Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

P27 - GRUPO DE COMBATE DA CART 3494 SOFRE 2 EMBOSCADAS NA PONTA COLI - XIME em 1972

EMBOSCADOS na Pta Coli - XIME 1972

- 22 de Abril 1972, 1º GR COMBATE 
- 01 de Dezembro de 1972, 4º GR COMBATE

Cor Art. na reserva
António J. Pereira da Costa
MSG. do Cor. Artª na reserva, António José Pereira da Costa (ex. Cap. Artª da CART 3494) com data de: 2009-03-22 ref. 1ª emboscada.

Cheguei à companhia na sequência da emboscada. Creio que seria bom sabermos o que se passou, porquê e como. Parece-me que foi um dos momentos cruciais da companhia. Terá havido outros. Quais? E os guias? Quem eram? Há grandes diferenças entre o Malan - velho - e o Mankaman - mais novo, mas com algo a esconder?
Quem tiver coisas para dizer que o diga. Um Ab.

Nota: Lembro que Cap. Artª António José Pereira da Costa comandou a CART 3494 desde Agosto de 1972 até Novembro do mesmo ano, tendo sido transferido para a CART 3567 Mansabá. Veio o Cap. Milº. Luciano Carvalho da Costa comandar a companhia desde Novembro de 1972 até o final de comissão (ABR74). Refiro também que a CART 3494 teve como 1º CMDT o Cap. de ART. Victor Manuel da Silva Marques, desde Dezembro de 1971 a Agosto 1972.

Fur. Mil. Bento (morto em combate em 22ABR72)
 com Fur. Mil. Carda. (Xime1972)
Foto de: António E. Carda
- O 1º GC sofre a primeira emboscada a 22ABR72, morreu em combate o Fur. Mil. Manuel da Rocha Bento, natural de Ponte de Sor, onde está sepultado e tivemos 19 feridos, 7 dos quais graves. 

Pelas qualidades de coragem e sangue-frio e desprezo pelo perigo, foram louvados em 23ABR72 pelo Exmo CMDT do CAOP 2;

- Fur. Mil. Manuel da Rocha Bento, a título póstumo.
- Fur. Mil. António Espadinha Carda.

 Louvados com o PRÉMIO DO GOVERNADOR DA GUINÉ por SUA EXA O GOVERNADOR E COMANDANTE-CHEFE, em 23ABR72

- 1º Cabo Manuel Amorim do Alto  
- Sol. Manuel de Sousa Monteiro


 

- Na segunda emboscada (01DEC1972) (4º GR COMBATE) tivemos 02 feridos graves e 02 ligeiros, capturamos 02 guerrilheiros, 01 Arma Automática "HK47" (Kalashnicov), 01 Lança Granadas de Foguete, para além de diverso material. Pela bravura demonstrada nesta accção, todo grupo de combate foi louvado pelo Exmo CMDT Militar em 22FEV73.

ex. Fur. Mil. Carda, 01DEC72 Xime
- Alf. Mil. António Joaquim Serradas Pereira
- Fur. Mil. Raul Magro de Sousa Pinto
- 1º Cabo Carlos José Pereira
- 1º Cabo Manuel de Sousa Freitas
- 1º Cabo Joaquim Olimpo M. Volta e Silva
- 1º Cabo António Augusto de Jesus Santos
- 1º Cabo Manuel de Medeiros
- Sol. Carlos Dias da Silva
- Sol. José Joaquim Terra
- Sol. Ricardo Silva de Nascimento
- Sol. Mário Rodrigues da Silva
- Sol. Luís dos Santos
- Sol. Manuel Gonçalves da Costa
- Sol. António Pereira Pinto
- Sol. Manuel Carvalho de Sousa
- Sol. Artur Silveira Sequeira
- Sol. Carlos dos Santos Monteiro
- Sol. Joaquim Moreira de Sousa
- Sol. Milícia Salo Balete



Na História do "BART 3873"

BAMBADINCA no 1º e 9º Fascículo Pág. 59 e 90 Alíneas d) Sub-Sector do XIME  está assim registado.

1.     (…) Em 260600ABR72 grupo IN emboscou a segurança da PTA COLI (01 GRCOMB da CART 3494). As NT e Artilharia do XIME pôs o IN em fuga.
Sofremos 01 morto (Furriel), 07 feridos graves e 12 ligeiros.
ex. 1º cabo cripto "Pinóquio" e
ex. 1ºcabo radiotelegrafista. A. Castro

 
  2.    (…) Em 010730DEC72 o grupo especial de «Bazookas» de COLUNA DA COSTA e o bigrupo de MAMADU TURÉ e PANA DJATA emboscaram na PTA COLI o 4º Gr Combate da CART 3494 que garantia a segurança ao tráfego da estrada XIME/BAMBADINCA. A emboscada foi conjugada com accionamento de 02 minas comandadas à distância. As NT sofreram 02 feridos graves e os guerrilheiros 02 capturados, perdendo 01 pistola, o1 espingarda automática, 01 L.G. Fog. E 02 granadas de origem soviética. É a segunda acção deste tipo que se desencadeia no lugar (a primeira verificou-se em 22ABR72), desde que o BART 3873 iniciou a sua comissão.

