Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

P440 - "O Forno de Cacheu" São 06h30m estou em Cacheu. Esta noite consegui dormir porque, malgrado o medo das mosquitas anopheles, abri a janela e o ar muito fresco da noite foi arrefecendo o quarto.

 Texto transcrito do Facebook de José Luis Carvalhido da Ponte, com a devida vénia!

 


José Luís Carvalhido da Ponte ex. Furriel Milº Enf. da Cart 3494/BART 3873, sediado no Xime e mais tarde em Mansambo – Guiné, dezembro 1971 a 03 de abril 1974.
Foi professor e diretor da Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo. Tem vários trabalhos publicados aqui: http://bivam.pt/autor/jose-luis-carvalhido-da-ponte/
http://bivam.esmonserrate.org/clr/autores/AutorBibliografia.asp?codAutor=25 
José Carvalhido da Ponte da Associação de Cooperação com a Guiné Bissau com o apoio do Rotary Clube de Viana do Castelo, é responsável pelo trabalho desenvolvido no Cacheu, cidade geminada com Viana do Castelo.

Muito dedicado à causa humanitária na Guiné, para onde se desloca regularmente no sentido de contribuir para o bem-estar daquele povo, nomeadamente na área da saúde.

CACHEU

O Forno de Cacheu

São 06h30m estou em Cacheu. Esta noite consegui dormir porque, malgrado o medo das mosquitas anopheles, abri a janela e o ar muito fresco da noite foi arrefecendo o quarto.

Saio para comprar pão. Subo a poeirenta Rua de Viana do Castelo e perguntam-me Kuma ke bu mansi?. É uma mindjer garandi i kumpridu que me cumprimenta enquanto varre o seu kau. Todos os dias, logo de manhazinha, as mulheres assomam às portas, vertem água em largas bacias e lavam os apetrechos da última refeição. E lavam bem. Outras, com curtas vassouras de capim, dobradas até a cabeça quase tocar o chão, varrem toda a envolvente da sua kasa, movidas, naturalmente, por uma entranhada noção e limpeza e higiene. Mas são sempre, ou quase-quase sempre, as mulheres a trabalhar. Vemo-las a tratar dos filhos, a varrer as kasas e o kau, a regar e trabalhar as hortas, a buscar a lenha, a lavar a roupa, a fazer compras. As mulheres.

Ontem, à noite, fomos jantar a Bachile, uma tabanca do Setor de Cacheu, convidados pela Romana, uma jovem mãe de uma menina nascida há precisamente sete dias e a quem foi dado o nome de Maria Afonso.

Quando chegamos, um corridinho de mulheres preparava o festim enquanto os homens, entre eles o pai da Maria Afonso, recém-chegado de Dakar, conversavam, bebiam, passeavam. As mulheres, a Romana e a mãe Cristina e todas as outras cirandavam, formiguinhas em modos de acolhimento.

Eis, finalmente, o forno. É uma construção sob um telhado de zinco e vedada com um muro de adobes. Todos os dias, o padeiro coze 900 pães (900 baguetes). Para tal aquece o forno duas vezes. O processo é muito simples e semelhante ao que acontecia no forno de minha casa. Apenas uma diferença: a massa, já moldada, é colocada em bases de chapa com 3 camas cada uma e assim evitam sujá-la na cinza do lar. Em algumas casas da minha aldeia colocavam a massa sobre folhas de couve. Cada baguete tem, sensivelmente, 30cm x 08cm e custa 150 FCFA. É um pão saboroso, trabalhado por homens.

Regresso pela mesma rua ouvindo inúmeros cumprimentos madrugadores: Oi, branco, kuma ke bu mansi? Recordam-me a dignamente humilde simpatia desta gente.

Tenho saudades da minha família, mas sinto-me em casa, nestas terras de Honório Barreto.

Cacheu, 18/02/2024

Notas:

Kuma ke bu mansi? = Como descansaste? Como acordaste?

mindjer garandi i kumpridu = mulher idosa e alta

Kau = lugar, sítio

FCFA = o franco CFA (Communauté Financière d'Afrique) é a moeda utilizada na UEMOA, União Económica e Monetária da África Ocidental (Benim, Burquina Fasso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo). 1 € equivale, normalmente, a 655 FCFA

Vd. Post.: CART 3494 & camaradas da Guiné: P423 - (...) Ainda gemia, sabia lá eu porquê, de tão desfeito que estava. A cabeça esventrada. Juntei-lhe os bocados e aconcheguei-os no que restava da caixa craniana.(...) TEXTO RECUPERADO DA "RÁDIO ALTO MINHO" DE JOSÉ CARVALHIDO DA PONTE EX. FUR. MILº ENF. DA CART 3494 ONDE DESCREVE COMO VIU A MORTE DO SEU AMIGO FURRIEL, MANUEL DA ROCHA BENTO VITIMA DA EMBOSCADA PERPETRADA PELO PAIGC NA PONTA COLI - GUINÉ QUE TRANSCREVO COM A DEVIDA VÉNIA. (cart3494guine.blogspot.com)