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sábado, 22 de dezembro de 2018

P361 - (Efemérides) Foi à 47 anos (22 de Dezembro de 1971) que o BART 3873 sediado em Bambadinca (CCS) composto pelas companhias: CART 3492 no Xitole, CART 3493 em Mansambo CART 3494 no Xime, para além de uma companhia independente CART 3521 em Piche, embarcou em Lisboa no N/M NIASSA com destino à Guiné

Mensagem de ex. Fur. Milº Inf. António de Sousa Bonito Bonito com data de 22/12/2018

 


Bom dia Camarigo,


Parece que foi hoje! Mas no dia 22 de Dezembro de 1971 embarcámos no Niassa até terras da Guiné.



A chegada ocorreu a 29 do mesmo mês


Um Bom Natal e Bom Ano Novo para todos nós e respectivas famílias.
Para aqueles que já partiram um abraço de muita Saudade.



Lembramos, que já não pertencem ao mundo dos vivos, 30 camaradas, que é do nosso conhecimento, é natural que sejam mais. Podem verificar os nomes e as causas na coluna do lado direito do Blogue.
Um abraço,

A. Bonito


A chegada a Bissau em 29 de Dezembro de 1971


Fur. Milº Infª. A. Bonito no Xime (FEV1972)

-Nota circular-

extraído do livro BART 3873 
HISTÓRIA DA UNIDADE

(MOBILIZAÇÃO)



Vd. Poste:









terça-feira, 18 de dezembro de 2018

P360 - AS DESERÇÕES NO PAIGC NO SECTOR DE TITE AO TEMPO DO BART 2924 (1971-1972) E SUAS CONSEQUÊNCIAS (PART II)

Caríssimo Camarada Sousa de Castro.

Os meus melhores cumprimentos.

Para concluir a narrativa sobre as deserções no PAIGC no sector de Tite, ao tempo do BART 2924 (1971-1972), anexo a PARTE II.

Com um forte abraço de amizade,

Jorge Araújo.

Vd. Poste Parte I - AS DESERÇÕES NO PAIGC NO SECTOR DE TITE AO TEMPO DO BART 2924 (1971-1972) E SUAS CONSEQUÊNCIAS - PARTE I (Jorge Araújo)











P359 - BOAS FESTAS AO COLECTIVO DA CART 3494



Caríssimo Camarada Sousa de Castro,

Os meus melhores cumprimentos.

Mantendo a tradição, anexo a minha mensagem de BOAS FESTAS ao colectivo dos «Fantasmas do Xime», ou seja, da CART 3494.

Com um grande abraço de amizade,

Jorge Araújo.




- BOM NATAL E UM ANO DE 2019 PLENO DE FELICIDADE -
Nesta quadra festiva, aproveito para enviar a todos os camaradas da Companhia de Artilharia 3494, e suas famílias, uma MENSAGEM DE BOAS FESTAS, bem como a todos os leitores do nosso blogue, quer na qualidade de ex-combatentes ou não.
- CURIOSIDADE
Para memória futura, aqui vos deixo mais uma pequena história da História colectiva da CART 3494.
A imagem do postal de “BOAS FESTAS” corresponde ao Destacamento da Ponte do Rio Udunduma, situado a quatro kms de Bambadinca (para leste), na estrada que ligava esta localidade (sede do BART 3873) e o cais do Xime, a sete kms (para oeste). Foi aí que, durante nove meses, esteve instalada a CART 3494, com metade de um GrComb, no período entre junho de 1973 e Fevereiro de 1974.
No interior do círculo a vermelho da foto acima foi erigido o único monumento (símbolo) que a CART 3494 deixou no CTIG, durante a sua comissão de serviço ultramarina. Foi inaugurado durante o mês de Dezembro de 1973, fez quarenta e cinco anos, tendo sido baptizado como “ROTUNDA DA PONTE”, uma vez que à sua volta o terreno foi preparado - capinado e alisado - para funcionar como rotunda onde se deveria observar as regras de trânsito, com circulação obrigatória em seu redor.
QUE TENHAM UM BOM NATAL
E UM ANO DE 2019 COM MUITA SAÚDE

Com um forte abraço de amizade,
Jorge Araújo.
17DEZ2018






quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

P358 - MENSAGEM DE NATAL PARA TODOS CAMARADAS E FAMÍLIA DA CART 3494, EXTENSIVO À CCS, CART 3492 E CART 3493, COMPANHIAS QUE FORMARAM O BART 3873

Boas Festas!