3. Curiosamente, tenho registado nas minhas notas pessoais uma referência a esta 2ª emboscada dizendo o seguinte:

(Estes dados, era baseado em conversas que nós nas TRMS tínhamos uns com os outros nomeadamente com os Op. Criptos).

(…) Dia 01/12/72 Emboscada preparada ao grupo de segurança da estrada Bambadinca/Xime, ás 07,30 horas GR IN de 52 elementos 04 sapadores, 05 armas ligeiras, morteiros e RPG.
Apoio aéreo eficaz. Capturados 01 feridos e 01 morto IN, 01 Kalashnikove (AK47), 01 pistola automática, 01 Roquete (LGF) e diverso material (granadas e carregadores). Sofremos, 02 feridos graves e 02 ligeiros (…)

Sousa de Castro

Nota: Recortes de imprensa, da revista do Exército da época, foto de Sousa de Castro

Vd. Posts: http://cart3494guine.blogspot.com/2010/05/p-67-actividade-da-cart-3494-do-bart.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimos camaradas,

A foto onde estão o Bento e o Carda foi tirada na Ponte sobre o Rio Udunduma, construída pela engenharia militar depois da antiga, que se vê ao fundo, ter ido pelos ares.
Foi nesse lugar que, algum termpo mais tarde e durante cerca de seis meses, fiz «turismo rural» na companhia de mais onze camaradas da nossa Companhia.
Se bem se recordam, na sequência da nossa mudança para Mansambo, ficámos com a responsabilidade de zelar pela segurança desta nova Ponte (saúde!), e eu fui um dos seleccionados.

Eis como ficou a antiga ponte (ver imagem em anexo).

Bom fim-de-semana para todos.

Um forte abraço.

Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Caríssimo camarada Sousa de Castro,
Os meus melhores cumprimentos,
Na sequência da leitura, e consequente reflexão, sobre os episódios desenvolvidos nos postes P9446 e P9457, divulgados no blog de Luís Graça & Camaradas da Guiné, cada um abordando a temática da «Ponta Coli», tomei a iniciativa de também escrever algo sobre esse local e sobre esse tema, particularmente o simbolismo que ele representa para todos os camaradas da CART 3494, por via das situações francamente difíceis que alguns de nós aí viveram, agora que estão passados já quarenta anos sobre o primeiro acontecimento.
Para além do exposto, outra razão fundamenta o sentido da nossa acção que se traduz no convite suscitado pelas dúvidas do camarada CMDT ex-Cap. Artª António José Pereira da Costa (agora Coronel na reserva), na sua MSG de 2009-03-22, em que manifestou vontade em saber o que se passou em concreto, uma vez que a sua nomeação para liderar a CART 3494 foi causa/efeito da emboscada do dia 22.Abr.1972.
Como fomos testemunhas directos nesse acontecimento, que influenciou o restante tempo da comissão de serviço como militares-combatentes no C.T.I.Guiné, não podia continuar passivo, perdendo sucessivas oportunidades de tornar público, na primeira pessoa, a descrição dos sons, das imagens e de mais alguns detalhes gravados na nossa memória de longo prazo.
Assim sendo, serve o presente para divulgar neste nosso blog a todos os camaradas da CART 3494 de que iniciei a sua redacção, tornando-a pública logo que fique concluída.
Esperem mais uns dias!
Entretanto, para poder enquadrar/ilustrar este meu texto, gostaria de contar com a V. colaboração, através do envio de fotos alusivas ao local.
Obrigado, e até breve.
Um forte abraço para todos os «Fantasmas do Xime».
Jorge Araújo.

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Caro amigo e camarada d’armas Araújo,
Passados 40 anos a nossa memória continua ainda mais viva que outrora, não sei porquê, mas… em qualquer conversa com amigos vem sempre à baila a Guerra colonial. A nossa geração que está a acabar lentamente, tem a obrigação moral de deixar aos que cá ficam alguma coisa relacionado com esta passagem da nossa da História que apesar de tudo já vai sendo feito alguma coisa em termos de a divulgar . Por outro lado devo dizer-te que aguardo ansiosamente pelo teu testemunho sobre a temática das emboscadas na “Ponta Coli” em que a nossa companhia se viu envolvida. Gostaria também que fizesses referência ao cognome de “Fantasmas do Xime” que a nossa CART 3494 herdou.
Dispõe das fotos do blogue da CART 3494 que achares convenientes para ilustrar o teu texto.

Um abraço de respeito e consideração,
A. Castro