Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

P88 - PETIÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E AO GOVERNO

Caros amigos e ex-camaradas:

Inácio Silva
Desde o passado dia 8 de Janeiro de 2011 que foi lançada, publicamente, a PETIÇÃO
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5306

 É óbvio que o sucesso da mesma dependerá da adesão que ela merecer por parte de todos os ex-combatentes e dos cidadãos que se revêem nesta luta.

Há que vencer a info-exclusão, transmitindo aos que não têm Internet e não a querem ter, que poderão, com a ajuda dos que a têm, http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5306.

Solicito e agradeço, desde já, à Comunicação Social, a todos os ex-camaradas e cidadãos anónimos que desenvolveram BLOGUES ou PÁGINAS DE INTERNET, que noticiem, de forma visível, este facto e, se possível, coloquem o texto da petição e o link para aceder à mesma.

Agora, é só esperar que obtenhamos um mínimo de 4.000 assinaturas, para, de seguida, enviar a petição aos Órgãos do Estado a que se destina: Assembleia da República e Governo.

Se pensarmos que, só nas guerras de África, foram mobilizados cerca de 900.000 militares, ficaria muito satisfeito que se obtivesse 1% de adesões.

Agora poderei dizer que a "bola" está do nosso lado. É necessário chutá-la e marcar golo na outra baliza!


Inácio Silva

Esta Petição já se encontra difundida nos seguintes endereços:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2011/01/guine-6374-p7591-ex-combatentes-da.html
http://guerracolonial.blogs.sapo.pt/
http://cart2732.blogspot.com/2011/01/peticao-assembleia-da-republica-e-ao.html
http://cart3494guine.blogspot.com/

COMENTÁRIO de Inácio Silva:


Li todos os comentários dos ex. camaradas efectuados no Blogue http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2011/01/guine-6374-p7591-ex-combatentes-da.html e apreciei todos eles, pela frontalidade e sinceridade.

Devo, aqui, louvar todo o empenho dos que, antes de mim, deram a cara e se esforçaram por conseguir algumas conquistas em prol dos ex-combatentes.
Não é despiciendo o facto de se ter conseguido a contagem do tempo de serviço militar, sendo considerado em dobro o que foi cumprido em "condições especiais de dificuldade ou perigo", bem como outras questões relacionadas com os Deficientes das Forças Armadas e o Stress Pós Traumático. Tudo isto arrancado a ferros.

Quando parecia que a Lei 9/2002 viria compor um pouco mais as nossas justas reivindicações, eis que, o D. Lei 160/2004 veio adulterar, duma forma que considero criminosa, o que aquela Lei tinha previsto.

Está patente, aos olhos de todos, que, em Portugal, só os políticos têm a vida facilitada. Basta dizer que são eles que decidem em causa própria, através da função legislativa e governativa. A seguir vem o Capital que, com a sua influência argentária, manipula, quão marionetas, os políticos. Depois, vêm os padrinhos, os afilhados, os compadres, as comadres e os boys de todos os partidos. Por fim, vêm os cidadãos anónimos que representam um maná para os políticos quando votam e quando os obrigam a pagar os impostos, taxas, emolumentos, inflacão, etc., e um incómodo, para eles, intolerável, quando reivindicam os seus justos direitos.

Aos cidadãos, resta recorrerem, afanosamente, utilizando os exíguos meios que os políticos, minguadamente, lhes deixaram (vide: Petição Pública).
Foi, pois, este, o meio que nos restou para fazer valer os nossos direitos, depois de terem falhado todos os outros, efectuados através do diálogo, da escrita e da negociação.
Só espero que esta seja a última vez que este assunto seja levado aos políticos, para uma solução definitiva, porque os ex-combatentes já não têm mais paciência de aturar estes políticos sem memória.

Independentemente de ser plausível alguma incredulidade, É HORA DE TODOS ASSINAREM A PETIÇÃO. Peçam aos vossos amigos, familiares e colegas que a assinem. É preciso ter em conta que ela se dirige aos cidadãos, no seu todo, e não, exclusivamente, aos ex-combatentes.
Um abraço a todos.

Inácio Rodrigues da Silva

sábado, 15 de janeiro de 2011

P87 - GUERRA NA GUINÉ - BULA, 11 de Nobembro de 1969- IMAGENS OCULTADAS DOS PORTUGUESES ao tempo da CCAV 2487 do BCAV 2862

É ARREPIANTE MAS VALE A PENA NÃO DEIXAR MORRER A LEMBRANÇA DE TÃO ABSURDO SOFRIMENTO


Guerra Colonial - anos 60/70 ...



Peça de artilharia, no XIME: OBUS 10,5 c
DOCUMENTO HISTÓRICO FEITO POR UMA EQUIPA DE TELEVISÃO FRANCESA, EM 11 DE NOVEMBRO DE 1969 NA REGIÃO DE BULA A NORTE DO RIO MANSOA.

Guerra Na Guiné

É o único filme feito na Guiné que apanhou uma sequência real de guerra.

Os jornalistas franceses que seguiam nesta patrulha, mandada executar para que eles tomassem conhecimento com o dia a dia das NT estacionadas em BULA, um pouco a N do Rio Mansoa, apanharam um "cagaço", mas registaram algo que mais nenhum se registou. Se não estou errado ia também uma jornalista.

A emboscada que as NT sofreram, não estava "no programa", mas isto era o que podia acontecer sempre que se saía para o mato e neste caso julgo que foi para os lados do CHOQUEMONE, uma das zonas quente onde o IN tinha "acampamento(s)", na área entre BULA-BISSORÃ-S. VICENTE (já no Rio Cacheu).

O Spínola, com a seu ajudante de campo (era ainda o Almeida Bruno) e o Cmdt do Batalhão de BULA foram lá, mal tiveram conhecimento do que tinha acontecido.

 Nota: MSG recebida sem assinatura do autor

SC

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

P86 - 29 de Dezembro de 2010 festa na Tabanca Pequena

Como vem sendo hábito em todas as quartas-feiras a “Tabanca de Matosinhos" http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/ reuniu para o tradicional repasto no Restaurante Milho Rei em Matosinhos, situado na R. Heróis França 721, Tel.229385685, que também funciona como sede desta associação.

Foi uma festa animada como se pode ver no registo fotográfico do camarigo Manuel Carmelita, muita bricadeira, muita alegria, contou-se “Estórias” passadas na Guiné, sempre as mesmas aventuras! Nunca nos canssamos de as repetir, de as ouvir, nestas alturas sentimo-nos como se estivéssemos de novo na Guiné, é uma camaradagem contagiante, sempre com muita alegria.


Número de camarigos presentes no repasto, é assim todas as Quartas-Feiras

Aspecto geral dos atabancados no "Restaurante Milho Rei"
 
Momento alegre e divertido

 
Por outro lado, foi apresentado a novo sítio da “Tabanca Pequena” www.wix.com/tabancapequena/tabancapequena Grupo de Amigos da Guiné-Bissau, Apoio e Cooperação ao Desenvolvimento Africano, ONGD (Organização não Governamental para o Desenvolvimento) reconhecida pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento IPAD que vem desenvolvendo projectos de cariz humanitário na Guiné-Bissau tanto de âmbito sanitário como de apoio as populações mais carenciadas.


Nota final: Se estiveste na Guiné, na guerra Colonial e quiseres participar neste evento/convívio das Quartas-feiras, não precisas de avisar, basta apareceres a partir das 11,30 horas junto ao restaurante.

Fotos do reporter fotográfico da Tabanca de Matosinhos, Manuel Carmelita com a devida vénia

SC