Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

Calcule seu Peso Ideal
Sexo: M F
Sua altura: m
Segure seu punho com o indicador e o polegar da outra mão. Seus dedos se tocam?
Não Sim, justos Sim, e sobram

segunda-feira, 25 de março de 2013

P170 - Fur. Milº Lino do 20º Pelotão de Artilharia, XIME 1972/74



Ex. Furriel Milº Manuel Filipe Lourenço Lino, é mais um combatente que passou pela Guiné, pertenceu ao 20º Pelotão de Artilharia, esteve no XIME entre AGO72 a JUL74, era responsável pelos OBUSES. 
Espera participar no próximo convívio que se realiza na 1ª semana de Junho de 2013 na zona Amarante/Felgueiras.

- Troca de E-mails, o último com data de: 24 de Março de 2013

                                                  
2. Boa tarde Castro

Obrigado pelo teu email, e as minhas desculpas por só agora retribuir a resposta, mas entretanto andei a vasculhar pelos baús, à procura de algumas fotos que pudesse ter dos cerca de 8 meses que passei com a CART 3494.  
Encontrei realmente algumas, mas a qualidade não será a mais famosa pelo passar dos anos. No entanto é sempre muito bom recordar velhos camaradas daqueles tempos do Xime. Recordo-me do nome de alguns, de outros não, quando os vir pessoalmente não reconhecerei nenhum com certeza, pois já passaram "uns" anitos e agora estamos um bocadito mais entradotes!

Email manuel.mlinus@gmail.com 
Um abraço e espero poder estar convosco num próximo encontro.
Manuel Lino
Fur Milº 20º Pelotão de Artilharia


1. No dia 12 de Fevereiro de 2013 à7 20:27, Cart 3494 <cart3494@gmail.com> escreveu:

Caríssimo companheiro d’armas, Manuel Lino,

Sou o editor do blogue da http://cart3494guine.blogspot.pt/ ex. 1º cabo radiotelegrafista da CART 3494 do BART 3873, António Castro.

Muito agradecido pelo comentário no blogue, que também é teu por direito onde poderás escrever tuas memórias e publicares fotos.
Pelo comentário, depreendo que ficaste com a CCAÇ 12 até ao final, quando em Março/Abril de 73 fomos para Mansambo, passas-te uns maus bocados no XIME!... como deves calcular, não me recordo mesmo nada do teu nome, outros irão com certeza lembrar-se! Passaram muitos anos.
Sim, podes e deves participar no nosso próximo encontro que irá realizar-se na 1ª semana de Junho, para os lados da LIXA ou Felgueiras, será o XXVIII, para tal manda-me teu nome completo,  endereço, nº. Telefone, TM para actualizar o nosso ficheiro para futuros contactos, também, uma foto da época e outra actual acompanhada de uma “Estória”  vivida na Guerra para publicação no blogue. Bom!... Estória já temos este comentário, mas está à vontade para partilhares connosco as tuas vivências passadas na Guiné , fotos e tudo que achares interessante para o enriquecimento do nosso blogue.

Por outro lado quero convidar-te e apadrinhar a tua entrada na tertúlia de ex. combatentes da GUINÉ, “Tabanca Grande”, aqui: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/
É um blogue muito rico em conteúdo relacionado com vivências, memórias, fotos e muito mais, como poderás verificar. Somos uma família de 605 ex. combatentes da Guiné, já realizamos VIII encontros/convívios. O custo de entrada não é mais que fazeres a tua apresentação acompanhada de duas fotos, uma actual e outra da época, partilhando uma estória acompanhada com fotos se assim o desejares, relacionada com tua passagem pela Guiné. Só!

Pronto! por agora é só.
Deixo-te um abraço, na certeza que irás aceder a esta grande família.

António M. S. Castro, TM 963673628
ex. 1º cabo radiotelegrafista da CART 3494


COMENTÁRIO do ex, Fur. Milº Art. Manuel Lino, no blogue da CART 3494

Caríssimos Camaradas.

Pelas voltas no Google onde procurei o Xime, vim encontrar o blogge da Cart 3494. Contente com isso, foi de ler e ver as fotos por aqui publicadas, onde me levaram a recordar todos os momentos passados por lá, os bons e os maus.
Antes de continuar, quero deixar um abraço do tamanho do mundo que espero seja recebido onde Deus o tiver, ao Sousa Pinto, que acabei de saber do seu falecimento pelos comentários do Araújo.
Eu sou o ex Furriel Milº de Artª Manuel Lino do 20º Pelotão de Artilharia. Cheguei ao Xime em Agosto de 1972, creio que pouco tempo depois da chegada do agora cor. na reserva, Pereira da Costa. Pertencendo ao Pel. de Artº e sendo de rendição individual, não posso esquecer como sempre fui acolhido pela Cart 3494, e deixo desde já um abraço a todos.
Com pena minha, não recordo os nomes de todos os camaradas, mas vendo as fotos vão surgindo alguns escondidos na memória. No meu pelotão estava o alferes Viegas e o furriel Pacheco. Vários furriéis, o Godinho, Carda, Ponte, Araújo, Sousa Pinto entre outros.
Na minha praxe, lá me fizeram assinar um “documento”, na enfermaria, onde declarava não ter determinado tipo de doenças. Claro que paguei 2 garrafas de Dimple para o pessoal, além de que o cap me perguntou se eu era da metrópole, logo metropolitano e sendo assim, lá fui para debaixo de uma mesa na messe de sargentos fazer o trajecto de “metro” até Bambadinca, apitando e fazendo paragem em todas as estações. Coisas pela qual os piras tinham que passar.
Bons e maus momentos foram passados no Xime, estive convosco, cart 3494 até à substituição pela CCac 12 até Julho de 1974.
Tenho algumas fotos da época que poderei colocar.
Se houver algum encontro, terei o maior prazer em poder estar presente.
O meu email é; manuel.mlinus@gmail.com

Um abraço a todos os camaradas
Fur. Lino


Em anexo junto algumas fotos:


Chegada ao XIME em AGO72 - "A SER PRAXADO" da Esq para Drtª Furrieis: Neves, Domingues, Oliveira, Ferreira, Godinho, Lino e Alf. Viegas

Fur. Ponte, Fur. Lino e Alf. Gomes

Fur. Lino, Alf. Viegas do 20 Pel. Art. e Alf. Gomes

Furrieis, Oliveira (vagomestre), Lino e Sousa Pinto

Fur. Lino, Alf. Gomes e Fur. Carda

Alf. Gomes, Fur. Lino, Alf. Viegas, fur. Araújo e fur. Sousa Pinto
 
Repasto, Oficiais e Sargentos

20º Pel. Artª

 XIME, AGO72 [A ser Praxado] Furrieis, Lino e Pacheco, Alf. Viegas e Pereira e
Cap. Pereira da Costa

Fur. Lino no "OBUS 10,5"

Fur. Lino e Fur. Godinho

Alf. Gomes e Fur. Godinho

Málá (picador) e Fur. Lino
Frur. Lino, Alf. Viegas e Fur. Pacheco


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Camarada Lino,

Antes de mais, recebe um forte abraço pelo teu regresso ao seio dos Fantasmas do Xime (CART 3494).

A tua síntese histórica e as imagens acima fez-me recordar alguns dos momentos vividos em 1972/73 no Xime.

Entretanto, sem prejuízo de outras notícias que iremos continuar a cruzar neste espaço colectivo, aproveito a oportunidade para indicar os nomes daqueles que não foram identificados nas fotos (da esquerda para a direita:

- foto 1: furriéis Neves, Domingues, Oliveira. Ferreira, Godinho, Lino e Alf Viegas.
- foto 4: furriéis Oliveira, Lino e Sousa Pinto.
- foto 6: Alf Gomes, Fur Lino, Alf Viegas, Fur's Araújo e Sousa Pinto.
- foto 9: Fur's Lino e Pacheco, Alf's Viegas e Pereira e Cap. Pereira da Costa.

Até breve,

Jorge Araújo.