A Freguesia de Mazarefes - Viana do Castelo, inaugurou o seu monumento aos combatentes do Ultramar, no dia 15/06/2024, homenageando também os combatentes locais que deram parte da sua vida em defesa da Pátria.
O Presidente da Câmara de Viana do Castelo - Arq. Luis Nobre, presidiu ao evento, acompanhado pelos Vice-presidente da comissão da Defesa Nacional - José Maria Costa, Comandante da GNR de Viana do Castelo, pelo Pe. da freguesia de Mazarefes que benzeu o monumento aqui, Delegação do Núcleo dos Comandos de Viana do Castelo, Liga dos Combatentes - delegação de Viana do Castelo, Associação dos Combatentes de Barroselas e membros da junta da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
Uma secção da Companhia de Sapadores de Viana do Castelo prestou as honras à cerimónia e aos militares vivos e falecidos.
O presidente da Junta no seu discurso, começou por agradecer a presença de todos com especial relevo à Câmara Municipal na pessoa do seu Presidente, pelo contributo necessário para que a obra fosse edificada.
Defendeu que este nobre monumento vem prestar homenagem aos nobres Militares do Ultramar, e surge no tempo certo, nos 50 anos da Revolução dos cravos (25 de abril de 1974)
Foram vários os intervenientes, nomeadamente a intervenção do Arq. Luis Nobre que afirmou mesmo, "que a guerra que aconteceu entre 1961 até 1974 marcou as vidas dos militares e seus familiares". De algum modo todos enalteceram que os antigos combatentes não podem, não devem ser esquecidos.
Foi entregue um PIN alusivo ao monumento, a todos antigos combatentes locais.
O Rancho Folclórico de Vila Nova de Anha abrilhantou as festividades.
Bem Hajam!
Junho, 2024
SdCastro
Foto-Galeria