Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

P250 - IN MEMORIAM - Mário Rodrigues Silva ‘Nascimento’ [1950-2014], ex-Soldado da CART 3494 (Xime-Mansambo, 1971/74) Ferido na ‘Ponta Coli’ em 01DEC1972; […] “sem abrigo” até finais de 2013, faleceu no Lar de Santo António, Figueira da Foz, em 08JUN2014 (Jorge Araújo)

MSG de Jorge Araújo com data de 12NOV2015 dando-nos conta de mais um camarada da CART 3494 que deixou esta vida terrena.

Caríssimo Sousa de Castro,
Os meus melhores cumprimentos.
No passado fim-de-semana estive na Figueira da Foz e em comunhão de interesses com o camarada António Bonito, tomámos a iniciativa de tentar localizar o Mário Rodrigues Nascimento, nosso camarada da CART 3494 ferido em combate em 01DEC1972 na Ponta Coli.
O resultado é aquele que consta do texto que anexo: faleceu em 08JUN2014.
Um abraço.
Jorge Araújo.



GUINÉ
Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974)
IN MEMORIAM
Mário Rodrigues Silva ‘Nascimento’ [1950-2014], ex-Soldado da CART 3494 (Xime-Mansambo, 1971/74)
Ferido na ‘Ponta Coli’ em 01DEC1972; […] “sem abrigo” até finais de 2013, faleceu no Lar de Santo António, Figueira da Foz, em 8JUN2014 
  
1. - INTRODUÇÃO 
Camaradas,

A notícia do falecimento do camarada Mário Rodrigues Silva ‘Nascimento’, ex-combatente da CART 3494 na Guiné [4.º GComb], mais cedo ou mais tarde haveria de chegar, na medida em que viver na rua, na condição indigna de “sem abrigo”, não augura nada de bom à saúde de ninguém, degradando as diferentes dimensões da natureza humana, quer seja física, psicológica e/ou social, agravada pelo histórico que lhe deu origem.
De facto esta notícia peca, ainda, por tardia, já que a morte do Mário Nascimento ocorreu há mais de dezassete meses na Figueira da Foz, onde nasceu em 05 de Abril de 1950.
E como a ela chegámos?

Na deslocação efectuada no passado fim-de-semana à Figueira da Foz, por compromissos familiares, encontrei-me com o nosso camarada António Bonito [ex-furriel do 2.º GComb - Enxalé],
Ex. Fur. Araújo e ex. Fur.Bonito
residente em Santana, uma localidade anexada à Freguesia de Ferreira-a-Nova, pertencente ao Município Figueirense.
De entre os vários assuntos abordados no nosso encontro, a situação do camarada Mário ‘Nascimento’ veio à nossa memória, uma vez que desde 12JAN2012 [P137] nada mais soubemos da sua existência.

No sábado, 07NOV2015, durante a caminhada que se seguiu após o meu almoço, encontrei um grupo de três indivíduos, aparentemente na mesma situação do ‘Nascimento’, perguntando-lhes se conheciam um ex-combatente na Guiné a viver na rua, na zona do Alto do Viso. A resposta foi positiva… Referiram que há já algum tempo, mais ou menos dois anos, que o deixaram de ver, e que ele era conhecido por “Sr. Mário”. Disseram-me que esta ausência de contacto poderia ter a ver com o seu internamento no Lar de Santo António, instituição da Misericórdia da Figueira da Foz.
Antes de seguir em direcção ao Lar, muito próximo do ex-quartel da Escola Prática de Serviços e Transportes [EPST] – C.I.C.A.2 – encerrado em Junho de 2006, pondo fim a cerca de cem anos de presença militar na cidade, sito nas Abadias, tomei a iniciativa de fazer uma abordagem telefónica exploratória, indagando sobre a possibilidade de aí o encontrar. Na sequência desse contacto de sábado seguido de outro na segunda-feira, por dificuldades de me responderem às questões formuladas no primeiro, fui informado pelos serviços administrativos do Lar, de que o Mário Rodrigues ‘Nascimento’ havia entrado para a Instituição no dia 18OUT2013 e falecido em 08JUN2014, domingo.
Estes dados foram igualmente confirmados pelo camarada António Bonito, em contacto pessoal ontem realizado na Figueira da Foz.
2. - HISTÓRICO SOBRE O MÁRIO ‘NASCIMENTO’

Porque não possuo qualquer foto que identifique o camarada Mário ‘Nascimento’, utilizarei outras imagens para enquadrar o texto.

