Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

P-68 ACTIVIDADE DA CART 3494 DO BART 3873 NO TEATRO DE O. P. GUINÉ (8)

DEZEMBRO1971/ABRIL 1974

Este texto foi transcrito e adaptado a partir do livro: - BART 3873
“HISTÓRIA DA UNIDADE”
CCS, CART 3492 – CART 3493 – CART 3494
NA GUERRA CONSTRUINDO A PAZ -  por Sousa de Castro
(autor desconhecido)

Sub-Sector: Bambadinca






Nota do editor:
SC, 1972
Muito embora a CART 3494 tenha mudado para Mansambo, devido à baixa moralização da Companhia, continuarei a divulgar os acontecimentos no Sub-Sector do XIME para perceberem o quanto aquela zona era importante para o P.A.I.G.C. (Partido Africano Independência Guiné e Cabo Verde)
S.C.

Guerra na Guiné 11/11/1969



17º FASCÍCULO

AGOSTO 1973

78. SITUAÇÃO GERAL

- A persistência inimiga em contrariar a navegação do R. GEBA estreito, desta feita atacando o barca «CHEGADO»; o abrandamento sobre o XITOLE e a deslocação do bigrupo actuante em MINA/GALO CORUBAL para reforço do POIDON/PTA DO INGLÊS, por causa do pressionamento provocado pela presença da CCAÇ 21 em BAMBADINCA que tem criado naquela região um clima sistemático de instabilidade, foram os aspectos definidores do período.

79. TERRENO

- Sem alterações apreciáveis, comparativamente ao antecedente.

80. INIMIGO

a) Sub-Sector de Mansambo (CART 3494)
- Como no mês passado, nada a referir.

b) Sub-Sector do XIME (CCAÇ 12)
- Em 03 de Agosto pelas 17,15 horas um grupo IN não estimado flagelou o XIME durante 10 minutos com R.P.G.-7 e Canhão s/Recuo. Consequências nulas.
- Em 07 de Agosto pelas 17,30 horas um grupo IN não estimado flagelou o barco civil «CHEGADO» durante 45 minutos, com R.P.Ç.-7 e armas automáticas, na região de SÃO BELCHIOR. Sofremos 2 feridos graves (um deles ALD. Mil.) e 3 feridos ligeiros civis.

c) Conclusões
- O XIME permanece como alvo favorito do inimigo, enquanto Mansambo goza de uma tranquilidade relativa.
Enquanto isso, torna-se evidente o levantamento crescente de obstáculos à navegação fluvial, num esforço de isolamento do Leste, reforçado pela redução do tráfego aéreo.

81. POPULAÇÃO

- Nesta época do ano a população vê-se ocupada nos trabalhos agrícolas. Quer isto dizer, do lado controlado pelo Partido, que o número de apresentados e visitantes decresce consideravelmente e no que respeita à controlada pelas NT que os contactos com população encontram menos gente nas tabancas, não dando portanto ensejo a uma comunicação mais ampla.

82. NOSSAS TROPAS

a) acções e Operações mais Importantes
- Acção «GARLOPA 9» pela CCAÇ 12 (XIME) a 02 Gr Combate com o objectivo de montar emboscada na região de MADINA COLHIDO. Foram avistados 04 elementos IN de farda azul que caem na zona de morte. Os nossos L.G. Fog. 8 e 9 Metralhadora HK-21 encravam, não conseguindo disparar. As NT são detectadas e lançam-se na persiguição do inimigo que na retirada sofre 05 mortos e 06 feridos e abandonam 03 granadas de R.P.G.-7.

b) Conclusões
- Põe-se em evidência o êxito da acção «GARLOPA 9», onde as NT alardearam alto espírito de combatividade e ousadia.
- O inimigo procura, sempre que possível, furtar-se ao contacto directo com as NT, como se infere do conjunto das operações e acções realizadas ao longo da comissão.

