Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

domingo, 22 de março de 2009

P29: SITUAÇÃO DE RISCO ELEVADO - CART 3494 ( Xime, 10 de Agosto de 1972)


Campa em Bambadinca do José Maria da Silva Sousa
Foto do arquivo do 1º. cabo condutor auto - Abílio Soares Rodrigues

XIME 1972

CART 3494: 10-08-1972. A companhia neste dia recebeu instruções para uma operação no MATO-CÂO através do rio Geba em lanchas e depois entrar no mato e seguir então para MATO-CÃO. O Major de Operações, achou que teria tempo em levar a cabo a operação antes de passar o "MACARÉU". Segundo testemunhos, tinha sido avisado por quem conhecia as marés naquele rio, que seria muito arriscado sair. (Macaréu, Sm. Sublevação brusca das águas, que produz em certos estuários no momento da cheia e que progride rapidamente para as nascentes sob forma violenta, capaz de fazer estragos em pequenas embarcações). Mesmo assim, entendeu, que haveria ainda tempo de passar o rio, antes da chegada do Macaréu. Os pelotões envolvidos nesse patrulhamento não tiveram outra alternativa senão obedecer. Os soldados pela experiência adquirida sabiam que uma desgraça poderia acontecer e dá-se aquilo que todos esperavam, não se pôde evitar, são apanhados pelo Macaréu.

A embarcação virou, e então, cada qual tenta desenrascar-se como pôde do perigo de morrerem afogados, muitos não sabiam nadar, depois com todo peso de armamento que transportavam, para além da farda que envergavam, viram-se e desejaram para se safarem, mas nem todos o conseguiram, assim, desapareceram três camaradas. Um deles apareceu no dia seguinte. Foi o Soldado, José Maria da Silva Sousa, residia em Trofa Velha - Bougado (Santiago) concelho da Trofa , foi sepultado em Bambadinca, conforme foto anexa, Manuel Salgado Antunes, casado, natural de Quimbres, S. Silvestre -  Coimbra  e o terceiro Abraão Moreira Rosa, natural da Aguçadoura, Póvoa de Varzim os dois últimos não mais apareceram. O pessoal da companhia desdobraram-se em esforços tentando encontrar os que desapareceram, mas em vão.

Sousa de Castro
2006-09-26

Ved. Post.: http://cart3494guine.blogspot.com/2009/02/fotografia-da-campa-do-nosso-camarada.html

 Recebi mensagem, datada de 27MAI2011 do ex. Maj Art. Henrique A. B. Jales Moreira (Chefe da SECOPINFO do BART 3873) hajalesmoreira@gmail.com com a seguinte informação:



Caro Sousa de Castro:

Sobre os mortos e desaparecidos no desastre do Rio Geba :
1 - Estão perfeitamente identificados ao nossos Soldados mortos por afogamento no Rio Geba em 10 de Agosto de 1072. São :


O Soldado ABRAÃO MOREIRA ROSA ;
É natural de QUIMBRES - S. SILVESTRE - COIMBRA.
Não deixou descendentes. Os Pais já faleceram ;
Reconhecemos um irmão e uma sobrinha.
À Rua aonde moram, foi dado o nome do nosso Soldado falecido.


Dos Soldados MANUEL SALGADO ANTUNES natural da Póvoa de Varzim e
JOSÉ MANUEL da SILVA e SOUSA natural de Santo Tirso,
não conhecemos as moradas e os laços familiares.
Seria uma grande ajuda descobrirmos essas ligações.
2 - Os 3 ou 4 DESAPARECIDOS, não constam da História da Unidade.
Não sei nada sobre os seus nomes.
Estou à sua disposição para quaisquer informações ou colaborações de que necessite.
Receba um abraço do
Jales Moreira.


- Recebi de imediato resposta, com toda razão que lhe assiste, do ex. Fur Mil. Art. António Espadinha Carda da CART 3494.
SC

Amigo Sousa e Castro em primeiro lugar um grande abraço e espero estar contigo no próximo dia 11 .


Vamos então ao assunto que me leva a escrever-te este mail sobre o afogamento dos nossos camaradas de armas no rio geba em primeiro lugar foram três e não quatro os desaparecidos por outro nunca podem ser três sepulturas mas sim só uma pois dois dos falecidos infelizmente nunca apareceram. só apareceu o corpo do Sousa que foi sepultado em Bambadinca

sem mais um grande abraço

E para desfazer algumas duvidas as dúvidas, transcrevo mensagem do ex. 1º cabo cozinheiro João Machado, dando assim por encerrado esta confusão. vd.Post 44
SC

Meus amigos vamos por isto a limpo no que diz respeito aos nossos camaradas mortos no rio Geba no dia 10-08-1972 (sim mortos! Não desaparecidos como se diz)

Ex. Sol . atir. nº. 1404495/71 Manuel Salgado Antunes desconheço a naturalidade.

Ao ex. sol . atir. Nº. 139899/71 Abraão Moreira Rosa era natural da freguesia de Aguçadoura do concelho da Póvoa de Varzim, e tem família viva inclusivé (esposa, embora casada novamente) E não de Quimbres. S. Silvestre. Coimbra  como o Sr. Jales Moreira diz.


Quanto ao ex. sol . atir . nº. 149913/71 José Maria da Silva e Sousa, era natural da TROFA - STO.TIRSO e tem familiares vivos , ver contactos.
IRMÃ:  MARIA ADALTIVA DA SILVA E SOUSA, NATURAL DE ALVARELOS STO. TIRSO, COM RESIDÊNCIA EM SANTIAGO DE BOUGADO, AV. TROFA VELHA -TROFA

SOBRINHA: OLGA (CONTACTO TELF. 252108879/252102260 TM 914341921 se a quiserem contactar, podem dizer que quem deu o contacto foi o ex. 1º cabo coz. da CART 3494, JOÃO MACHADO da PÓVOA DE VARZIM que a mesma deu-me a liberdade de o fazer.


OBS.: ESTES CONTACTOS JÁ FORAM DADOS POR MIM AO CAMARADA MANUEL DUARTE RIBEIRO DA CCS (companhia comandos e serviços) do BART 3873  PARA FORNECER A ALGUÉM!...

João Machado

Nova msg desta vez do ex. Fur Mil. António de Sousa Bonito que vem desfazer todas e quaisquer dúvidas na questão da naturalidade dos nossos camaradas da CART 3494 que ficaram no Rio Geba, Guiné em 10AGO1972.

Amigo S.Castro

Para tranquilizar certas vozes e com toda a certeza informo:

O soldado Manuel Salgado Antunes era natural de Quimbres/ S. Silvestre / Coimbra

Quando vim á " Metrópole " em Julho de 1972 visitei , juntamente com o 1ª Sargento Carlos Simões, os pais na residência
acima referida.
Inclusivamente a mãe mandou-lhe uma garrafa de Vinho do Porto que lhe entreguei ( finais de Julho )
Já tive oportunidade de falar com o irmão mais novo do Manel onde recordámos a tragédia.
Espero que,definitivamente, o assunto esteja esclarecido

António Bonito, ex Fur. Mil. Inf. CART 3494

Sem comentários: