Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

P151 - (Convívios) CART 3494 de peso e em peso no VII encontro nacional da "Tabanca Grande" (blogue Luís Graça & camaradas da Guiné), 21ABR2012

1) Manga de ronco!... Em Monte Real a CART 3494 fez-se representar por seis elementos, no VII encontro nacional da "Tabanca Grande" do blogue: Luís Graça & camaradas da Guiné, talvez a maior Tabanca de todas, (mais de 550 camarigos inscritos) relacionado com vivências passadas na guerra colonial da Guiné, histórias contadas e recontadas na primeira pessoa. Está de parabéns! Comemora hoje (23ABR2012) oito anos de existência.
Estiveram presentes também, camaradas da CART 3492, da CART 3493 e da CART 3521, companhia esta, que viajou juntamente com o BART 3873 no N/M "NIASSA" em Dezembro de 1971 rumo à Guiné.


2) Foi também o ponto de encontro de dois camarigos que têm algo em comum, ambos calcorrearam o mesmo chão, o XIME, mas em épocas diferentes. 
Já se conheciam pelo telefone, e pela troca de alguns e-mails, o Manuel Moreira, ex. 1º cabo mecânico auto, pertenceu à CART 1746, esteve em Bissorá, Ponta do Inglês, (zona abandonada estrategicamente em Novembro de 1968) onde escreveu o poema; "A Canção da Fome" e no Xime, entre 1967/69, reside na zona de Águeda e o Sousa de Castro, da CART 3494, Xime e Mansambo 1972/74.  Daí carinhosamente o tratar por "nosso avozinho" que ele muito apreciou.
Manuel Moreira e Sousa de Castro


Foram 200 convivas, muitos deles acompanhado de suas esposas, filhos e netos, conforme podem ver aqui

3) O ex. Alf. Mil. Idálio Reis da CCAÇ 2317 do BCAÇ 2835 1968/69 fez apresentação do seu livro; 


- "NO CORREDOR DA MORTE - PORQUÊ? PARA QUÊ?" A CCAÇ 2337, Na Guerra da Guiné Gandembel/Ponte Balana.


- Companhia recém-chegada à Guiné, teve como missão  principal construir um aquartelamento de raiz, num local isolado e muito próximo das bases inimigas, privado de tudo, sem o mínimo dos mínimos de conforto para a sua   sobrevivência, em constante ansiedade, sofrimento, muita dor, sangue derramado, para passados dez meses  os senhores da guerra, perceberem que foi um erro estratégico a ocupação daquele espaço. 


Foi oferecido um exemplar a todos camarigos presentes.



Ex. Alf. Mil. Idálio Reis da CCAÇ 2337, autografando o livro "NO CORREDOR DA MORTE - PORQUÊ?  PARA QUÊ?" que publicou e ofereceu a todos os camarigos presentes
A CART 3494 bem representada!.
Da esq. para drtª.:ex. 1º cabo radiot. Sousa de Castro,  ex. Alf. Mil. Acácio Correia, ex. Cap. Pereira da Costa
ex. Fur. Mil. Ranger, Jorge Araújo, ex. Fur Mil. António Bonito e ex. Fur. Mil. Manuel Benjamim M. Dias

CART 3494 e alguns membros da CART 3493 e CART 3521




"O PIFAS" (Programa de Informação das Forças Armadas) feito por João Paulo Dinis, actualmente locutor da Antena 1, conduzia o programa a partir dos emissores de Bissau  para toda a Província da Guiné 

Ex. Cap Pereira da Costa à conversa com o ex. Cap. António Vaz da CART 1746  que esteve no Xime em 1968/69



 

Foto de Rui Silva


da Esq. para Drtª: Acácio Correia, Manuel Benjamim Dias e António Duarte da CART 3493 e CCAÇ 12
Casal Sousa de Castro e Conceição, com a simpática esposa de Acácio Correia, Maria Antónia
João Paulo Dinis, Locutor da Antena 1 - Fez o programa das Forças Armadas na Guiné que se intitulava "O PIFAS" 
ao centro

 ex. Cap A. Pereira da Costa,  em amena cavaqueira








4 comentários:

SOL da Esteva disse...

Sousa de Castro

Uma boa Reportagem a merecer parabéns.

Abraços

SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.pt/

Carlos Pinheiro disse...

Até agora, de todos os "repórteres" e eram muitos, foi a melhor reportagem que já vi. Estão de parabens como de parabens estão or organizadores de mais este Grande Encontro da Tabanca Grande.Quehaja saude para que tudo se repita em 2013.
Um abraço
Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Tabanca Grande sempre em acção.
Muito bem feita esta reportagem.
Espero que o convívio tenha sido "belíssimo" e que para o ano haja mais.
Viva!
CCAÇ 4540
Ranger Santos
www.umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

Hélder Valério disse...

Caríssimo amigo e camarada das Transmissões, deixa-me dar-te os parabéns por esta foto-reportagem. Ela ilustra de modo global como correu este VII Encontro: convívio à volta das 'entradas', apresentação do livro do Idálio vendo-se vários camaradas a folhear com todo o interesse, vêm-se conversas a dois e a mais. Foi assim que se foi tentando aproveitar o tempo para trocar ideias e tentar falar com amigos que só se conhecem das fotos e dos textos.
Eu próprio gostei de falar com o "avozinho Moreira", só lamento não termos tido mais tempo mas isso era quase impossível.
Parabéns.
Abraço
Hélder Sousa