c) Alteração ao Dispositivo
- Há a assinalar: - A chegada ao sector L1 do PEL REC DAIMLER 8681, que vem substituir o PEL REC DAIMLER 3085, por este ter terminado o seu período de comissão.
83. ACÇÃO PSICOLÓGICA E PROMOÇÂO SOCIAL

- Segundo o que se acentuou, os contactos com populaçaõ, enfrentaram as dificuldades conexas à faina agrícola da época que retem na bolanha a gente das tabancas, durante quase todo o dia.
O «aumento» dos 15%, agora pago, sobre as pensões e ordenados da tropa Africana produziu uma impressão benéfica.
São mais necessidades que se podem satisfazer o que se projecta na subida do nível de vida, não obstante a ignorância de muitos que os leva a desbaratar o dinheiro prodigamente.

18º FASCÍCULO

SETEMBRO 1973

84. SITUAÇÃO GERAL

- No plano internacional, destaca-se a proclamação da «independência» das «zonas libertadas» da GUINÉ BISSAU, acto político que não encontrou eco no seio da população controlada pelas NT.
- No plano provincial, sobressai a acção IN contra o XIME e AMDALAI, onde demonstrou agressividade e bom conhecimento de reacção das NT, em circunstâncias como as que se verificaram.

85. TERRENO

- O aspecto não se modificou, continuando a apresentar-se alagadiço e de capim alto.

86. INIMIGO

a) Sub-Sector de Mansambo (CART 3494)
- Nada a referir, como nos últimos períodos.
b) Sub-Sector do XIME (CCAÇ12)
- Em 13 de Setembro pelas 18,35 horas, o XIME e AMEDALAI são flagelados simultaneamente durante 15 e 45 minutos respectivamente, por um numeroso grupo de atacantes. Sobre o 1º, o inimigo utilizou R.P.G., Morteiro 82 e Canhão s/Recuo; sobre o 2º. RPG e armas automáticas. 01 Gr Combate da CCS/BART 3873 e 02 viaturas do PEL REC DAIMLER 8681 acorreram em socorro da A/D de AMEDALAI, sofrendo uma emboscada na estrada XIME/BAMBADINCA.
NT e PEL MIL 241 (AMEDALAI) sem consequências, bem como os civis. Houve apenas a registar o incêndio de 02 moranças daquela A/D.

c) Conclusões
- O inimigo deu mostras de maior agressividade na flagelação historiada na alínea b), ao prolongar a sua acção contra a A/D por três quartos de hora, sabendo que o acesso das NT a AMEDALAI seria facilitado pela estrada asfaltada e proximidade da BAMBADINCA e Destacamento da PTE R. UDUNDUMA.
As forças agressoras, provenientes do POIDON/PTA DO INGLÊS, vinham reforçadas pelo grupo de Artilharia do QUINARA.

87. NOSSAS TROPAS

a) Acções e Operações mais Importantes
- Acção «Guisar 3» pela CART 3494 a 04 Gr Combate na região de MANSAMBO/NASCENTES R. BISSA/GONEGE/JOMBOCARI/MINA. Foram detectados vários trilhos na direcção do FIOFIOLI. Sem contactos.
- Acção «GUARIDA 46» pela CCAÇ 12 a 03 Gr Combate na região do XIME/PONTÃO PTA VARELA/PICADA PTA DO INGLÊS. Foram ouvidos tiros de pistola a 200 metros das NT que procuraram capturar quem disparou o que não foi possível devido à densidade da capim. O OBUS do 20º PEL ART (10,5) abriu fogo na direcção de provável trilho de retirada inimiga.
- Acção «GUINAR 2» pela CART 3492 a 03 Gr Combate na região de SATECUTA/GALO CORUBAL/SECO BRAIMA; CART 3494 a 03 Gr Comb. (+) na protecção à retaguarda, PMIL 370 na picagem do itenerário MANSAMBO/PTE R. TIMINCO. Sem contactos.
- Acção «GUARDEAR 6» de segurança próxima e afastada a BAMBADINCA na cerimónia final da instrução de milícias. Foram empenhadas: PEL REC/BART 3873, Gr Comb/CART 3494 em reforço à CCS/BART 3873, PEL’s CAÇ NAT 52, 54 e 63; PEL’s MIL 358, 370, 242 e 243, 01 Gr Com da CCAÇ 12; 01 Gr Comb (+) da CART 3494. Sem contactos.