O Mário Rodrigues ‘Nascimento’, na qualidade de militar pertencente ao 4.º GComb da CART 3494, foi um dos dois feridos graves contabilizados durante o combate travado com o grupo especial de «Bazookas» de Coluna da Costa e o bigrupo de Mamadu Turé e Pana Djata, na segunda emboscada montada pelo PAIGC, na Ponta Coli, em 01DEC1972 [P152] vai fazer quarenta e três anos. O outro ferido grave foi o Joaquim Moreira de Sousa [ex-soldado], de Amarante [P155].
Os ferimentos graves em ambos os militares acima referenciados resultaram dos efeitos provocados pelo acionamento de duas minas de sopro comandadas à distância pelos guerrilheiros emboscados na orla da mata a quarenta metros do local da segurança ao tráfego da estrada Xime/Bambadinca, vulgo “Ponta Coli”.


Foto 2 – Ponta Coli (Dec1972) – Trilho utilizado para ligar os postos de vigia onde foram colocadas e accionadas as minas de sopro que atingiram, com gravidade, os dois militares do 4.º GComb, da CART 3494.


Ambos foram evacuados no mesmo dia para o Hospital Militar 241, em Bissau, onde permaneceram algum tempo em tratamento. Seguiu-se, depois, a sua transferência para o Hospital Militar Principal, em Lisboa, também conhecido por Hospital Militar da Estrela. Desde esse momento deixámos de ter contacto com eles.


Foto 3 – Ponta Coli – Território onde ocorreram as duas emboscadas ao 4.º GComb, da CART 3494, e onde foram capturados dois guerrilheiros já cadáveres, em 01DEC1972.

 

Foto 4 – Ponta Coli – Posto de Comando durante a missão de segurança.

Entretanto, em 11JAN2012, um elemento da Direcção da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Delegação de Coimbra, ex-Furriel Soles Girão, contactou o camarada Espadinha Carda [ex-furriel do 3.º GComb, da CART 3494] pedindo esclarecimentos sobre o Mário Rodrigues Silva ‘Nascimento’, na justa medida em que ele vivia na rua e só sabia dizer que pertenceu à Companhia 3494, estivera no Xime, onde fora ferido e evacuado para Bissau.



Nesse mesmo dia, o camarada da Ponte Sor, Espadinha Carda, entra em contacto com o camarada Sousa de Castro, editor do Blogue da CART 3494, que de imediato dá o alerta através do Poste 137, de 12JAN2012.


O movimento de solidariedade para com o camarada Mário ‘Nascimento’ nascera a partir daquele momento. Vários foram os testemunhos deixados no post, nomeadamente do camarada João Pereira da Costa, ex-furriel da CCS do BART 2857 (Piche, 1968/70) que se prontificou a contactar com o seu camarada de Batalhão, o ex-furriel Soles Girão, reforçando o pedido de apoio.


Eu próprio contactei o camarada da ADFA procurando saber algo mais, na medida em que era necessário identificar o local mais ou menos próximo em que poderíamos encontrar o nosso camarada “sem-abrigo”. Foi-me dito que ele vagueia pelas ruas da Figueira da Foz e que a morada constante nos registos anteriores era a Rua do Viso, curiosamente a mesma rua onde os meus avós tinham uma moradia e que eu conhecia muito bem dos tempos em que lá passava as férias escolares de outrora.

De seguida contactei os Serviços Sociais da Autarquia Figueirense, apresentando a problemática, prometendo-me a Assistente Social, com quem falei, interessar pelo assunto.

Desde essa data nada mais soube acerca da evolução do processo do camarada Mário ‘Nascimento’, a não ser o que acima relato.

A informação de que falecera em 08JUN2014, domingo, deixou-me triste e revoltado, sentimentos certamente comungados por todos os restantes camaradas ex-combatentes da CART 3494.

Ficou sepultado no Cemitério Oriental da Figueira da Foz.


Foto 5 – Edifício do Lar de Santo António, da Misericórdia da Figueira da Foz, onde o camarada Mário Rodrigues Silva ‘Nascimento’ esteve abrigado durante os últimos oito meses da sua passagem terrena, e onde travou a última batalha da sua vida.

QUE DESCANSES EM PAZ.

Jorge Araújo,

12NOV2015.


2 comentários:

Anónimo disse...

Lamento muito.
Creio que deve ter andado, como tantos outros a mastigar o seu descontentamento e impotência pelas ruas da cidade, arrastando a sua miséria!
Ao menos terá passado os últimos tempos de vida sob um tecto e com comida a horas certas.

Um Ab,
António Costa

Anónimo disse...

CAMARADAS,

Faz hoje quarenta e três anos que o colectivo do 4º GCOMB viveu momentos de grandes emoções/tensões, travando uma nova batalha com os guerrilheiros do PAIGC no cenário da «Ponta Coli», a segunda, com elevado sucesso.

No âmbito desta efeméride, saúdo todos os seus elementos enviando-lhes um forte abraço e votos de boa saúde, extensivos naturalmente a todo o colectivo dos Fantasmas do Xime.

Felicidades.

Jorge Araújo.