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domingo, 4 de novembro de 2018

P356 - AVIÕES “DORNIER - DO 27-A1” ABATIDOS POR MÍSSEIS SAM 7 “STRELLA” EM 6 DE ABRIL DE 1973 NA GUINÉ [Foram dois os aviões abatidos - “Do 27-A1, matrícula «FAP 3333» e Do 27-A1, matrícula «FAP 3470».]

- Mensagem com data de: 16OUT2018

GUINÉ

Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494

(Xime-Mansambo, 1972/1974)


- Caríssimo Camarada Sousa de Castro



Os meus melhores cumprimentos.



A presente narrativa surge do facto de ter tido acesso a fotos da colecção do médico holandês Roel Coutinho que, a exemplo de outros clínicos de várias nacionalidades, cooperou durante a Guerra Colonial com o PAIGC.



Porque se trata de testemunhos de grande significado histórico, alguns dos quais ainda desconhecidos, procedi à sua organização e, consequente, partilha.



Com um forte abraço de amizade.



Jorge Araújo. 




OS DOIS AVIÕES “DORNIER - DO 27-A1” ABATIDOS POR MÍSSEIS SAM 7 “STRELLA” EM 6 DE ABRIL DE 1973
NA FRENTE NORTE 
1.   - INTRODUÇÃO
No decorrer do XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande, realizado no passado dia 5 de Maio, em Monte Real, tive a oportunidade de conversar com os nossos ilustres aviadores da FAP, e camaradas, Miguel Pessoa e António Martins de Matos a propósito dos acidentes da aviação militar durante a guerra na Guiné e, de entre estes, sobre os dois “Dornier - Do 27-A1”, com as matrículas «FAP 3333» e «FAP 3470», abatidos em 6 de Abril de 1973, na região Norte do território, pelo grupo de artilharia antiaérea do PAIGC, do Cmdt Manuel dos Santos “Manecas”, com recurso a mísseis Sam 7 “Strela”.
No aprofundamento desta temática apresentei-lhes um conjunto de imagens recolhidas na Net pertencentes à colecção de fotos do médico holandês Roel Coutinho que cooperou com o PAIGC, durante os anos de 1973 e 1974, tendo prestado apoio clínico aos guerrilheiros na Região Norte, tanto em bases no interior do território como no Hospital em Ziguinchor, no Senegal.
E as imagens apresentadas tinham a ver com aqueles dois Dornier abatidos. No final, concluímos que sobre estes dois casos não eram conhecidos registos fotográficos dos “acidentes” pelo que é credível estarmos perante “imagens únicas” gravadas pela câmera do clínico holandês.
De acordo com a decisão tomada pelo Doutor Roel Coutinho de autorizar o uso das suas imagens para qualquer finalidade, desde que a sua autoria seja devidamente atribuída, conforme consta na caixa abaixo, decidi partilhá-las convosco como provas históricas, e “memórias”, gravadas durante a nossa presença no CTIGuiné.
Foto 1 – O médico holandês Doutor Roel Coutinho junto a ambulância da enfermaria de Ziguinchor, Senegal. [Foto da série PAIGC Military, Guinea-Bissau, Coutinho Collection 1973-1974. Fonte: Wikimedia Commons, com a devida vénia].
2.   - OS AVIÕES “DORNIER DO 27-A1” ABATIDOS EM 6 DE ABRIL DE 73
Foram dois os aviões abatidos no dia 6 de Abril de 1973 - “Do 27-A1, matrícula «FAP 3333» e Do 27-A1, matrícula «FAP 3470».
Segundo informações recolhidas no blogue: https://acidentesaviacaomilitar.blogspot.com /2016/11/dornier-do-27.html, o “Do 3333” cai em Guidaje, tendo falecido o piloto furriel Fernando António Carvalho Ferreira e mais três ocupantes [vidé caixa abaixo].
De acordo com o referido por Nuno Mira Vaz, Coronel de Cavalaria na reserva, no seu livro “Guiné -1968 e 1973 – Soldados uma vez, sempre soldados!“, Tribuna da História-Edição de Livros e Revistas (2003), p.60, “Este avião nunca mais foi visto”.
Será que a imagem abaixo é a do “Do 27-A1 3333” [submerso] desaparecido e que foi captada pela câmera do doutor Roel Coutinho? É possível.
Foto do “Do 27-A1 3430”, em pleno voo (em Angola) … como exemplo.
O Dornier Do 27 é um avião monomotor, asa alta, trem de aterragem convencional fixo com a capacidade de transportar seis passageiros ou o equivalente em carga.
1.   - ADENDAS À NARRATIVA
Na sequência da divulgação desta narrativa no blogue da «Tabanca Grande» – P18702 [blogueforanadaevaotres.blogspot.com], os camaradas da Força Aérea que cumpriram a sua missão no CTIG, na BA 12, acrescentaram no seu blogue o seguinte:
- Voo 3516 O QUE MUITOS DE NÓS DESCONHECÍAMOS… -
Companheiros,
[…]
A [Esta] notícia é para muitos de nós uma verdadeira surpresa, não só nas fotos, mas recordo que sempre pairou entre nós a incógnita sobre o acidente do Fur. Pil. Ferreira, desde o ser abatido a se ter “passado” para o lado de lá, tudo se disse”.
Últimas notas
Cruzados os elementos recolhidos na literatura com a sequência das fotos acima é possível acrescentar:
1.    - A “DO 3333” abatida em Guidaje, que na foto do médico Roel Coutinho aparece submersa, é muito provável que tenha caído na linha de fronteira, num plano de água de um afluente do rio Casamansa, no Senegal (vidé mapa abaixo).
2.    - A “DO 3470” abatida em Talicó, essa não deixa dúvidas... A sua queda foi em território da Guiné, entre Bigene e Guidaje (mapa de Binta).
3.    - Por outro lado, se a sequência das fotos do médico Roel Coutinho corresponderem à ordem dos locais por onde passou ou esteve acampado, entre 1973 e 1974, então as primeiras imagens dos DO foram as do “3470”, seguindo-se a outra que está submersa, a do “3333”. É que a chegada à Guiné do doutor Coutinho aconteceu dois/três meses antes e a primeira referência que faz aos locais por onde andou foi Campada (base situada entre S. Domingos e Ingoré).
Obrigado pela atenção.
Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.
Jorge Araújo.
16OUT2018.