Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 3 de julho de 2018

P350- - (Convívios) COMBATENTES DO ULTRAMAR, HOMENAGEADOS EM BARROSELAS - VIANA DO CASTELO

Mensagem recebida, hoje (03JUL2018) do sr. Manuel da Costa Pereira, correspondente em Barroselas do Jornal mais antigo de Portugal Continental e segundo do País "AURORA DO LIMA" fundado em 15DEC1855.


Amigo António Castro:
Para tua orientação mando-te o teor da notícia que vou enviar ao Jornal "Aurora do Lima" 



Homenagem aos Combatentes do Ultramar em Barroselas - Viana do Castelo, no dia 30 de junho de 2018




Mais uma vez a Comissão de Combatentes do Ultramar de Barroselas, homenageou os seus companheiros vivos e falecidos. Assim, no dia 30, último sábado do mês de junho, como é habitual, tiveram lugar as cerimónias, com o seguinte programa:
Às 10,30, hasteamento da Bandeira Nacional, no mastro junto do Monumento,
ex. Alf. Grad. Capelão Costa Pereira
seguindo–se a Eucaristia na Capela de S. Sebastião, concelebrada pelos Tenentes Capelães, Manuel Martins da Costa Pereira, pároco de Mujães (ex. Capelão do BART 3873 – Guiné DEC71/ABR74. Foto ao lado), Alípio Torres, de Vila de Punhe, Manuel Domingues, de Melgaço e ainda, o pároco de Barroselas, Padre José Domingos e o Diretor dos Missionários Passionistas, Padre Paulo Correia.
Na altura própria o Padre Costa Pereira, traçou uma profunda reflexão sob o tema: “Porquê a guerra?” Na qual deu alguns exemplos da inutilidade dos conflitos armados, focando em especial as vítimas da guerra colonial.
Recorde-se que de Barroselas, tombaram em Angola, quatro jovens, entre eles um primo do celebrante, Armando Pereira Lima. No fim daquele acto religioso, junto ao monumento, no largo dos Combatentes, Manuel Costa Pereira, lembrou o centenário do fim da Grande-guerra, lendo o nome dos vinte e sete naturais de Barroselas e o dos cinco de Carvoeiro, que na Flandres em França “Lutaram como leões” como escreveu um jornalista da época.
Depois com presença d 1º Sargento Comandante da Secção da GNR de Barroselas, do Presidente da Junta Rui Sousa e restantes do executivo, aquele militar, a presidente da Assembleia de freguesias Dr.ª Sofia Rosa e o Presidente da Comissão de Combatentes, Manuel Barbosa colocaram na base do Monumento uma coroa de flores, seguindo-se palavras proferidas pelo combatente Rogério Pereira, que depois de saudar os presentes, evocou os tempos de angústia vividos em Angola, para referir que a Comissão a que pertence, assumiu há dezoito anos o compromisso de todos os anos, último no Sábado de Junho, promover àquela homenagem e em cumprido. Os cânticos litúrgicos da Eucaristia e os toques de homenagem, foram da responsabilidade da Fanfarra do Agrupamento 85 dos Escuteiros de Barroselas. 
 
A CART 3494 do BART 3873 – Guiné DEC71/ABR74 – Xime, Enxalé e Mansambo, fez-se representar pelo veterano Sousa de Castro, ex. 1º cabo radiotelegrafista.


No final da cerimónia seguiram em caravana-auto até a um restaurante local onde foi servido um fantástico almoço.

Costa Pereira (membro da comissão organizadora)




Foto-Galeria:







Nesta foto, representando Angola, Guiné e Moçambique
 Edição: Sousa de Castro, Fotos de António Pereira e Sousa de Castro. Direitos reservados.

Sem comentários: