A Freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, assinalou um momento histórico no dia 15 de junho de 2024 com a inauguração do seu monumento dedicado aos Combatentes do Ultramar. Esta iniciativa visa perpetuar a memória e homenagear os militares da região que, com abnegação, serviram a Pátria.
A solenidade foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre. O evento contou com a ilustre presença de José Maria Costa, Vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, do Comandante da GNR de Viana do Castelo, do Pároco de Mazarefes – que proferiu a bênção do monumento –, da Delegação do Núcleo dos Comandos de Viana do Castelo, da Liga dos Combatentes (delegação de Viana do Castelo), da Associação dos Combatentes de Barroselas e dos membros da Junta da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
A Companhia de Sapadores de Viana do Castelo, através de uma das suas secções, assegurou as honras militares à cerimónia e a todos os combatentes, em vida e em memória.
No seu discurso, o Presidente da Junta expressou profunda gratidão pela presença de todos, com um agradecimento especial à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, pelo contributo fundamental para a concretização da obra. Reafirmou que este monumento é um justo tributo aos valorosos Militares do Ultramar, cuja inauguração coincide de forma significativa com o cinquentenário da Revolução dos Cravos (25 de abril de 1974).
Entre os vários intervenientes, destacou-se a alocução do Arq. Luís Nobre, que sublinhou o impacto duradouro da guerra travada entre 1961 e 1974 nas vidas dos militares e seus familiares. A mensagem unânime entre todos os oradores foi a imperativa necessidade de jamais esquecer os antigos combatentes.
Como símbolo de reconhecimento, um PIN alusivo ao monumento foi entregue a todos os antigos combatentes locais presentes. As festividades foram abrilhantadas pelo Rancho Folclórico de Vila Nova de Anha, que encerrou a celebração com chave de ouro.
Junho de 2024"
SdCastro
Foto-Galeria