Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

quarta-feira, 5 de julho de 2017

P322 - GUINÉ: (D)O OUTRO LADO DO COMBATE: PROPOSTAS DE REFORÇO DA COOPERAÇÃO DA GUINÉ-CONACRI AO PAIGC (14 DE SETEMBRO DE 1972) - (Jorge Araújo) PARTE II – NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA


GUINÉ

Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494

(Xime-Mansambo, 1972/1974)

GUINÉ: (D)O OUTRO LADO DO COMBATE

PROPOSTAS DE REFORÇO DA COOPERAÇÃO DA GUINÉ-CONACRI AO PAIGC ELABORADAS POR AMÍLCAR CABRAL

(14 DE SETEMBRO DE 1972)


PARTE II – NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA

1.   INTRODUÇÃO

Conforme dei conta na primeira narrativa relacionada com a divulgação das propostas em título [P319 – parte I], prometi dar continuidade a essa caminhada historiográfica pelas picadas do TO da Guiné que, no caso, implicaram atravessar as fronteiras do conflito colocando-me ‘do outro lado do combate’ diante de factos sociopolíticos levados à prática pelos seus principais personagens e responsáveis.

Deste modo, o principal protagonista continua a ser o secretário-geral do PAIGC, Amílcar Cabral (1924-1973), e a relevância do seu papel de líder emerge da leitura dos seus testemunhos escritos disponíveis na «Casa Comum», contributos essenciais para melhor se compreender as causas e efeitos dos elementos que as interligam, bem como os resultados obtidos ao longo desse processo.

Recorda-se que esse conjunto de propostas elaborado por Amílcar Cabral e enviado à consideração de Sekou Touré [1922-1984], em 14 de Setembro de 1972 [quatro meses antes do seu assassinato], têm como principal objectivo o reforço da cooperação entre o Partido Democrático da Guiné [PDG], então no poder, e o PAIGC na luta comum contra o regime português.

O documento escrito em francês está dividido em quatro pontos principais, corolário de uma apreciação dos maiores problemas e das principais necessidades da luta inventariados e justificados pelo secretário-geral, a saber:

I – Reforço da cooperação militar.

II – No domínio da segurança.

III – Reforço das forças da luta.

IV – No domínio financeiro.

Em função da extensão do documento e da importância histórica dos diferentes pontos abordados, todos eles com consequências político-militares particularmente na Frente Sul que haveriam de prolongar-se por mais dois anos até que as armas se calaram de ambos os lados depois do «25A’74», este trabalho foi dividido em partes, cada uma delas correspondendo aos temas indicados acima. No final de cada uma delas será apresentado o original dactilografado em língua francesa.

No que concerne à parte primeira – cooperação militar – o documento aborda o plano logístico, com destaque para o reforço em armas, munições e viaturas; a reparação e manutenção das estradas, pontes e acessos em direcção às fronteiras da frente sul e ao fornecimento de cem toneladas de arroz a custo mais acessível a ser pago pelo Partido.

 Citação:
(1963-1973), "Combatentes do PAIGC (FARP) transportando uma peça de artilharia anticarro e munições", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43091 (2017-6-28)

Citação:
(1963-1973), "População e combatentes do PAIGC junto a géneros alimentícios", CasaComum.org, Disponível HTTP:
http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43622 (2017-6-28)
Citação:
Desconhecido (s.d.), "Um carro de combate na frente.", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_10945 (2017-6-28)

Quanto ao reforço da acção armada, a proposta contempla o envio de militares do exército da Guiné-Conacri para a fronteira, incluindo o patrulhamento continuado, com recurso à utilização de armas pesadas, p.e. canhões de 130 mm. É proposta a instalação de um sistema de defesa antiaérea ao longo da fronteira, desde Sansalé até Foulamory, com patrulhamentos dessa zona a cargo da Força Aérea Guineense. É, ainda, pedida a criação e treino de unidades especiais de combate (carros de assalto, artilheiros, aviadores, sapadores) bem equipadas, para apoio selectivo à luta.
Citação:
(s.d.), "Guerrilheiros deslocando-se num carro blindado, Guiné-Bissau", Casa Comum.org, Disponível HTTP:http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_85108 (2017-6-28)


Propostas (continuação)

II – No domínio da segurança

1.    Recenseamento (censo), pelos nossos quadros, com a ajuda das autoridades guineenses, de todos os naturais do nosso país instalados (residentes) na República da Guiné Conacri. Distribuição de cartões de identificação especiais (modelo anexo - PAIGC) a esses indivíduos, nos próximos seis meses.


   2.    Após esse prazo
a)    Todo o indivíduo do nosso país instalado (residente) na República da Guiné Conacri e que não tenha em seu poder o cartão de identificação emitido pelo PAIGC ou de uma ordem de missão devidamente preenchida, será preso e informado o PAIGC para verificação da sua situação, em cooperação com os serviços de segurança guineense.
b)    Designação de um responsável do PAIGC para ajudar as autoridades guineenses no controlo dos indivíduos do nosso país, onde se encontrem em permanência, em cada Federação (ou Secção) [região administrativa].


3.    Ao nível das fronteiras

a)    Retirada da zona de fronteira de todos os naturais do nosso país conhecidos ou suspeitos de serem simpatizantes, colaboradores ou agentes dos colonialistas portugueses. Eles serão enviados para o interior da República da Guiné Conacri ou para as regiões libertadas do nosso país.

b)    Aumento da vigilância e repressão dos agentes dos colonialistas operando nas fronteiras, independentemente das suas responsabilidades ou origem.

c)    Aumento do trabalho político no seio das populações da República da Guiné Conacri das zonas fronteiriças, particularmente no que concerne às comunidades envolvidas na luta de libertação.

Original em francês (folha 2)
Fonte:

Instituição: Fundação Mário Soares

Pasta: 07200.177.003

Título: Propostas do PAIGC à consideração de Sekou Touré

Assunto: Propostas de Amílcar Cabral, Secretário-Geral do PAIGC, à consideração de Sekou Touré, no âmbito da cooperação entre o PDG e o PAIGC. Reforço da cooperação no domínio militar. Domínio da segurança. Reforço das forças vivas da luta. Domínio financeiro.

Data: Quinta, 14 de Setembro de 1972

Observações: Doc. Incluído no dossier intitulado Decisão de A. Cabral / Propostas a Sekou Touré 1972. Documento igual a 04603.004.

Fundo: DAC – Documentos Amílcar Cabral

Tipo Documental: Documentos

 (Continua)

Obrigado pela atenção.

Um forte abraço de amizade com votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

02JUL2017

Sem comentários: