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segunda-feira, 16 de março de 2009

P24: MISSÃO NA GUINÉ 1971 "O ASPECTO HUMANO DA GUINÉ"



Guiné - Xime 1972: O Sousa de Castro no seu posto de trabalho, operando o Rádio AN-GRC 9.
"O AN-GRC 9" foi o rádio com que operei durante mais tempo. Utilizamos também o "Racal" (TR - 28) para além do "AVP-1" © Sousa de Castro (2005)
Alguns dados curiosos retirados da monografia da Guiné editados em 1971 pelo Estado-Maior do Exército com o título MISSÃO NA GUINÉ. 

 Composto e impresso nas Oficinas Gráficas da SPEME. 


   O Rádio AN-GRC-9. Foto gentilmente disponibilizada pelo nosso camarada Afonso M. F. Sousa, que vive actualmente em Maceda, Ovar, ex-Furriel Miliciano de Transmissões da CART 2412; esteve na região do Cacheu (Bigene, Binta, Guidage e Barro), entre Agosto de 1968 e Maio de 1970.

             ASPECTO HUMANO 


    População 




     A população da Guiné era, segundo o censo de 1960, de 544.184 habitantes o que representava um aumento de 33.407 habitantes em relação ao censo de 1950. É característica na Província a diversidade étnica dos seus habitantes (3). Não falando já dos não autóctones – brancos, mestiços, cabo-verdianos e libaneses, na sua grande maioria – num total aproximado de 15.000, a população autóctone (nativa) guineense apresenta uma grande variedade de tipos, correspondentes a diferentes grupos étnicos (tribos), entre as quais as principais são: 

     - Balantas (quantitativo referido a 1962 – 150 000). 
    Habitam entre os rios Geba e Cacheu, com uma ramificação importante na região de Catió-Bedanda, no Sul da Província. Dotados de boa condição física, são trabalhadores, valentes, enérgicos, com grande força de vontade e viva inteligência. 
     Bons agricultores, vão buscar à terra, principalmente às regiões alagadas («bolanhas»), os meios de subsistência de que necessitam. Alimentam-se de arroz, azeite de palma, milho e mandioca; apreciam muito a carne, o peixe e os mariscos. 
     O gado bovino que possuem destinam-no às cerimónias de sacrifício dos ritos que acompanham os funerais («choros»). 
    Condenam o celibato. 
     Extremamente supersticiosos, acreditam na transfiguração da alma, atribuindo à feitiçaria todas as suas desgraças.
    Praticam o roubo, em especial de gado, com a consciência de um acto não criminoso, mas sim revelador da perícia própria da tribo. 
    São animistas. 

    - Fulas (Fulas-Forros e Fulas-Pretos) (120 000). 
    Os primeiros fulas a entrar na Província foram os fulas-forros, que subjugaram e escravizaram grande número de mandingas, a quem designaram por fulas-pretos
     De um modo geral, são hospitaleiros, considerando mesmo a hospitalidade como um dever sagrado. 
     Apesar da influência que o islamismo tem entre eles, praticam também o animismo. 
     Dedicam-se ao cultivo do arroz, sem grande entusiasmo, milho e amendoim e à pesca, à linha ou por envenenamento das águas. 
     Do gado que criam, considerando como um sinal de prestígio apenas aproveitam o leite para sua alimentação. 

     - Futa-Fulas (10 000). 
     Povoam grande parte da região do Boé. 
     Nos futa-fulas, originários do Futa Djalon, donde lhes veio o nome, não existe unidade de tipo, apresentando as mais diversas características, e, normalmente, a face marcada pr dupla incisão vertical que faz lembrar o n.º 11. 
     Consideram-se, em tudo, superiores aos restantes fulas. 
     De elevada estatura, argutos e inteligentes, dedicam-se à agricultura, à criação de gado e ao comércio ambulante. Alimentam-se de arroz, de «fundo» (tipo de cereal semelhante à alpista) e de toda a variedade de frutos. Comem carne, com excepção da do porco, e não bebem vinho por a sua religião (o islamismo) o não permitir. 
     São polígamos, embora predominem os casamentos com uma só mulher. 
     São islamizados. 

    - Manjacos (65 000). 
     Habitam a região compreendida entre o rio Cacheu e a ria de Mansoa e as ilhas de Jeta e de Pecixe. 
     São curiosos, astutos, dedicados, hospitaleiros, com perfeita compreensão dos   princípios morais e de justiça, preocupando-se em adquirir hábitos civilizados.  Têm certa tendência para o comércio e aptidão para as tarefas marítimas.           Dedicam-se ao cultivo do arroz, exploração de palmares, pesca e extracção do sal. 
     São animistas. 

