos de José Rodrigues Firmino:

2 comentários:

Manuel disse...

Amigo SOUSA DE CASTRO
Obrigado pela rapidez na publicação, mas corrige o nome do Firmino, pois é José Rodrigues Firmino.
Abraço
Manuel Resende

Anónimo disse...

De Lisboa,o meu muito obrigado,é sempre ver fotos dos meus camaradas,eu sou o 1º cabo Pinto de Sousa da 2586 3º pelotão,um grande abráço a todos .


Ps. nos ultimos anos não me tem sido possivel ir a esses encontros espero ir no próximo.