António Bonito
Que o Natal seja festejado em Paz e harmonia e o Ano Novo seja recebido com muita alegria.

Lembramos a data do XXXIV convívio anual a realizar em Montemor - O -Velho

Dia 01 de Junho de 2019

Organização: Ex. Fur. Milº Infª - António de Sousa Bonito

Contacto: Tel.: 233 920 441 
             
                TM.: 963 529 764

E-mail: antonio.bonito@sapo.pt





Companheiros

Feliz Natal e um melhor 2019

Muita saúde, Paz e força na vontade de estar no dia 1 de Junho de 2019 (Sábado) em Carapinheira / Montemor-o-Velho no XXXIV convívio da Cart 3494 e seus Amigos

Um abraço,
A. .Bonito



Vd. Poste aqui:
Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (6): António Sousa de Castro, o nosso histórico tertuliano nº 2, ex-1º cabo radiotelegrafista, CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74)


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

P357 - AS DESERÇÕES NO PAIGC NO SECTOR DE TITE AO TEMPO DO BART 2924 (1971-1972) E SUAS CONSEQUÊNCIAS - PARTE I (Jorge Araújo)


Mensagem com data de 17 de Novembro de 2018 de Jorge Alves Araújo, ex. Fur. Milº. OP ESP./Ranger, CART 3494 - Xime e Mansambo, 1972/74


Caríssimo Camarada Sousa de Castro.

Os meus melhores cumprimentos.

Na qualidade de ex-combatente, continuo a aprofundar os diferentes fenómenos que marcaram o conflito armado no CTIG (1963-1974), por via do estudo e análise historiográfica, partindo da literatura consultada.

No caso presente, partilho convosco o que consegui apurar sobre o tema "as deserções no PAIGC no sector de Tite ao tempo do BART 2924 (1971-1972) e quais as consequências que tiveram para cada uma das forças em presença.

Considerando a dimensão da narrativa, decidi dividi-la em duas partes, sendo esta, naturalmente, a primeira.

Com um forte abraço de amizade,

Jorge Araújo.

Nov/2018.



AS DESERÇÕES NO PAIGC NO SECTOR DE TITE AO TEMPO DO BART 2924 (1971-1972) E SUAS CONSEQUÊNCIAS



PARTE I
1.   - INTRODUÇÃO
Para início da temática que o título identifica, socorri-me do meu pensamento que lhe deu origem, repetindo “que o fenómeno das deserções em contexto de guerra é considerado normal, ainda que pontual e de percentagem reduzida”.
Confesso que não vi nenhum desertor no Xime. Provavelmente, porque aí não seria o melhor local para o fazer, ainda que num dia do mês de Maio’72, já fez quarenta e seis anos, tenha “apanhado” cinco guerrilheiros à mão no Cais, oriundos da Ponta do Inglês (mata do Fiofioli), que foram transportados até ao aquartelamento da CART 3494… história que contarei proximamente.
O que importa agora é dar-vos conta do que consegui apurar sobre este tema das “deserções” no PAIGC. Todos os casos sinalizados foram obtidos nas fontes bibliográficas consultadas, de ambos os lados do combate, com recurso à metodologia de “análise de conteúdo”, já que, como referi anteriormente, não conheci nenhum caso concreto.
E tudo começou quando me recordei das “Notas de Leitura” do camarada Beja Santos [P15058-LG] relacionadas com o livro «O Guardião», da autoria de Fernando dos Anjos Alves Antunes, ex-furriel de Inf/Op do BART 2924, sedeado em Tite (1970/1972), Edição de Setembro de 2011.
Aí chegado, logo o caminho da investigação se abriu a outra obra: «Memórias de África, Angola e Guiné», da Âncora Editora e do Programa Fim do Império (2016). É seu autor José Fernando Valles de Figueiredo Valente que, por coincidência, foi 2.º Cmdt do BART 2924, depois Cmdt Interino e em Janeiro de 1972 passou a ser o seu 1.º Cmdt, na sequência de ter sido promovido a Tenente-Coronel. Hoje é General aposentado.
Para além destas duas obras, recorremos uma vez mais aos arquivos de Amílcar Cabral (1924-1973) existentes na Casa Comum – Fundação Mário Soares, como mais um elemento de reforço temático e de contraditório na elaboração deste trabalho.
Para outras eventuais consultas pessoais, aqui vos deixo as duas capas dos livros supra.

