Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 6 de maio de 2019

P372 - EM BUSCA DE... 46 ANOS DEPOIS, O REENCONTRO COM O AMIGO QUE O SALVOU DE MORRER AFOGADO NO DIA 30 DE ABRIL DE 1973 NO RIO GEBA EM BANBADINCA - GUINÉ (Por: Sousa de Castro)

Da Esq. Drtª  José Dias e Alberto Couto
No dia 06 de Maio de 2019, Alberto D’Aparecida Couto, PEL CAÇ NAT 54 ex. 1º cabo Atr. Rendição individual, adido, primeiro, ao BART 2917 e mais tarde ao BART 3873. Seu filho, regressado das Caraíbas, onde trabalha, para umas curtas férias, mais sua Mãe se prontificou a satisfazer a vontade do Pai, deslocaram-se de Aldreu - Barcelos até ao Barreiro para se encontrar com o amigo e camarada d'armas José Augusto da Silva Dias, sol. maqueiro da CCS/BART 3873 que o salvou de morrer afogado, porque não sabia nadar, na travessia do rio Geba em Bambadinca no dia 30 de Abril de 1973 numa situação da canoa ter virado, lançando-se de imediato à água, correndo o risco de morte, trazendo-o para terra firme. Por esta acção recebeu um louvor do CMDT do BART 3873 António Tiago Martins. 
Emocionado me ligou para me dar conta da fantástica novidade, o reencontro com o amigo que tanto ansiava.


Susana Couto
Foi a concretização de um sonho que demorou 46 anos com muita ansiedade na tentativa de encontrar o amigo. Devido à persistência de sua filha Susana, quer através das redes sociais e outros meios de comunicação, conseguiu localizar o homem que o pai tanto ambicionava.
Emoção contagiante o encontro entre estes dois camaradas d'armas, palmilharam aquela terra avermelhada, partilhando as vicissitudes de uma guerra ao serviço do Estado Português. 
Momento único e feliz, como demonstram o vídeo e as fotos!


O que os familiares disseram:

- "Olá sr. Castro, O encontro do meu pai com o sr. Dias, aconteceu hoje (06/05/2019) o meu irmão levou-o até ao Barreiro. Só fiquei triste por não poder ter ido também, mas virá a oportunidade".  (Susana Couto)

- "Ainda bem que este dia chegou! Nosso pai tantas vezes dizia! Eu não quero morrer sem o encontrar, foi ele que me salvou! Graças ao esforço da nossa irmã juntamente com as outras pessoas que ajudaram! E a nosso irmão a disponibilidade de pegar no Pai e o levar ao sonho que já durava à 46 anos". (Conceição Couto)

Foto Galeria:








Um abraço aos dois,

Sousa de Castro

06 de Maio de 2019


6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Sr Castro!
O encontro do meu pai com o Sr Dias aconteceu hoje!o meu irmão levou-o lá aí ao Barreiro. Só fiquei triste por não puder ter ido também, mas virá a oportunidade!

Susana Couto

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Não é nada comigo, fiquei emocionado ao ver o pequeno vídeo! Teu pai tinha-me ligado a contar o sucedido. Fico feliz por vocês especialmente por ele.

SdCastro

Anónimo disse...

Isto sim saber dar o valor aos amigos pois os amigos servem para as boas e mas ocasiões um abraço para os 2 apesar de os não conhecer, mas para mim todos nós que andamos por estas províncias a combater são todos meus amigos porque também andei pela Guiné 70/72 saúde para a gente todos que ela já vai faltando devia ter sido um momento que os 2 nunca vão esquecer

Ildeberto Medeiros

Anónimo disse...

Ainda bem que este dia chegou! Nosso pai tantas vezes dizia! Eu não quero morrer sem o encontrar foi ele que me salvou!!!! Graças ao esforço da nossa irmã juntamente com as outras pessoas que ajudaram! E a nossa irmão a disponibilidade de pegar no Pai e o levar ao sonho que já durava à 46anos

Conceição Couto

Anónimo disse...

Muitos Parabéns.Eu sei valorizar esse reencontro muito bém, porque em 2012 sucedeu com cerca quarenta elementos da minha ccaç 2571, depois de termos regressado da Guiné em Junho de 1971,a partir daí já nos encontrámos de norte a sul do País, incluindo um passeio na Ria Formosa em 2014.Bom reencontro e Abraço para todos.

José Luis Sousa

pulpo969 disse...

Parabéns amigos,..nada se compara ao encontro de velhos amigos,ainda por cima ,quando havia um sentimento de gratidão ,para reconhecer,..Abraço aos dois