Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

P130: (2) (Luís Gonçalves Vaz) Troca dos útimos prisioneiros na Guiné em 1974, 35 do PAIGC, 7 militares Portugueses (Continuação)

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
foto: de Luís G. Vaz
"Troca dos últimos prisioneiros na Guiné "

1) (...)  Imediatamente após a troca, foi feita a identificação (soldados; António Teixeira, Jacinto Gomes, António da Siva Baptista, Manuel Pereira Vidal e os 1ºs cabos; Duarte Dias Fortunato, Virgílio da Silva Vilar e o 1º cabo Manuel Fernando Magalhães Vieira Coelho), tendo os prisioneiros e a comitiva regressado de avião a Bissau.  Ficaram instalados no Hospital  Militar de Bissau, e no dia seguinte, dia 15 de Setembro de 1974, seguiram por via área para Lisboa.


Aldeia Formosa 1973 (De: José da Mota Vieira BCAÇ 4513, 3ª Comp.
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/arkidigi/aldeiaformosa01.htm com a devida vénia.

      2)      Caro Editor:

Relativamente à "Troca de prisioneiros no teatro de operações da Guiné", gostaria ainda de adiantar, com base no "Relatório da 2ª Repartição do QG do CTIG (Comando Territorial Independente da Guiné), autenticado pelo Chefe da 2ª Rep., o Major de Infª. Tito José Barroso Capela, classificado na altura como um Dossiê SECRETO,a saber:
De acordo com o previsto no Acordo de Argel,tudo se preparou (da parte dos Portugueses), para que a operação da "troca dos prisioneiros" se efectuasse na data estipulada. Assim a 9 de Setembro, seguiram de Bissau para a Aldeia Formosa os 35 prisioneiros (guerrilheiros do PAIGC),que no dia anterior tinham vindo da Ilha das Galinhas, e a comitiva das nossas tropas que os acompanhavam. Esta era constituída por, a saber; 2ª Comandante do CTIG, Coronel Tir. CEM Santos Pinto; Director do Hospital Militar, Tenente-coronel médico Viegas; Chefe da 2ª Rep. do CTIG, major de Infª Tito Capela e o Comandante do COP5, capitão-tenente da Marinha Patrício; Major de Infª Hugo dos Santos; 1ª Tenente da Marinha Brandão capitão de Cav.Sousa Pinto; capitão de Cav. Ramalho Ortigão e dois soldados da Polícia Militar. Todos estes elementos foram transportados de Nord Atlas, comandado pelo capitão piloto-aviador Carvalho, que fez duas viagens entre Bissau - Formosa e que levou igualmente um representante do PAIGC, o comandante Lamine Sissé, e cerca de vinte jornalistas nacionais e estrangeiros que se propunham fazer a cobertura do acontecimento.

A permuta de prisioneiros não chegou a efectuar-se em 9 de Setembro de 1974,em virtude do PAIGC não ter apresentado os Prisioneiros das NT (nossas tropas), retidos em seu poder, nessa data. Como consequência, os elementos das NT e jornalistas (nacionais e estrangeiros) regressaram pelas 16h00 a BISSAU, tendo ficado em Aldeia Formosa o capitão-tenente Patrício com os 35 PG/PAIGC, que aí aguardaram até a chegada dos PG/Nossas tropas. Nesse sentido, o Encarregado do Governo da Guiné, telegrafou à Direcção do PAIGC manifestando a sua estranheza pela não apresentação dos Prisioneiros de guerra por parte do Partido. Em resposta, LUÍS CABRAL apresentaria desculpas esclarecendo que a demora tinha sido devida "ao mau estado das estradas", não tendo sido possível por isso transportar os prisioneiros como fora planeado.... CONTINUA……….


Luís Gonçalves Vaz
(filho do último Chefe e Estado-Maior do CTIG, Coronel Henrique Gonçalves Vaz)


Vd. post da série: (1)  http://cart3494guine.blogspot.com/2011/12/p-129-troca-dos-utimos-prisioneiros-na.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive presente nessa troca de prisioneiros e inclusivé fui eu quem interrogou o nosso camarada que estava dado como morto.
O meu nome é José Manuel da Silva Elias, Furriel miliciano 12516673 a prestar serviço na 2ª Rep. O major Capela era o meu responsável directo. Fui igualmente eu que conduzi os nossos homens ao hospital numa carrinha TP 14.

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro José Elias:

Foi com muito gosto que recebi no meu e-mail pessoal (luisbelvaz@gmail.com), este seu comentário, como autor destes artigos, baseados na "leitura cuidada" de um "Dossiê Secreto", autenticado pelo seu antigo comandante Sr. Major Tito Capela, peço-lhe que me envie um "pequeno artigo seu" sobre esses momentos histórico, de muita importância para todos aqueles que querem saber como foram estes "últimos momentos de despedida" neste território, a antiga Guiné Portuguesa. Agradecia que me en viasse fotografias, desses momentos, se as tiver e assim o entender, meu caro José Elias. Deve-se lembrar-se bem, do então Chefe do Estado-Maior do QG unificado, o coronel de cavalaria e do CEM, Henrique Gonçalves Vaz (meu falecido pai)? Aguardo uma resposta sua sobre um eventual artigo seu sobre esta troca de prisioneiros, já que o meu caro é uma "interveniente neste momento histórico", relativamente à descolonização portuguesa, na Guiné. Já que numa parte do artigo que enviei par a o Editor, eu refiro mesmo o seu nome (pois está lá no Dossiê Secreto que possuo), a saber; "Estiveram presentes nesse ato pelas nossas tropas, o Major de Infª Tito Capela (Chefe da 2ª Rep. Do QG), o Major de Artª Aragão, o Capitão-tenente Patrício, o capitão de Infª Manarte e o Furriel miliciano Elias (da 2ª Rep./QG/CTIG). Por parte do PAIGC, estiveram presentes os seguintes elementos; Manuel dos Santos (Sub. Secretário Informação/Turismo do G.B.), Carmen Pereira (Membro do Conselho de Estado/GB) e Iafai Camará (Comandante do Aquartelamento de Aldeia Formosa). Pode consultar em: http://cart3494guine.blogspot.pt/2011/12/p-129-troca-dos-utimos-prisioneiros-na.html

Aguardo notícias! Votos de Um Feliz Natal e um Ótimo Ano de 2013

Luís Gonçalves Vaz

((filho do Coronel Henrique Gonçalves Vaz /Chefe do Estado-Maior do CTIG 1973/74)

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Caro combatente Elias, no post. abaixo és referenciado na troca dos últimos prisioneiros:

http://cart3494guine.blogspot.pt/2011/12/p-129-troca-dos-utimos-prisioneiros-na.html

(...) Estiveram presentes nesse ato pelas nossas tropas, o Major de Infª Tito Capela (Chefe da 2ª Rep. Do QG), o Major de Artª Aragão, o Capitão-tenente Patrício, o capitão de Infª Manarte e o Furriel miliciano Elias (da 2ª Rep./QG/CTIG). Por parte do PAIGC, estiveram presentes os seguintes elementos; Manuel dos Santos (Sub. Secretário Informação/Turismo do G.B.), Carmen Pereira (Membro do Conselho de Estado/GB) e Iafai Camará (Comandante do Aquartelamento de Aldeia Formosa).(...)