b) Conclusões
- A densidade do capim impede uma manobra fácil às NT.
- Na acção «GUARIDA 46» os tiros de pistola funcionaram como sinais de localização das NT, indiciando a existência de postos inimigos avançados, o que não é inédito.
- No ataque a AMEDALAI, louva-se a decisão com que o PEL MIL 241 reagiu e a prontidão com que a tropa de BAMBADINCA se lançou em auxilio da povoação atacada, numa manifestação espontânea de voluntariedade.

c) Alterações ao Dispositivo
- Ficou aquartelado em MANSAMBO (CART 3494) o 28 PEL ARTª (14), guarnecido de 03 OBUSES 14.

19º FASCICULO

OUTUBRO 1973

88. SITUAÇÂO GERAL

- Em 27 de OUTUBRO o BART 3873 (CCS, CART 3492, CART 3493 e CART 3494) terminou o seu período normal de comissão.
Passando de relance o cumprimento da missão que lhe fora confiada, dir-se-á simplesmente que os objectivos a prosseguir foram atingidos, graças ao esforço de todos sem distinção.
O inimigo foi remetido aos seus lugares de refúgio, construíram-se escolas, auxiliou-se economicamente a população, prestou-se-lhe assistência médica e medicamentosa, melhoraram-se picadas, garantiu-se a livre navegação do R. GEBA, conquistou-se a confiança de locais virados à influência do P.A.I.G.C., civilizou-se em suma.
O lema gravado no emblema da Unidade - «NA GUERRA CONSTRUINDO A PAZ», foi correspondido e isso permite exclamar que a incoerência não divorciou as palavras das obras e dos actos.



 89. TERRENO

- A abundância das chuvas decresceu visivelmente o que virá a alterar a configuração do terreno, muito embora as bolanhas ainda estejam alagados e o capim alto.

90. INIMIGO

a) Sub-Sector de MANSAMBO (CART 3494)
- Nada houve a mencionar

b) Sub-Sector do XIME (CCAÇ 12)
- Ao contrário do que é regular, não se verificou nenhuma acção inimiga.

c) Conclusões
- O XIME, contra o que é regular, nada sofreu, assim como MANSAMBO, mas aqui com a diferença de isso ser normal.

91. POPULAÇÃO

- A eleição para deputados (28 de Outubro) decorreu em BAMBADINCA no meio de grande afluência de eleitores provenientes da Circunscrição.
Em abono da verdade, nem todos os votantes estavam conscientes do alcance restrito do seu acto, porém todos eles se encontravam cientes de que a sua comparência e actuação implicava uma confirmação da sua fidelidade às Autoridades e a PORTUGAL.

92. NOSSAS TROPAS

a) Acções e Operações Mais Importantes
- No mês de Outubro realizaram-se, além de simples patrulhamentos, emboscadas nocturnas e segurança ao tráfego terrestre, fluvial e aéreo, 25 acções que empenharam 75 Grs Combate.

b) Conclusões
- O número de acções, Grs Combate (sem contar o trabalho rotineiro) é, por si, elucidativo acerca da actividade intensa que o BART 3873 procurou manter desde o início da comissão. Se dissermos que em Outubro não se fugiu à média, concluiu-se que no conjunto operacional a actividade do Batalhão nunca abrandou.