2.   - AS DESERÇÕES NO PAIGC NO SECTOR DE TITE, REGIÃO DE QUINARA, AO TEMPO DO BART 2924 (JAN’71-AGO’72) E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Procurando encontrar exemplos que pudessem ilustrar o nosso propósito de partida, independentemente da época e do sector/região do CTIG, relacionados com episódios de deserções nas fileiras do PIAGC e suas consequências, a investigação, como aliás é explicado na introdução, levou-nos ao caso paradigmático e histórico do Batalhão de Artilharia 2924 [BART 2924], sedeado em Tite, região de Quinara, a sul do Rio Geba, no período compreendido entre Janeiro de 1971 e Agosto de 1972.
Para o efeito de cumprir as missões que lhe foram confiadas pelo Governador Militar e Comandante-Chefe, General António de Spínola (1910-1996), em função das características da sua Zona Operacional – Sector de Tite – onde a principal referência histórica estava ligada a 23 de Janeiro de 1963, data considerada como início do conflito armado, e daí muito próximo de completar oito anos de existência, o Comando do BART 2924 dispunha de um contingente de oito centenas de efectivos, pertencentes ao seguinte dispositivo das NT:
● Em TITE => Comando do BART 2924 com o apoio da Companhia de Comando e Serviços (CCS); Companhia de Cavalaria 2765; Pelotão de Morteiros 2114; Pelotão AM Daimler 2204; 6.º Pelotão de Artilharia (105mm – Obuses) e Pelotão de Milícias 220.
● Em NOVA SINTRA => Companhia de Artilharia 2771 e Esquadra do Pelotão de Morteiros 2114.
● Em FULACUNDA => Companhia de Artilharia 2772 e Pelotão de Milícias 221.
● Em JABADÁ => Companhia de Artilharia 2773 e Pelotão de Milícias 219.
● Em ENXUDÉ (Porto) => Pelotão de Reconhecimento 2204 e Esquadra do Pelotão de Morteiros 2114.
2.1 - ÁREA E LOCAIS DA ZONA OPERACIONAL DO SECTOR DE TITE
O mapa que abaixo se apresenta indica a azul os locais onde estavam instaladas (aquarteladas) as diferentes Unidades Orgânicas das NT acima referidas, bem como os aglomerados populacionais correspondentes à zona operacional [ZO] sob sua administração.
A vermelho referem-se os nomes de diferentes Tabancas do Sector, cujas populações acabaram por ficar sob o controlo do PAIGC, ainda que algumas delas tenham abandonado esses espaços refugiando-se na mata (no mato). A sua indicação tem por objectivo facilitar a localização dos casos abordados ao longo desta narrativa.


