Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

P223 - Apresentação do livro "OS CAMINHOS DE GADAMAEL PORTO" cujo autor de chama: Manuel da Silva Fernandes ex. 1º cabo op. Cripto da CCAÇ IND 2796, na sede da junta de freguesia da Vila de Arcozelo no concelho de Ponte de Lima



Manuel Fernandes
No passado dia 07 de Dezembro de 2014 decorreu na junta de Freguesia
da Vila de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima pelas 15 horas apresentação do livro “OS CAMINHOS DE GADAMAEL PORTO – Guiné 1970/72” da autoria de Manuel da Silva Fernandes ex. 1º cabo Op. Cripto da CCAÇ IND 2796 (Gaviões de Gadamael).
De salientar que a publicação de livros sobre a guerra colonial, contando a história real, por quem lá passou e viveu de perto as vicissitudes de uma guerra em que fomos obrigados a participar, seria impensável faze-lo no tempo do antigo regime. É importante referir, que em média o tempo de comissão eram de 24 meses, num total de 36 meses de tropa, chegando até aos 27 meses como foi a caso de algumas companhias. Para a grande maioria, foi viverem em completo isolamento onde faltava quase tudo, onde na época o soldado ganhava mensalmente, 900$00 (4,49€) que não dava para quase nada, e desses… ainda
conseguiam mandar algum para a Metrópole para ajudar as suas famílias.
O salão tornou-se pequeno para tanta afluência de público, denotando interesse pela história vivida pelos ex. combatentes da guerra colonial. Foi importante saber que ainda há muitas pessoas que se interessam pelo que os ex. combatentes passaram nos vários teatros de guerra, que se chamava; Guerra do Ultramar ou Guerra Colonial. Angola, Guiné e Moçambique.
Vários camaradas da CCAÇ 2796 responderam à chamada para apoiar o camarada e autor do referido livro, nomeadamente familiares do Cmdt da companhia.
Mesa presidida pelo Sr. Presidente da Junta João Barreto, ladeado pelo sr. Enº Victor Mendes, presidente da Câmara de Ponte de Lima, para além do autor da obra e outras autoridades locais. Foram proferidas por vários oradores palavras de circunstância, coube ao Dr. Mário Leitão, farmacêutico, director técnico da Farmácia Lopes, em Barroselas no concelho e distrito de Viana do Castelo, fazer a apresentação do livro com 400 páginas. Começou naturalmente por saudar todos os presentes, passeou por vários temas, nomeadamente os relacionados com a vida política portuguesa e por fim elogiar o autor pela coragem de levar a cabo tão valioso trabalho. Por fim, o autor deu a conhecer o conteúdo do seu livro, percorrendo alguns caminhos de Gadamael Porto, deliciando os presentes, contando algumas peripécias, com algum sentido de humor, vividas pela CCAÇ IND 2796.
SC
As fotos:

Manuel da Silva Fernandes, ex. 1º cabo op. cripto CCAÇ IND 2796 - autor




3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Fernandes, info preço do livro e onde o adquirir.
Sousa de Castro

Soares disse...

Meu caro Amigo Manuel Fernandes
Tu sabes o quanto estou triste por não estar a teu lado no momento da saída o teu (nosso) livro OS CAMINHOS DE GADAMAEL PORTO. Digo nosso porque todos estamos lá dentro dele. Estive fora do país como sabes por tal minha ausência. Estou a lêr e começo novamente a re-viver algo que já não lembrava. Como sabes os anos vão passando e a memória juntamente.Estou infinamente gráto e bem haja pelas palavras dadas sobre minha pessoa. As caminhadas (peregrinagens)á procura dos nossos ex. comb e o espolio de fotos é uma prova de amizade e alegria pois fostes vós a minha família perante 24 meses. Pêna que alguns não partilhem da mesma comunhão e destes nossos encontros que será muito em bréve. Te saúde com um fraterno abraço. O Gavião, o peregrino. M. Soares

Anónimo disse...

Onde posso adquirir o livro ? Estive na base aérea n. 12 em Bissalanca. De Set.1970 a Set.1972.Fui muitas vezes a Gadamael porto.