20ª FASCÍCULO

NOVEMBRO 1973

93. SITUAÇAO GERAL

- O inimigo não revelou actividade digna de nota durante o período.
A dicotomia população/Partido na zona de MADINA/ENXALÉ acusa efeitos de graves desavenças: a flagelação ao ENXALÉ surge como represália contra as representações e visitas dos civis de MADINA àquela tabanca. O próprio P.A.I.G.C. ameaçou queimar as moranças de quem fosse ou se fixasse nas nossas povoações, suscitando uma forte reacção das populações subjugadas. No domínio exterior, a política reservada do SENEGAL em relação ao P.A.I.G.C. parece encaminhar-se para uma mudança radical, após o comunicado das conversações entre SENGHOR e LUIS CABRAL de visita a DAKAR.
Um destacamento da Companhia Terminal encontra-se em laboração, servindo de centro logístico para todo o Leste, a partir de BAMBADINCA.
CCAÇ 21 em Mansambo (1973) ao fundo abrigo das TRMS


94. TERRENO

- A época seca começou: o capim, as bolanhas vão secando, pegam-se as primeiras queimadas e a temperatura ameniza.
95. INIMIGO

a) Sub-Sector de MANSAMBO (CART 3494)
- Uma vez mais não se manifestou.

b) Sub-Sector do XIME (CCAÇ 12)
- Em 19 pelas 16,45, durante 10 minutos, foi flagelado por grupo não estimado o Destacamento do ENXALÉ. As granadas dos atacantes caíram fora do Aquartelamento, sendo os resultados nulos. Um dos nossos GEMIL (Grupo Especial de Milícias) lançou-se em perseguição de IN (inimigo) que dispersou. A reacção das nossas tropas teve o apoio do 20º PEL ARTª (10,5).
- Em 29 pelas 15,15 horas, outro grupo não calculado flagelou o XIME 10 minutos. Nenhuma granada caiu dentro do arame farpado. A resposta das NT (nossas tropas) deve ter provocado baixas, como o indicam os vestígios de sangue encontrados.

Bambadinca (1972)

c) Conclusões
- No Sector L-1 a actividade guerrilheira foi fraca. Em qualquer destas acções os resultados obtidos pelo adversário foram negativos. Tanto no XIME como no ENXALÉ o fogo atacante caracterizou-se por evidente desajustamento.

96. NOSSAS TROPAS

a) Acções e Operações Mais Importantes
- Realizaram-se, além de patrulhamentos de rotina, emboscadas nocturnas e segurança ao tráfego, 24 acções, 01 operação as quais empenharam 102 Grs Comb, onde se inclui a Milícia.
- Salientam-se: Acção «GOLIAS 35» pelas CART’S 3492, 3494, 01 Gr Comb do BCAÇ 3872, 01 PEL EREC FOX e PEL MIL 370, de interesse logístico, em reabastecimento a MANSAMBO/XITOLE/SALTINHO.

b) Conclusões
- Concluiu-se que o inimigo se furtou ao combate, mesmo quando as NF alcançaram os seus lugares de refúgio, optando pela dispersão.
A táctica empregue é de só oferecer resistência em circunstâncias de nítida superioridade.



97. ACÇÃO PSICOLÓGICA E PROMOÇÂO SOCIAL

- De passagem pelo nosso Sector estiveram o jornalista Brasileiro ALVES DAS NEVES e uma equipa da TV Dinamarquesa.
- O perfeito Entendimento entre civis e militares e entre militares europeus e africanos permanece consistente, desmentindo na prática o que no estrangeiro de propala em teoria.
- A atribuição de «13 mês» que beneficia muitos guineenses e o funcionamento das escolas regimentais, frequentadas por Soldados naturais, influenciam favoravelmente o meio humano, dinamizando o poder de compra e o enriquecimento cultural, bases duma promoção social crescente. Os trabalhos de construção dum novo edifício escolar em MANSAMBO começaram, bem como os da cobertura a zinco de 100 casas do reordenamento de BAMBADINCAZINHO.