2.2 - MISSÕES/ACÇÕES DAS NT NO SECTOR DE TITE
Com o Comando do BART 2924 e a sua Companhia de Comando e Serviços (CCS) instalados em Tite, às subunidades de quadrícula do Batalhão foram atribuídas diferentes missões/acções consoante as características de cada um dos locais onde iriam estar fixadas. Assim a:
● CART 2771 (em Nova Sintra); tinha por missão controlar a sua zona de acção, na sua própria defesa e na colaboração da segurança afastada de Tite e, por inerência, a de Bolama. Com a construção do novo reordenamento da Tabanca de Bissássema, foi também missão desta Companhia colaborar na sua segurança afastada.
● CART 2772 (em Fulacunda); tinha por missão particular desenvolver a sua actividade de contra penetração sobre o “Corredor de Guebambol”. Foi a Companhia com maior área de acção militar e aquela que estava mais distante da sede do Batalhão.
● CART 2773 (em Jabadá); tinha por missão especial, a captação e recuperação da população, através da Acção Psicológica (“APSICO”), da península de Jabadá.
● CCAV 2765 (em Tite, e depois em Bissássema); tinha por missão, após concluído o processo de preparação do terreno e montagem de tendas de campanha em Bissássema, a defesa da construção desse reordenamento bem como da sua respectiva segurança com o apoio das forças especializadas sedeadas em Tite. 
 2.3 - INÍCIO DO REORDENAMENTO DA TABANCA DE BISSÁSSEMA E A CHEGADA A TITE DA 1.ª COMPANHIA DE COMANDOS AFRICANOS DO CAPITÃO JOÃO BACAR DJALÓ   
Chegado a Tite em Novembro de 1970, para substituir o BCAV 2867, o BART 2924 inicia no primeiro dia de 1971 o cumprimento da Directiva Operacional recebida das mãos do Comandante-Chefe durante o “IAO”, em Bolama. Nessa Directiva, para além da actividade operacional global, tinha-lhe sido atribuída a responsabilidade por implantar o reordenamento da nova Tabanca de Bissássema, fazendo regressar do mato as populações dispersas na área, maioritariamente de etnia balanta, a construção da estrada Tite-Bissássema e a melhoria do prolongamento viário até ao Enxudé.

Cais de Enxudé (1971) ao tempo do PelRec 2204 / PelMort 2114 (Foto de José Sobral, 1.º Cabo Esc. do BART 2924; in: http://ultramar.terraweb.biz/CTIG/Imagens_CTIG_ JoseSobra_ImagensGuine.htm; com a devida vénia).

É nesse dia 1 de Janeiro de 1971, sob a liderança do 2.º Cmdt do BART 2924, Major José de Figueiredo Valente [hoje General aposentado, autor do livro «Memórias de África, Angola e Guiné», como acima se refere] que tem lugar uma operação de reconhecimento do local da nova Tabanca de Bissássema, em que participam forças da CCAV 2765 e um GrComb da CART 2771.
Para a realização das diferentes obras, a sede do Batalhão é reforçada com um Destacamento do BENG 447, devidamente apetrechado com as respectivas máquinas. Quinze dias depois dá-se início aos trabalhos.
Decorrido um mês, em 15 de Fevereiro’71, devido às condições particulares das várias missões do BART 2924, que aliavam a actividade operacional com acções em proveito das populações, chega a Tite a 1.ª Companhia de Comandos Africanos [1.ª CCA], do Cmdt Capitão João Bacar Djaló para ali realizar o seu treino operacional. Durante as suas missões/acções a 1.ª CCA passou a integrar-se no conceito geral de actuação do Batalhão, em que deveria evitar que as populações fossem molestadas, procurando, de igual modo, conquistar a sua confiança.

Tite; Fev’71 – A 1.ª Companhia de Comandos Africana [1.ª CCA], do capitão João Bacar Djaló, em formatura na parada do quartel de Tite. (Foto de Fernando Antunes, ex-furriel do BART 2924, in: «O Guardião», com a devida vénia).

