Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

P144 - MSG de: Jorge Alves Araújo, ex Fur. Mil. Op. Esp./RANGER da CART 3494


MSG de Jorge Alves Araújo, ex. Fur. Mil. Op. Esp./Ranger da Cart 3494 com data de: 22FEV2012, fazendo a sua apresentação para entrada na Tabanca Grande "Luís Graça & camaradas da Guiné". 
Recordo, que para além de ter participado na maioria dos convívios da CART 3494, foi  responsável pela organização e realização do XII e XXIII convívio anual da CART 3494 que teve lugar no Hotel da Costa da Caparica (Costa da Caparica/Almada) no dia 27MAI1997 e  07JUN2008, respectivamente.

Actualmente, exerce actividade profissional a nível universitário, com uma prática docente de mais de duas décadas ligado ao ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), em Portimão, do Grupo Lusófona, onde, para além de leccionar diversas Unidades Curriculares, coordena o ramo de Educação Física e Desporto, da Licenciatura em Educação Física e Desporto.
SC
------------------//----------------

Caríssimo Castro,

Serve o presente para informar que enviei hoje para o blog do "Luis Graça & Camaradas da Guiné" a minha proposta de adesão à Tabanca Grande.
Se quiseres incluir este meu texto no blog da CART 3494, junto em anexo o mesmo conteúdo.

Um grande abraço,

Jorge Araújo.


GUINÉ
Jorge Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974)



Jorge A. Araújo, 2011
Jorge A. Araújo,1972
Cumprindo, tardiamente, a palavra dada no V Encontro Nacional realizado em Monte Real, em 26.Jun.2010, eis-nos à entrada da porta da TABANCA GRANDE esperando autorização para entrar.

Como manda a tradição, apresento a todos os camaradas que fazem parte desta já numerosa família de ex-combatentes na Guiné uma síntese daquela que é a nossa história de vida, em particular o «projecto militar», na medida em que ninguém é igual a ninguém; pois todo o Ser Humano é um estranho ímpar, como nos diz o poeta Carlos D. Andrade (1902-1987).

 CART 3494 bem representada no V encontro Nacional realizado em Monte Real no dia 26JUN2010
Da esq. para drt.: ex. FurMil. Jorge Araújo, Cor. Art. (na reforma) Pereira da Costa, 
ex. Alf.Mil. Acácio Correia. Ex. FurMil. Bonito e ex. 1º cabo radiot. A. Castro

Natural da Freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde nasci em 10.Nov.1950, concluímos o período da recruta, do Curso de Sargentos Milicianos, no R.I.5, nas Caldas da Rainha, em 26.Set.1971, tendo seguido de imediato para o Centro de Instrução de Operações Especiais (C.I.O.E.),em Lamego/Penude, a fim de aí completar a nossa formação militar.

Concluído este processo, que seria o principal requisito de Mobilização para um dos três cenários possíveis da Guerra Ultramarina, eis que somos colocados no Regimento de Artilharia Pesada n.º 2 (RAP2), depois RASP; em Vila Nova de Gaia (Serra do Pilar), instituição que aguardava pela nossa chegada para nos dar a notícia que eu, e todos nós à época, já adivinhávamos – a mobilização (para o C.T.I.Guiné).
Seguiu-se, depois, a informação de que pertenceria à Companhia de Artilharia 3494, a última das três Companhias Operacionais que constituiriam o contingente do Batalhão de Artilharia 3873, o qual iria render o BART 2917 sediado na região de Bambadinca, leste da Guiné, local situado na margem esquerda do Rio Geba.
Considerando que o período final de instrução, também designado por I.A.O. foi realizado em Bolama durante o mês de Janeiro/1972, e uma vez que não tínhamos ainda gozado a Licença de Mobilização, nos termos do Artº. 20º das NNCCMU, a inclusão na CART 3494 foi adiada, vindo somente a ser concretizada no XIME, dois meses depois.
Durante a Comissão de Serviço, que durou até Abril de 1974, alguns foram os episódios que jamais esqueceremos, pelas aprendizagens que produziram em nós, em função da natureza de cada uma delas.

