tag:blogger.com,1999:blog-7975440248409873025.post6109635207838933138..comments2023-08-18T17:26:11.341+01:00Comments on CART 3494 & camaradas da Guiné: P- 141 História no Ultramar com José Pedro Gonçalves Vaz (filho do último CEM/CTIG COR Henrique G. Vaz) Local: Bissau-Cufar-Cadiquehttps://cart3494guine.blogspot.com/http://www.blogger.com/profile/10476661642924949946noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7975440248409873025.post-48283010411588465562012-02-14T22:01:08.112+00:002012-02-14T22:01:08.112+00:00Caros amigos: o ex-combatente, Eduardo Campos, env...Caros amigos: o ex-combatente, Eduardo Campos, enviou-me em 31 de Janeiro, as "Preciosas Informações" sobre Cadique na Guiné, a saber:<br /><br />Eduardo Campos <br />31 Jan<br /> <br />para mim<br />1º Estive em Cadique, nas datas mencionadas no mail anterior, acrescentando que quando cheguei a Cadique não existia aquartelamento, tendo o mesmo sido feito pela minha Companhia e outras que posteriormente chegaram ao local.<br /> <br />2º Lembro-me perfeitamente dessa (maldita) estrada, pois a minha Companhia foi colocada em Cadique, precisamente para fazer<br /> protecção à Companhia de Engenharia para construção da mesma de Cadique-Jemberem (cerca de 15-16km).<br /> <br />3º Quanto à mata cerrada, quem esteve em Cadique infelismente conheceu-a bem.<br /> <br />Em 2010 estive lá, mas a estrada não existe, apenas uma pequena picada.<br /> <br />Do antigo aquartelamento existe poucos vestigios da nossa passagem pelo local (envio 5 fotos em anexo) a foto 8224 é antiga estrada alcatroada entrando em Cadique por Jemberem.<br /> <br />Se quiser contactar telefónicamente comigo aqui vai o meu contacto xxx xxx xxx<br /> <br />Eduardo Campos<br />C. Caç 4540.<br /><br />Nota: Ao Eduardo Campos, com quem falei também pessoalmente pelo telefone, o meu muito obrigado.<br /><br />Luís Gonçalves VazLuís Gonçalves Vazhttps://www.blogger.com/profile/10441405316096314036noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7975440248409873025.post-25185360148982284442012-02-03T10:41:42.841+00:002012-02-03T10:41:42.841+00:00Caros Camarigos:
Para "completar" no se...Caros Camarigos:<br /><br />Para "completar" no sentido de dar mais algumas informações e contextualizar esta "Estória" do meu irmão Pedro, resolvi voltar a falar com o meu irmão António (ontem), que na altura tinha quase 16 anos, que ainda não leu esta "Estória" ... e... <br /> Disse-me logo que ele não tem duvida quanto à data, foi mesmo no período indicado, meados do mês de Dezembro de 1973, e como já me tinha dito, o nosso pai, foi lá por causa de uma operação que se ia realizar, não sabe se seria a "Op. Estrela Telúrica" ou outra, pois nessa altura não faltavam operações por todo o TO na Guiné, em que o Comando do CTIG tinha responsabilidades. E segundo o meu irmão António, tem a certeza de que a ida a Cadique se relacionava com a verificação “in loco”, se faltaria alguma coisa, para que as tropas de Cadique não sofressem ainda mais baixas do que já tinham tido até o momento. Como tal o CEM/CTIG, foi in loco, falar com o comandante de Cadique, tenente-coronel Sousa Teles pessoalmente, pois era apanágio dele, certificar-se PESSOALMENTE, que nada faltaria para as operações, que na 4ª Rep do CC, se tinha gizado para essa altura(1) . E nessa odisseia, em que o meu irmão Pedro se viu envolvido, não ficou pela narrativa que ele escreveu. Talvez por achar melhor não adiantar pormenores, de que já não se lembra com precisão,… e deu realce aquilo que o marcou para a vida, como diz no final. Mas segundo o meu irmão António, depois da visita “especial” e do “briefing” com o comandante”, o regresso a Bissau não foi assim tão pacífico como se poderia, ou não, esperar. E segundo testemunho deste meu mano, foi assim, a saber “…o Pedro e o nosso pai nessa noite não puderam regressar a Bissau (o piloto não teve condições de regressar ao aeroporto de Cufar... e houve comunicação “brava” com o piloto…, como tal tiveram de ficar (pernoitar) em Cacine ( adopção de um Plano B), num Barco da Marinha (LDG, Lanchas de Desembarque Grandes ?), e puderam durante a noite "testemunhar in loco”, algumas flagelações a Aquartelamentos na Zona.... Tendo o próprio barco feito "Fogo Amigo", como apoio de artilharia, sobre algumas zonas, onde se presumia a concentração de forças do IN. Só regressaram a Bissau no dia seguinte…”<br />Como se pode registar por este testemunho, este meu irmão António que dá estes pormenores lembra-se muito bem, de ir ao Aeroporto de Bissalanca, com um dos condutores do meu pai, o Djaló buscar o meu Pai e o meu irmão Pedro no dia seguinte à dita visita a Cadique, tendo esperado pelo nosso pai enquanto se reunia com alguém do Comando da Força Aérea. E lembra-se de ouvir a Estória toda da boca do mano Pedro, que a relatou numa atitude de excitação, típica de quem muito jovem, assistiu a algo deveras importante! E antes de eu enviar a “Estória” do Pedro, já me tinha dito, que “.. Luís: a visita do nosso pai a Cadique teve a ver com uma operação que se ia realizar na Zona…” Pelos vistos tinha Razão, tem Boa Memória e a “Tal Operação”, teria se calhar,… o nome de “Operação Estrela Telúrica”. Agora percebe-se melhor, porque foi nomeado CEM do CTIG, numa altura muito má para as nossas Tropas neste Teatro de Operações , por “ESCOLHA”.<br />Um Alfa Bravo para todos vós:<br />Luís G. Vaz<br /><br />(1) - segundo sabemos o Coronel Henrique Vaz nisso era impecável, e não deixava essa “certificação” para nenhum dos muitos oficias do QG, pois tratava-se do seu brio profissional, e por outro lado era ele o responsável máximo, pela coordenação de todo o “Apoio Logístico e humano para apoiar estas operações”, e perante o Comandante do CTIG, se a logística dessas operações tivessem pontos fracos, era também ele o responsável, e é claro, … perante o Comandante-chefe na Guiné, seria o Comandante do CTIG o responsável. Comprovam este seu perfil, os 17 louvores (2 de ministros do Exército) que constam na sua folha de Serviços, bem com as condecorações que recebeu.Luís Gonçalves Vazhttps://www.blogger.com/profile/10441405316096314036noreply@blogger.com