Em 16 de Fevereiro’71, ou seja, no dia seguinte à sua chegada, a 1.ª CCA realiza uma operação com 4 GrComb, surpreendendo o Bigrupo do Cmdt Taguemé Na Uaiê, nascido em 1943, em Ganjauará [hdl.handle.net/11002/fms_dc_40467], fazendo dois mortos ao IN, entre eles o Comissário Político Imbali. Aprisionam uma “Kalash” com três carregadores, dois “RPG2” e destroem quatro acampamentos.
Na semana seguinte, em 22 e 23 de Fevereiro’71, a 1.ª CCA e 3 GrComb da CART 2771, realizam nova operação e, do encontro com o PAIGC, resultam duas baixas para este, sendo um morto e um ferido, o Cmdt do Bigrupo Tamba Bazzoka, também conhecido por Pascoal Có.
Entretanto, em 12 e 13 de Março’71 realiza-se a Operação «Desejada Oportunidade” com a participação de várias forças, envolvendo as subunidades de Tite, Nova Sintra, Jabadá, Fulacunda e Bissau, com os seguintes efectivos: 4 GrComb da 1.ª CCA, 2 GrComb da 27.ª CCmds, 1 DFE 21, 1 GrComb da CART 2771 e 3 GrComb da CART 2773, tendo-se verificando um único contacto com o IN, e a captura de Lassana Nanqui, em Bária.
2.4 - A MORTE DO CAPITÃO COMANDO JOÃO BACAR DJALÓ (1929-1971) EM JUFÁ  
Devido a informações que foram sendo obtidas pelas NT, soube-se que o PAIGC estava a pressionar as populações não colaborantes, na região de Jufá, situada a sete quilómetros da sede do Batalhão. Em função daquela situação, em 15 de Abril’71, exactamente dois meses após a chegada a Tite da 1.ª CCA, o Major José Figueiredo Valente, à data comandante interino do BART 2924, decide lançar duas acções simultâneas na direcção da população de Jufá, com 2 GrComb da CART 2773, vindos de Jabadá, a Norte, e 3 GrComb da 1.ª CCA, a partir de Tite.
As forças da 1.ª CCA, comandadas pelo próprio capitão João Bacar Djaló e pelo alferes Domingos, deviam atravessar o Rio Louvado por um pontão existente e contactar posteriormente a população de Jufá. O desenrolar das duas acções “Nilo” teve desfechos diferentes. Enquanto as forças da CART 2773, de Jabadá, estabeleceram contacto com um grupo IN, sem consequências, a acção dos GrComb da 1.ª CCA, por outro lado, teve um desenvolvimento mais intenso e mais dramático.
Ao chegar à Tabanca, e ao falar com a população, os elementos da 1.ª CCA notaram que existia uma certa “tensão no ar” e algum nervosismo. Enquanto o capitão João Bacar falava com o Homem Grande da Tabanca e alguns elementos da população, os seus subordinados começaram a dispersar pela povoação. De súbito, um grupo IN, superior a setenta guerrilheiros, vindo de S. José (Crato), que esperava emboscado, uns no exterior e outros escondidos em casas, ao abrigo da população, abriram fogo atingindo com gravidade o alferes Domingos.
Ao grito de “comandos ao ataque”, pronunciado pelo capitão João Bacar, as “kalash” não pararam de vomitarem fogo em todas as direcções, transformando aquele palco da guerra num autêntico inferno. Ao deslocar-se para socorrer o seu camarada Domingos, o capitão João Bacar Djaló (1929-1971) é atingido por uma granada de “RPG2” que rebenta junto à sua barriga e que provoca o rebentamento das granadas de mão que habitualmente trazia à sua cintura, causando-lhe morte imediata. Tinha quarenta e um anos [n.1929.10.02, em Cacine]. A batalha termina com as forças IN em retirada, levando os vários feridos e deixando para trás quatro mortos seus e vários na população.
O seu corpo, bem como os dos cinco camaradas feridos no combate, onde estava o alferes Domingos, foram recolhidos em Jufá e helitransportados para Bissau.
Os restantes elementos da 1.ª CCA ficam cheios de “raiva”, por terem sido traídos e assistirem à trágica morte do seu Cmdt. Regressam a Tite sem o seu líder, mas com vários colaboradores do PAIGC de Jufá. Durante o caminho perdem todos os prisioneiros, devido aos seus ferimentos, excepto o prisioneiro Imbunde Cumba, de etnia balanta, que chega ferido.
Esta notícia é enviada uma semana depois por Nino Vieira a Amílcar Cabral, cujo conteúdo abaixo se reproduz. 

Citação: (1966-1974), "Relatório remetido por Nino Vieira a Amílcar Cabral expondo a situação na fronteira com a República da Guiné, designadamente os ataques entre Kebo e Guileje", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_40775 (2018-11-12); com a devida vénia
2.5 - AS PRIMEIRAS DESERÇÕES NO PAIGC
        AO TEMPO DO BART 2924 (1971-1972)  
Na sequência da intensa e bem-sucedida Acção Psicológica (“APSICO”) do BART 2924, durante o mês de Maio’71 apresentam-se seis elementos IN, entre eles, Tomba Lona, Filipe Iala, Fiere Embaná e Cunhete Cabi.
Este e os restantes pontos serão abordados na segunda parte desta narrativa.
Continua…
Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.
Jorge Araújo.
17NOV2018.