Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 13 de março de 2012

P145 - Manuel Sousa, 2ª companhia da CCAÇ 4512, Guiné 1972/74, JUMBEMBÉM - FARIM, edita livro: "PRECE DE UM COMBATENTE"

 De: Manuel Sousa [mailto:mlrsousa@sapo.pt]                    
 Enviada: domingo, 11 de Março de 2012 15:09
 Assunto: Publicação de fotografia em livro


 Camarada Sousa de Castro:
 Sou também ex-combatente da Guiné.
 Acabei de escrever um livro sobre a vivência que tivemos naquele conflito armado.
 Para a sua ilustração tenho recorrido a algumas fotografias de camaradas que encontro em blogues.
 Assim estou a contactá-lo para lhe pedir autorização para inserir  no mesmo livro a fotografia do quartel de transmissões de Santa Luzia em Bissau, que junto em anexo, que encontrei no vosso blogue, o quartel onde estive nos últimos dias antes do embarque para a Metrópole, em Agosto de 1974.
 Se a fotografia não for da sua autoria, agradecia que me indicasse
 quem é o seu autor.
Quartel de TRMS em Bissau (Stª Luzia) 1972

Pode, se quiser, por curiosidade, ver alguns textos meus que integram este livro.
 Como exemplo procure no google: "manuel sousa Avé-Maria do Soldado"

 Um abraço
 Manuel Sousa


Citando CART 3494 <cart3494_xime@sapo.pt>:

 Boa tarde camarigo Manuel Sousa,
 Em resposta ao solicitado, devo dizer que esta faz parte de uma colecção de 5 ou 6 fotos oferecida por um amigo meu, já falecido, conhecido pelo nome de: 1º Sarg.TRMS, Caldas (José J. Caldas da Silva), em Bissau, no início do ano de 1972, altura em que eu fazia estágio de radiotelegrafista no Quartel em Stª Luzia, antes de rumar para o Xime (CART 3494 do BART 3873).
 Assim sendo não vejo inconveniente algum de a usar, mencionando somente a fonte de onde a tiras-te. Por outro lado gostaria que me informasses, qual a tua unidade e onde estiveste na Guiné, não serás
 um tal de Manuel Sousa da CART 3518 (Marados de Gadamael)? Inserido no blogue da "Tabanca Grande"
 Em anexo algumas fotos. http://cart3494guine.blogspot.com/

 Um abraço,

 Sousa de Castro
 ex. 1º cabo radiotelegrafista da CART 3494 do BART 3873, Guiné, Xime e
 Mansambo, JAN71/ABR74




Esclarecimento:


(...) Respondendo à tua pergunta, eu cumpri a minha comissão, como soldado, no sub-sector de Jumbembém, na zona de Farim, desde Janeiro de 1973 até Agosto de 1974.
Pertenci à 2.ª Ccaç do Bcaç 4512 (...)
                                                                                              ##



1 - Manuel Sousa, Sargento-Ajudante da GNR (Guarda Nacional Republicana) na situação de reforma, fez parte do 3º Pelotão da 2ª companhia do BCAÇ 4512 na Guiné, Jumbembém, região de Farim 1972/74,  também faz parte da "Tabanca Grande, mais de 500 ex. combatentes atabancados, que prestaram serviço na Guerra colonial na Guiné (Luís Graça & camaradas da Guiné)"  onde tem vários textos publicados, destacando este: "As nossas Madrinhas de Guerra: Avé-Maria do soldado"

2 -  "PRECE DE UM COMBATENTE - Nos Trilhos e Trincheiras da Guerra Colonial"
 É o livro que o ex. soldado, Manuel Luís Rodrigues Sousa está a ultimar enviando-me um excerto.

Sousa de Castro


(...) envio-te em anexo, em primeira mão, um pequeno excerto "A Árvore dos Tecelões", que integra também o livro.
Envio-te ainda uma das minhas fotografias para a abertura da mesma ficha (...)



1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada:
Já consultei o blogue .
A publicação está muito bem e apraz-me passar a fazer parte de mais um espaço de convívio entre camaradas de luta.
Entre as brumas da sua memória, ainda estão bem nítidas as histórias de guerra, e não só, em que se viram envolvidos na defesa da Pátria.
São esses momentos e essas vivências os laços inquebrantáveis que para sempre nos manterão unidos.
Obrigado companheiro e um abraço.
Manuel Sousa