Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

sábado, 14 de setembro de 2013

P188 (Eventos) Passados 40 anos o reencontro com o camarada d’armas Eduardo Ferreira do 1º Pelotão da CART 3494.

A convite (1) da Associação dos Combatentes de Avintes, assisti à cerimónia no dia 14SET2013 da inauguração do Monumento aos seus Combatentes.

“ OS QUE TOMBARAM DEIXARAM EM ABERTO… UM VAZIO.”


A cerimónia para além de muitos ex. combatentes que fizeram questão de honrar e homenagear todos os que ao serviço do Estado Português deram o seu melhor contou com a presença de várias entidades civis, militares e religiosas.
Usaram da palavra várias entidades, onde ressaltou o sofrimento das mães, que na ansia de obterem notícias de seus filhos procuravam sempre o carteiro, nem que para isso tivessem de se deslocar um ou dois Quilómetros.
Foi bonito!...

Por outro lado a minha ida a Avintes (terra da broa ou Boroa) tinha outro objectivo… Encontrar um camarada da CART 3494 da qual pertenci, de seu nome Eduardo João de Oliveira Ferreira, pertenceu ao 1º Pelotão, do Alf. Milº Araújo. Por várias vezes tentei e com a ajuda do camarigo Antero Santos, também ele ex. combatente na Guiné, lá estava ele nesta importante cerimónia. Reconheci-o!... mas ele não - são 40 anos de distância!... É normal.

Eis as Fotos: Antes na Guiné - Mansambo 1973 e depois Avintes 2013


Eduardo Ferreira, António Sousa de Castro - Mansambo 1973
Sousa de Castro e Eduardo Ferreira, Avintes 2013
O Eduardo que acompanhou o seu neto ao treino das escolas do F.C. de Avintes me confidenciou as várias razões pela qual ainda não ter sido possível participar nos nossos encontros, mas deixou a promessa que o fará numa próxima oportunidade.

O monumento de autoria do arquitecto natural de Avintes, Octávio Alves a que deu o título "O MURO DA VIDA",já com a frase OS QUE TOMBARAM DEIXARAM EM ABERTO UM VAZIO (frase de sua autoria)

  acho-o muito original na sua forma: Um muro em cubos de granito onde sobressai vários blocos caídos, simbolizando todos soldados de Avintes que ao serviço do Estado Português tombaram, uns em combate, outros por várias causas e outros desaparecidos.

(1)        A razão do convite que me foi endereçado pela Associação dos Combatentes de Avintes na pessoa do camarada e amigo Antero Santos ex Fur. Milº CCAÇ 3566/CCAÇ18 Guiné, prende-se com o facto de eu ter vivido parte da minha infância e começo da adolescência em Avintes. Foi aí que fiz a 4ª classe e comunhão solene. 

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde camarigo
Obrigado por ter relembrado o Ferreira que foi do meu Pelotão
Caso tenhas o contacto dele agradeço que me informes para lhe enviar um abraço
e para ti outro

António Bonito

Manuel Guedes Ferreira disse...

Boa tarde camaradas, me lembro muito bem deste camarada, FERREIRA, não fosse ele meu amónio, Um abraço e espero reencontra-lo num dos nossos convivios

Eduardo Ferreira disse...

Boa tarde
Sou genro do sr. Eduardo ferreira, a pedido dele deixo o seu contacto para quem estiver interessado em falar com ele.
Eduardo ferreira- 915043504
Cumprimentos a todos

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Boas!... Espero que o meu camarada d'armas Eduardo com a ajuda de seu genro, com quem tive a honra de privar em Avintes, desfrute deste blogue para assim poder comentar apreciar todo um trabalho em prol do conhecimento sobre os feitos da nossa companhia em terras da Guiné, para mim foi um prazer o ter encontrado, espero que no próximo ano nos faça companhia no XXIX encontro a realizar em Leiria pelo nosso amigo ex. Alf. Milº Pereira.
Um abraço

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Ao genro do Eduardo pedia-lhe que me facultasse o endereço de e-mail para o contactar sempre que achar conveniente.
Assim sendo agradeço que me envie para: sousadecastro@gmail.com

Um abraço,
A. Castro, ex. 1º cabo radiotelegrafista

Anónimo disse...

Bom dia Sousa de Castro

Após um dia de repouso, recomeço agora as lides. Ainda hoje darei andamento a este teu pedido.
Lamento não ter a mente fresca no Sábado porque seria tão expressivo, logo depois de eu ter localizado o Eduardo no meio da malta, em vez de ter andado depois à tua procura, ter ido ao microfone e anunciar "Quero localizar o amigo de Viana do Castelo Sousa de Castro que sei que está aqui no nosso meio" - Depois de apareceres diria "O reencontro de dois Avintenses ao fim de 40 anos...". Nessa altura diria que viveste em Avintes, filho do João Tintureiro e que o Eduardo era filho de um ferreiro de alcunha Ricoca que vivia na zona do Moita.
O cansaço não permitiu este raciocínio mas o importante é que encontraste o Eduardo (ele viveu um período de afastamento devido à morte prematura da mulher e felizmente tem tido o importante apoio das filhas e parece-me agora bem mais sociável)
Se brevemente vieres a esta zona - Porto ou arredores liga-me 968 097 313. Se eu for para os lados de Viana farei o mesmo. No próximo Sábado estarei no almoço anual da Tabanca dos Melros, em Gondomar.
Um abraço
Antero

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Bom dia Antero,

Agradeço o teu cuidado, e compreendo o teu cansaço, porque sei bem das responsabilidades e tempo que esse belo Monumento te ocupou, por outro lado, como já referi antes, foi uma cerimónia ímpar muito participada, muito bonita. Com a tua ajuda lá encontrei o meu camarada d’armas que por motivos vários nunca lhe foi possível participar nos nossos encontros, vou tentar para que em 2014 esteja em Leiria, local do XXIX encontro. Já publiquei aqui: http://cart3494guine.blogspot.pt/ e http://ultramar.terraweb.biz/Reencontrodecamaradas_CArt3494_SousadeCastro_EduardoFerreira.htm mas, gostaria que me informasses do nome do autor para completar o texto. Poderás faze-lo através de E-mail ou nos comentários do blogue. Curiosamente também estive à conversa com um camarada que acabou por dizer que tinha raízes na minha família.

Gostei da cerimónia,

Um abraço extensivo a todos os Avintenses,

A.Castro

Eduardo Ferreira disse...

Boa noite,
Aqui fica o meu email, num futuro encontro se possivel farei todo gosto em acompanhar o Eduardo ferreira.
Danysil@gmail.com

Um abraço
Daniel Silva