 Da Esq. para Dir.; Cap. Art. A. Pereira da Costa, Ex. Alf. Mil. Guimarães??, ex Alf. Mil. Art. Serradas Pereira, ex. Alf. Mil. Art. Maurício Viegas e ex Fur. Mil. Op. Esp/Ranger, Jorge Alves Araújo.
(Foto do Ex. CMDT da CART 3494 Cap. Art. António Pereira da Costa, hoje (Cor. Art. na Reforma)
Desde logo a primeira a acontecer foi no dia 22.Abr.1972, sábado, pelas 08:30 horas, na emboscada sofrida pelo nosso G.C. (4.º) na Ponta Coli (Xime) e referida no post. P6669 pelo nosso ex-comandante Cap. Art. António José Pereira da Costa (Coronel de Artª. na Reserva), em que, num total de 23 elementos no terreno, as NT tiveram um morto (Furriel), dezassete feridos e, apenas, cinco ilesos, um dos quais fomos nós. 
Fur. Mil. Bento (morto em combate na emboscada na Pta Coli -Xime no dia 22ABR72)
 com o Fur. Mil Carda.
(Foto de: ex. Fur. Mil. Carda, com a devida vénia)
No próximo dia 22 de Abril fará quarenta anos que registámos e guardamos as imagens desse contexto. Oportunamente passaremos a escrito essas imagens, dando, assim, resposta ao desejo do nosso camarada e amigo Coronel Pereira da Costa. 
De referir que nessa mesma data se comemorou, em Portugal e no Brasil, a passagem do 472.º aniversário da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, conforme se prova na capa do Diário de Lisboa ao lado. São apenas meras coincidências. De referir, também, que esse mesmo dia 22 de Abril, mas de 1973, foi Domingo de Páscoa.
Seguiram-se outros episódios em que estivemos directamente ligados, cujas datas continuamos a lembrar: 10 de Agosto de 1972 (naufrágio no Rio Geba); 29 de Setembro de 1972 (ataque ao aquartelamento com armas pesadas, numa noite de intensa trovoada, dia em que o meu pai comemorou o seu 49.º aniversário); 01 de Dezembro de 1972, nova emboscada na Ponta Coli; 03 de Fevereiro de 1973, emboscada na Ponta Varela, entre outras.
Quanto ao presente, a nossa actividade profissional é a nível universitário, com uma prática docente de mais de duas décadas. Temos actualmente um vínculo institucional ao ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), em Portimão, do Grupo Lusófona, onde, para além de leccionarmos diversas Unidades Curriculares, coordenamos o ramo de Educação Física e Desporto, da Licenciatura em Educação Física e Desporto.
Realizamos o doutoramento na Universidade de León (Espanha) em 2009, em Ciências da Actividade Física e do Desporto, com a tese: «A prática Desportiva em Idade Escolar em Portugal – análise das influências nos itinerários entre a Escola e a Comunidade em Jovens até aos 11 anos».
Pelo exposto, espero merecer a confiança de todos os meus amigos ex- militares «atabancados».
Um grande abraço para todos, deste cidadão que é, apenas, uma partícula da terra.


3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimos camaradas,

A foto onde estão o Bento e o Carda foi tirada na Ponte sobre o Rio Udunduma, construída pela engenharia militar depois da antiga, que se vê ao fundo, ter ido pelos ares.
Foi nesse lugar que, algum termpo mais tarde e durante cerca de seis meses, fiz «turismo rural» na companhia de mais onze camaradas da nossa Companhia.
Se bem se recordam, na sequência da nossa mudança para Mansambo, ficámos com a responsabilidade de zelar pela segurança desta nova Ponte (saúde física!), e eu fui um dos seleccionados.

Um forte abraço.

Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Jorge Araujo:És sócio da AOE - envia mail para infosite@aoe.pt Um abraço ranger

Jose Manuel Almeida Guimaraes

Anónimo disse...

Caro José Guimarães,

Em resposta ao contacto, que agradeço, informo-te, com efeito, que não sou sócio da AOE.

Porém, fiquei sem saber qual a intenção do meu contacto com ela.

Aguardo esclarecimento.

Um abraço, igualmente RANGER,

Jorge Araújo.