20 FASCÍCULO

DEZEMBRO 1973

98. SITUAÇÃO GERAL

- O inimigo mostrou uma fraca actividade e mais saliente se tornou, pela sua quase total quietude nas acções de penetração que as NT realizaram nos seus locais de refúgio.
Esta passividade transparece a sua insegurança, motivada pela intensa actividade que as NF vêm desenvolvendo, especialmente na região do POIDON/PTA DO INGLÊS, através da CCAÇ 21 e CCAÇ 12, ambas unidades africanas.
Enquanto isso, não parou o esforço social que as Forças Armadas dão na luta pela PAZ, não obstante a escassez de meios que por vezes tem que enfrentar.

99- TERRENO

- O capim, embora seco, ainda não abateu, conservando-se alto. As bolanhas estão secas, dando lugar `apanha do arroz.

100. INIMIGO

a) Sub-Sector de Mansambo (CART 3494)
- Não se manifestou.

b) Sub-Sector do Xime (CCAÇ 12)
Em 01 pelas 22,15 horas, grupo não estimado flagelou o XIME durante 25 minutos. Caracterizou-se por uma das suas maiores flagelações sofridas, tendo possivelmente os atacantes empregado todas as armas pesadas da zona, incluindo foguetões 122 mm. Dois desses foguetões atingiram uma morança da tabanca, morança que ficou totalmente destruída e com os seus 07 residentes (civis) mortos.
A reacção das NT foi imediata: 20º PEL ARTª (10,5), PEL MORT 4575/72 e apoio do 27º PEL ARTª (14) aquartelado em MANSAMBO. NF sem consequências.
Sabe-se que ao inimigo foram causadas baixas.

c) Conclusões
- Em complemento do que se referiu no nº 98., o adversário evidenciou escassa actividade: os Sub-Sectores de BAMBADINCA, XITOLE E MANSAMBO não foram novamente agitados por acções do P.A.I.G.C. que na única flagelação ao XIME empregou um forte potencial de armas pesadas, como represália provável ao incessante trabalho operacional que ali vimos realizando. A escolha da data 1º de Dezembro (feriado nacional) não foi casual e recorde-se que há um ano foi também a 2ª emboscada da PONTA COLI (CART 3494) no mesmo Sub-Sector.

101. NOSSAS TROPAS

a) Acções e Operações Mais Importantes
- Além da actividade diária, destacam-se:
- Acção «GOLIAS 37 e 38» como colunas de reabastecimento a MANSAMBO e SALTINHO.
-Operação «TUDO VERDE» pela CART 3493, CART 3494, CCAÇ 21 e CCAÇ 3518 na área de MINA/FIOFIOLI. Destruíram 03 tabancas e 04 toneladas de arroz.
b) Conclusões
- Destruíram-se meios de subsistência (04 toneladas de arroz) numa área que os guerrilheiros deviam ter abandonado precipitadamente, ao pressentirem o nosso avanço.
- Capturou-se 01 espingarda semi-automática «SIMONOV» (fabrico soviético), 01 mina A/P (fabrico soviético) e infligiram-se numerosas baixas ao adversário.
(continua)

Vd post:http://cart3494guine.blogspot.pt/2010/04/p-64-actividade-da-cart-3494-do-bart.html

1 comentário:

joselessa disse...

Excelente trabalho que deixa para a posteridade vivências de uma guerra que muitos querem "apagar" negando aos seus intervenientes o protagonismo que eles merecem e que ao longo dos anos se tem ignorado.
Uma guerra onde apenas os senhores da guerra tinham interesse, por isso fizeram várias comissões, ao contrário, os soldados nada ganharam com ela, bem pelo contrário, já que muitos depois do seu regresso, para alêm do que deixaram de gamhar, perderam os seus empregos, isto aqueles que regressaram pois muitos ficaram pelo caminho.