Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 21 de abril de 2020

P396 - COMUNICADO: Cancelamos a realização do XXXV encontro/convívio da CART 3494 que estava programado para o dia 06 de junho de 2020. NOVA DATA: 05 de junho de 2021


 

Camarada,

Tendo em conta a situação que estamos a atravessar devido á crise pandémica do novo CORONAVÍRUS Covid-19, decidimos cancelar o nosso encontro/convívio, para o bem da nossa saúde, que estava agendado para o dia 06 de junho 2020, assim entendemos marcar desde já o dia 05 de junho de 2021 a realização do 35º encontro/convívio, no mesmo local que estava programado, ou seja, em MONTEMOR-O-VELHO junto ao Castelo para comemorar os 47 anos da nossa chegada da Guiné.

Vamos vencer esta guerra, protege-te, fica em casa, lembra-te que somos de alto risco. Resistiremos!

21ABR2020
SdC


Último poste, 04ABR2020: [EFEMÉRIDES] FOI À 46 ANOS QUE A CART 3494 REGRESSOU DA GUINÉ, ONDE CUMPRIU 27 MESES DE COMISSÃO DISTRIBUÍDOS POR BOLAMA (IAO), XIME, ENXALÉ E MANSAMBO [03ABR1974/03ABR2020]

2 comentários:

Jorge Araujo disse...

Caríssimos Camaradas.

Boa tarde.

A propósito de “efemérides”:

Passaram, ontem (22Abr1972), quarenta e oito anos que vi a “passadeira rolante” chegar ao fim da pista. Impunha, desde logo, seguir em frente, em nome da vida.

Estou a referir-me ao meu “baptismo de fogo”, e dos camaradas do meu Gr Comb, o 4.º da nossa CART 3494.

Recupero algumas das ideias expressas nos P148 + P152 + P234, a que dei o título de: «Era uma vez uma estrada, palco de jogos de sobrevivência»... “O Jogo dos Possíveis”.

O dia 22 de Abril de 1972, sábado, será sempre um dia para recordar, particularmente por todos os ex-militares que constituíram a CART 3494, em especial por aqueles que viveram, conviveram e sobreviveram ao jogo do «gato e do rato» ou às «escondidas», como é comum definir-se o conceito de “GUERRILHA”, no léxico militar, como foi o caso dos elementos do 4.º Gr Comb. (...)

Nesse dia 22 de Abril de 1972, tudo passou, num ápice, do «faz de conta» a uma SITUAÇÃO REAL, em que a regra do “JOGO” era, então, a eliminação física do opositor ou dos opositores, por antecipação e perícia, num cenário que incluía, ainda, a variável designada, teoricamente, por «Sorte».

É que «sorte» não se pode prever... ACONTECE!

Na sequência do confronto (em que por três vezes foi tentado o assalto), o balanço da primeira grande batalha (emboscada) travada na Ponta Coli (Xime) pela CART 3494 foi de um morto, o nosso camarada furriel Manuel Rocha Bento [a única baixa em combate ao longo dos mais de vinte e sete meses de comissão, a quem prestamos a nossa sentida homenagem], dezassete feridos entre graves e menos graves e, por exclusão de partes, cinco dos militares saíram ilesos, sendo eu um deles. As viaturas, onde nos fazíamos transportar, não sofreram quaisquer danos significativos.

A funcionar como tampão de segurança ao tráfego rodoviário que circulava no troço «Xime-Bambadinca-Xime» e ao marítimo [Rio Geba] «Xime-Bissau-Xime», as várias gerações de ex-combatentes que cumpriram a sua missão ultramarina neste Aquartelamento sabem bem das dificuldades por que tiveram de passar. Algumas delas transformando-se em calvário permanente, pelas adversidades e desgostos produzidos, outras deixando marcas físicas e psicológicas insupríveis para o resto das suas vidas.

Fiquem bem... em “confinamento”. Votos de muita saúde.

Um abraço,
Jorge Araújo

lucio ferreira gomes disse...


=====================================================

"Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Portugal e um pais pobre... ignorancia faz parte da minha cultura portuguesa!
PORTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!"
In my in depth research, I observed that Portugal is in fact the most racist place on earth; especially toward African blacks! It's as if they have never seen a black person before and the Portuguese culture is not only backwards (as if you steped in a time machine and went to the year 1899) but the citizens where exceptionally ignorant. It was as if you were talking to a wall rather than a human being. The Portugee also seemed to be trapped in another dimension of space and time because they kept on talking and mumbling about the past rather than the present...it was pretty sad actually.
The racism today in Portugal and the xenophobic culture is not just promoted within, but exported to the host country where they may be living. Solely based on the evidence accrued, a social scientist may argue that Portugal seem to be experts in racism, especially in Canada and the U.S.

======================================================