Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 2 de julho de 2013

P183 (Convívios) 29JUN2013 - XIII convívio dos Combatentes do Ultramar de BARROSELAS – Viana do Castelo

Combatentes do Ultramar, Barroselas – Viana do Castelo


Manuel Costa Pereira
Do sr. Manuel da Costa Pereira, da comissão de Antigos Combatentes de Barroselas e correspondente de vários jornais nacionais e locais, enviou a notícia infra.





Assunto
XIII convívio dos combatentes de Barroselas
De
Para
Antonio Castro
Enviado
quinta-feira, 11 de Julho de 2013 17:32
 


1. Comissão de Antigos Combatentes
No passado dia 29 de Junho, a Comissão de Antigos Combatentes de Barroselas, levou a efeito o 13º Encontro dos naturais da Vila que passaram pela amarga experiência da guerra do Ultramar, que registou de cerca de meia centena de presenças de antigos militares. As cerimónias, seguindo o programa habitual, começaram com o hasteamento da Bandeira Nacional no mastro junto ao Monumento, seguindo-se na capela de S. Sebastião, a Missa, cuja concelebração foi presidida pelo Padre Manuel Costa Pereira*, ladeado pelos Padre Alípio Torres e Ernesto Faria, todos tenentes capelães naquela guerra e ainda os Padres José Domingos, pároco de Barroselas e Paulo Correia, diretor dos Missionários Passionistas, desta Vila.


Monumento aos Combatentes - Barroselas
Depois junto ao o monumento, seguiram-se os actos de homenagem, com a presença do Sargento-Chefe da Armada, Jorge Rodrigues Pádua, adjunto do Comandante do Porto de Mar de Viana do Castelo, com a colocação de uma coroa de flores na base daquela memória. Na ocasião, Rogério Pereira, em nome da Comissão, para além de saudar as entidades e os presentes, traçou ajustadas considerações sobre o significado daqueles actos, que têm mais significado para quem como ele esteve no teatro das operações.
Depois Vasco Lima, presidente da Junta, lembrou o trabalho da Comissão em preservar a memória dos barroselenses ali recordados. A terminar o ajunto do Comandante do Porto de Mar, antes de ler uma mensagem do seu superior, manifestou o seu regozijo por estar presente em actos tão significativos para o prestígio das Forças Armadas.
Os cânticos da Eucaristia foram entoados pelo Coral do Agrupamento dos Escuteiros de Barroselas e os toques de continência de homenagem aos mortos, foram executados pela Fanfarra do mesmo Agrupamento, tarefas de que se encarregam há doze anos.
Recorde-se que dos 220 naturais de Barroselas, que passaram pela guerra, três morreram em Angola e dos que regressaram já faleceram trinta e nove.
Costa Pereira
* Padre Manuel Martins da Costa Pereira, serviu o Estado Português na Guiné integrado no BART 3873  CCS - DEC71/ABR74 com o posto de Alf. Grad. Capelão NM 38584262

2. Poema de autoria do Barroselense João Ballester Ramos, ex. combatente na Guiné nos anos de 1967/69, integrado no BCAV 1915 - CCS, recitado no almoço/convívio por: SC.

- COMBATENTE DO ULTRAMAR -

João Ballester (autor do poema)

Soldado forte, destemido
Da tua Pátria partindo
Com rumo desconhecido,
Cheio de esperança, sorrindo
Caminhas-te de rosto erguido

Soldado firme, homem leal,
Cumpridor do teu dever,
Lutaste na guerra colonial
Mas antes quebrar que torcer
Na tua alma, de raça imortal

Soldado das amargas ilusões
Que sofreste no Ultramar
Vivias em tuas lamentações
Mas também sabias rezar
E suportar tuas aflições

Que no Ultramar lutando
Nunca mostraste vaidade
Quantas vezes, chorando
Da família com saudade
Só desejavas a felicidade

Soldado que sempre contigo
Tens no peito a Pátria mãe
De quem tu és um amigo
Amigo como talvez ninguém
Eu te saúdo e bem digo

És a virtude, a nobreza
Do sentimento profundo
És o trabalho, a riqueza
Foste o exemplo do mundo
És a pura alma, portuguesa

João Ballester


3. - Breve apontamento sobre o nosso amigo e poeta João Cândido Ballester Ramos.



Depois de consultar alguns documentos, nomeadamente “Combatentes do Ultramar ” editado pela comissão dos antigos combatentes do Ultramar de Barroselas em 2001, verifico que o historial ref, ao Ballester que de facto esteve na Guiné entre ABR67/MAR69, estão deturpados, porque fala em Infantaria e Caçadores e outras coisas que não se entendem, mas nos dados ref. ás Campanhas da Guiné, do nosso amigo e tertuliano José Martins, no "3º volume das Campanhas de África", chego à conclusão que o João Cândido Ballester Ramos, pertenceu à arma de Cavalaria (RC 3) Estremoz, onde foi mobilizado para exercer funções no BCAV  1915 - CCS.

SC

"Combatentes do Ultramar"


Algumas fotos do Convívio:







A. Castro e ex. Alf. Grad. Capelão - Manuel Martins da Costa Pereira
Dois homens do mesmo Batalhão (BART 3873) Guiné 1971/74

Sem comentários: