Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

P432 - Para o colectivo da CART 3494; BOAS FESTAS QUE TENHAM UM ÓPTIMO NATAL E UM MELHOR ANO NOVO, COM MUITA SAÚDE. Jorge Araújo 22DEC2022

Mensagem De Jorge Araújo com date de: 23/12/2022

 Caro Camarada Sousa de Castro.

 Boa tarde.

Espero que estejas de óptima saúde, assim como todos os teus familiares mais próximos.

É com algum atraso, em relação ao que seria suposto, que te envio a minha MENSAGEM DE BOAS FESTAS para o colectivo da CART 3494, elaborada a partir duma viagem que fizemos à cidade de Al Ain, situada a cerca de 130 de Abu Dhabi.

Uma segunda parte será enviada oportunamente.

Que tenhas um Santo Natal e um melhor Ano Novo, com muita saúde, é o que mais desejo.

Um abraço,

Jorge Araújo.


GUINÉ

Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494

(Xime-Mansambo, 1972/1974)


MEMÓRIAS CRUZADAS COM 50 ANOS DE INTERVALO:

UMAS EM TEMPO DE GUERRA, NO XIME (GUINÉ), EM 1972; OUTRAS EM TEMPO DE PAZ, EM AL AIN (ABU DHABI), EM 2022



PARTE I

1.   – INTRODUÇÃO

Em recente deslocação a Al Ain, uma cidade pertencente ao Emirado de Abu Dhabi, conhecida como a “Cidade Jardim”, e a quarta maior do território dos Emirados Árabes Unidos (EAU), depois do Dubai, Abu Dhabi (a capital) e Sharjah, encontrei na geografia local uma das razões (e a inspiração!) para a elaboração da presente narrativa, a partilhar no blogue da “família militar da CART 3494”, no âmbito da actual Quadra Natalícia, tendo por comparação as memórias registadas em 1972, na região do Xime, em contraponto com as actuais experiências vividas, em tempo de paz, em território da Península Arábica.

Foi neste contexto que surgiu o título acima, que identifica apenas o conteúdo desta Parte I, uma vez que a segunda, a elaborar proximamente, será do tipo “reportagem” do que foi um fim-de-semana passado em Al Ain, a cidade onde alguns acreditam ter nascido o Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan (1918.05.06-2004.11.02), fundador dos Emirados Árabes Unidos, em 02 de Dezembro de 1971… fez agora 51 anos.

Para melhor enquadramento do seu território convém referir que Al Ain é a maior cidade do interior dos Emirados, onde as suas principais rodovias, que ligam Al Ain, Abu Dhabi e Dubai (ver mapa acima), formam um triângulo geográfico no país, estando cada cidade a aproximadamente 130 quilómetros entre si.

No que concerne aos “Oásis” da cidade, visitas previstas no roteiro da viagem, uma placa


colocada numa das avenidas arborizadas conduziu-nos ao «Al Ain Oásis». Adjacente a este existia também o Museu Nacional de Al Ain e o Forte do Sultão Bin Zayed, que também visitámos.

Antes de mais, é relevante acrescentar que o «Al Ain Oásis» é Património Mundial da Unesco. Depois de concluída a implementação do seu projecto global, a autoridade de Turismo e Cultura de Abu Dhabi decidiu abrir o «Oásis» aos visitantes, organizando um roteiro da visita completo, de modo a ajudar a compreender melhor o significado e as muitas lições que daí se poderão tirar. Em cada passeio pelo «Oásis», o visitante logo se apercebe que um «Oásis» não é apenas um palmeiral (conjunto de palmeiras), mas também um ambiente desértico completo. Incorpora arquitectura, conhecimento interdisciplinar, comportamento social e práticas tradicionais, que são fundamentais para garantir a sua vida.

Este projecto é de baixo impacto ambiental pois permite que cada um aprenda, observe e interaja, respeitando a integridade cultural do mesmo.

Quanto a nós, e para além disso tudo, no final da visita os nossos olhos viram mais além… fazendo-nos recuar cinquenta anos (meio século) como são os exemplos abaixo.


2.   – FOTOGALERIA COM 50 ANOS DE INTERVALO

NO XIME (1972)





Foto 1 – “Oásis” do Xime, em contexto de guerra.




EM AL AIN (2022)




























































































































Foto 9 – Porta d’Armas do Aquartelamento do Xime.






























































BOAS FESTAS

QUE TENHAM UM ÓPTIMO NATAL E UM MELHOR ANO NOVO,

COM MUITA SAÚDE.

 

Jorge Araújo

22DEZ2022


Sem comentários: