Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

domingo, 16 de junho de 2024

P444 - "Mazarefes - Viana do Castelo: Uma Homenagem Duradoura aos Combatentes do Ultramar

A Freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, assinalou um momento histórico no dia 15 de junho de 2024 com a inauguração do seu monumento dedicado aos Combatentes do Ultramar. Esta iniciativa visa perpetuar a memória e homenagear os militares da região que, com abnegação, serviram a Pátria.

A solenidade foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre. O evento contou com a ilustre presença de José Maria Costa, Vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, do Comandante da GNR de Viana do Castelo, do Pároco de Mazarefes – que proferiu a bênção do monumento –, da Delegação do Núcleo dos Comandos de Viana do Castelo, da Liga dos Combatentes (delegação de Viana do Castelo), da Associação dos Combatentes de Barroselas e dos membros da Junta da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.

A Companhia de Sapadores de Viana do Castelo, através de uma das suas secções, assegurou as honras militares à cerimónia e a todos os combatentes, em vida e em memória.

No seu discurso, o Presidente da Junta expressou profunda gratidão pela presença de todos, com um agradecimento especial à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, pelo contributo fundamental para a concretização da obra. Reafirmou que este monumento é um justo tributo aos valorosos Militares do Ultramar, cuja inauguração coincide de forma significativa com o cinquentenário da Revolução dos Cravos (25 de abril de 1974).

Entre os vários intervenientes, destacou-se a alocução do Arq. Luís Nobre, que sublinhou o impacto duradouro da guerra travada entre 1961 e 1974 nas vidas dos militares e seus familiares. A mensagem unânime entre todos os oradores foi a imperativa necessidade de jamais esquecer os antigos combatentes.

Como símbolo de reconhecimento, um PIN alusivo ao monumento foi entregue a todos os antigos combatentes locais presentes. As festividades foram abrilhantadas pelo Rancho Folclórico de Vila Nova de Anha, que encerrou a celebração com chave de ouro.

Junho de 2024"

SdCastro

 Bênção do monumento

Foto-Galeria 








 
 
Fotos: Sousa de Castro

segunda-feira, 10 de junho de 2024

P443 - RESCALDO DO 37º CONVÍVIO DA CART 3494 REALIZADO NO QUARTEL DA SERRA DO PILAR (EX. RAP-2) VILA NOVA DE GAIA

Rescaldo do 37º encontro da CART 3494 em Vila Nova de Gaia

No passado dia 08/06/2024 foi o dia da celebração do cinquentenário da chegada da guerra Colonial da Guiné da CART 3494.

A cerimónia teve lugar na Unidade Mobilizadora do BART 3873 [composto pelas companhias operacionais; CCS Em Bambadinca, CART 3492 no Xitole, CART 3493 em Mansambo e CART 3494 no Xime] o Regimento de Artilharia Pesada – 2, hoje com o nome de: “Quartel da Serra do Pilar” em Vila Nova de Gaia.

Depois da receção de boas vindas, cumprimentos, abraços e beijinhos e posta a conversa em dia, procedeu-se a uma singela homenagem aos mortos em combate junto do monumento, com a deposição de uma coroa de flores, sem esquecer os 39 camaradas, dos quais temos conhecimento, que deixaram a vida terrena após o término da guerra. Os toques adequados para o efeito foram a cargo da Unidade.

Após a cerimónia seguimos até a um Restaurante em Matosinhos "Restaurante Mariazinha" onde foi servido um excelente repasto. Muita animação e alegria em todos os intervenientes, reviveram-se Estórias da época, relembraram-se operações muito delicadas em que perdemos 4 camaradas e também muitos feridos em combate, mesmo assim não faltou animação e muita alegria, na certeza de que para o próximo ano estaremos todos juntos e mais alguns para celebrar os 51 anos da nossa chegada. O repasto todos foram unânimes, estava muito bom! Nada a apontar.


Também tivemos discursos de circunstância referente aos tempos passados na guerra da Guiné. Por último não houve grande dificuldade em arranjar um novo timoneiro para levar a cabo o próximo encontro, assim sendo, o ex. Fur Miº Infª António Bonito, (foto ao lado) prontificou-se uma vez mais a levar a bom porto esta tarefa e nos convidar para no dia 07 de junho de 2025 levar-nos até à zona entre Figueira da Foz e Montemor O Velho para o encontro anual, será o 38º.

Nota final:

Lamentamos a falta injustificada de pelo menos 7 presenças confirmadas, a organização devido ao espaço limitado teve de recusar alguns camaradas que tinham vontade em participar, portanto camaradas, temos de ser rigorosos com nós próprios, cumprir com a data limite imposta pela organização para confirmação. Como sabem, estas coisas acarreta despesas.

Vamos lá camaradas cuidem-se, muita saúde para estarmos juntos no próximo ano. Muita força e saúde da boa!

Junho 2024

FOTO-GALERIA

 
















Créditos: Fotouige e Sousa de Castro