    - Mandingas (60 000). 
     Habitam na região de Farim, Óio, Bafatá e Gabú. 
     São sóbrios, inteligentes, observadores, aguerridos, alegres e comunicativos.      Com preceitos morais que os colocam acima das outras tribos, admitem o regime de castas (nobres, ferreiros – com uma importância muito especial -, ourives, sapateiros, etc.). As profissões passam obrigatoriamente de pais para filhos e os casamentos só se realizam entre membros de famílias de nobres, ferreiros, ourives, sapateiros, etc. 
     Dedicam-se à cultura do milho, mas comercialmente o produto mais importante é a mancarra. 
     O islamismo não fez desaparecer entre eles as práticas animistas. 

    - Papéis (40 000). 
     Povoam a ilha de Bissau. 
     São aguerridos, enérgicos, decididos, desconfiados e nadas expansivos. 
     Tal como os manjacos, têm certa aptidão para as práticas marítimas.                Alimentam-se de arroz, mandioca, batata-doce, milho, «fundo» e peixe seco.    Dedicam-se à agricultura (arroz mancarra, em especial) e ao trabalho de carregador nos centros urbanos. 
     São animistas. 

    - Beafadas (13 500). 
     Habitam a região de Quinara. 
     Embora robustos, são indolentes por natureza. 
     Progressivamente islamizados, mantêm-se, ainda, agarrados às práticas animistas. 

     - Brames (Mancanhas) 12 500. 
     Vivem nos regulados do Có e Bula, na ilha de Bissau, na ilha de Bolama e na região continental fronteira a esta ultima ilha. 
     Têm grandes afinidades com os mandingas e fulas, de quem descendem por cruzamento. 
     São inteligentes e assimilam com facilidade os usos e costumes dos europeus. Consideram como delitos de somenos importância, quando não mesmo louváveis, o falso testemunho, as ofensas corporais, o estupro, a violação e o adultério. 
     Veneram o «Irã». 
     Dedicam-se, sobretudo, à cultura do milho e da mancarra. 

    - Bijagós (12 500). 
    Povoam o arquipélago de Bijagós. 
     São tímidos, belicosos e desconfiados. Vivendo constantemente no mar, são excelentes marinheiros. 
     Em questões de namoro e de casamento, a escolha é feita pela mulher, que os bijagós têm na conta de um ser superior. 
     São hábeis artistas na escultura da madeira e dedicam-se à pesca e à extracção do sal. 

     - Felupes (6000). 
     Habitam na região de Varela e Susana. 
     São fortes e ágeis, praticantes entusiastas do exercício físico. Bons atiradores de azagaia e flechas, cujas pontas envenenam, dedicam-se à caça. 
     São animistas. 
     Consideram falta muito grave a união da mulher felupe com um nativo de tribo diferente (4). 

    - Baiotes (5500). 
     Habitam ao norte do rio Cacheu, no extremo ocidental da Província. 
     Têm grandes afinidades com os felupes, pois constituem com eles o grupo étnico dos diolas
     A diferençá-los apenas existe um dialecto diferente e a sua distribuição geográfica. 
    São animistas. 

    - Nalus (5500). 
    Habitam as regiões do Tombali e de Cacine. 
     São pouco robustos e de estatura média. Muito individualistas, recusam-se a manter relações com as tribos vizinhas. Têm um conceito perfeito da justiça. Encontram-se em grande parte islamizados. 

    - Sossos (2000). 
     Constituem um ramo dos mandingas
     São islamizados e têm grandes afinidades com as populações fronteiriças.          
    Todos os grupos étnicos da Guiné praticam a poligamia, embora existam em maior percentagem lares monógamos. O maior número de lares monógamos encontra-se nos Felupes, Cassangas e Futa-Fulas, que atingem uma percentagem superior a 70%. 
     As menores percentagens de lares monógamos encontram-se entre os Beafadas e os Mandingas
     A poligamia praticada incide na bigamia. São insignificantes as percentagens de lares com mais de 4 esposas. 
     Entre as tribos guineenses existem para cima de 20 línguas e dialectos diferentes. 
     Introduzido pelos primeiros colonos e aceite facilmente pelos nativos, fala-se também o crioulo, que não é mais que uma mistura de palavras portuguesas (algumas muito antigas) e palavras das línguas e dialectos locais. 
     O crioulo permite aos nativos entenderem-se entre si. 
     O povoamento da Guiné é muito irregular, verificando-se serem regiões do litoral e as regiões vizinhas de Farim e Bafatá (os dois principais centros de comunicação da Província) as mais habitadas, e as do Boé e do sueste do Óio as menos habitadas.

    "MISSÃO NA GUINÉ" de: Estado Maior do Exército


    Sousa de Castro
    ex. 1º cabo radiotelegrafista CART 3494


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