Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

P226 - BOAS FESTAS AO COLECTICO DA COMPANHIA DE ARTILHARIA 3494 - BOM NATAL E UM ANO DE 2015 COM MUITA SAÚDE - (Jorge Araújo)


Caríssimo Camarada Sousa de Castro

Os meus melhores cumprimentos.

Espero que tenhas passado um óptimo dia de aniversário.

Entretanto, e porque o relógio do tempo não pára, aproveito agora para te enviar esta mensagem de BOAS FESTAS, desejando-te um SANTO NATAL e um melhor ANO NOVO, com muita saúde, extensiva a todos os teus familiares.

Para os outros membros do nosso blogue, e leitores assíduos, seguem iguais votos, enquadrados por uma pequeníssima narrativa histórica relacionada com os três NATAIS da CART 3494, contabilizados durante a sua Comissão de Serviço no CTIG.

Com um forte abraço.

Jorge Araújo.

16DEC2014.
GUINÉ
Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974)
BOAS FESTAS
AO COLECTICO DA COMPANHIA DE ARTILHARIA 3494
- BOM NATAL E UM ANO DE 2015 COM MUITA SAÚDE -


IINTRODUÇÃO
- Memórias do passado que são presente – o NATAL
Há quarenta e três anos atrás, ou seja, em 22 de Dezembro de 1971, 4.ª feira, no Cais da Rocha, em Lisboa, a tripulação do N/M NIASSA aguardava, para nova viagem ultramarina até ao Cais do Pidjiguiti, em Bissau, a chegada de mais algumas centenas de jovens milicianos nascidos maioritariamente no ano de 1950. A bordo estaria um novo contingente militar mobilizado para cumprir a sua missão no CTIGuiné, pelo menos por um período de dois anos.
Por volta do meio-dia, esse contingente metropolitano organizado em Batalhão [BART 3873 // CCS + CART 3492; CART 3493 e CART 3494] e, ainda, a Companhia Independente CART 3521, formadas em Vila Nova de Gaia [Serra do Pilar] no Regimento de Artilharia Pesada n.º 2 [RAP 2], depois de cumpridos todos os procedimentos oficiais, seguiu o seu destino, traçado pelo Estado-Maior do Exército, despedindo-se pela última vez de familiares e amigos presentes ao acto, acenando-lhes e ecoando em uníssono, com a intensidade e amplitude vocal possível de cada um naquela ocasião, «Adeus… Adeus… Adeus; até ao meu regresso!».
A viagem demorou uma semana, com a chegada a verificar-se em 29 de Dezembro de 1971, a escassos dois dias de nascer um novo ano.
Porque o regresso só aconteceu em Abril de 1974, o tempo total contabilizado pelo nosso efectivo no território da Guiné foi superior a vinte e sete meses e meio, ultrapassando largamente o inicialmente previsto. Este período de tempo acabaria por ser considerado de “record de presença” durante o conflito militar [1963-1974].
Deste modo, foram três as Quadras Natalícias que a maioria de nós gravou no seu diário. A de 1971, a bordo do N/M Niassa; a de 1972, no Xime, e a de 1973, em Mansambo.
Recordo, neste contexto, através de algumas imagens recuperadas do baú de memórias, cada um desses momentos, com excepção da viagem marítima de que não possuo qualquer prova, na medida em que não embarquei nesta data.
Por essa razão, se algum dos camaradas que fez esta viagem tiver alguma foto, independentemente da Unidade a que tenha pertencido… faça o favor de a(s) divulgar. O colectivo agradece.
1.º NATAL –> 1971 = A BORDO DO N/M NIASSA

2.º NATAL –> 1972 = NO AQUARTELAMENTO DO XIME
Foto 3 – Xime - Natal/1972. Mesas de militares da CART 3494, com excepção do 2.º GComb que, comandado pelo Alferes José Araújo [1946-2012] e pelos Furriéis Luciano de Jesus e Benjamim Dias, estava deslocado no Destacamento do Enxalé, margem direita do Rio Geba, em frente ao Xime.



3.º NATAL –> 1973 = NO AQUARTELAMENTO DE MANSAMBO






Termino, enviando a todos os tertulianos, e aos leitores assíduos deste blogue, uma MENSAGEM DE BOAS FESTAS, em particular aos camaradas Fantasmas do Xime, mui dignos ex-combatentes da CART 3494 no CTIGuiné, nos já distantes anos de 1971-1974. Ao Sousa de Castro [o nosso Editor permanente], vai também uma palavra de agradecimento pelo seu abnegado trabalho de nos trazer informados, ordenando as diferentes memórias que lhe chegam.
QUE TENHAM UM BOM NATAL
E UM ANO DE 2015, DIFERENTE PARA MELHOR,
COM MUITA SAÚDE E FELICIDADE.
Com um forte abraço,
Jorge Araújo.

16DEC2014.

Sem comentários: